Espaços de passagem

Ricardo Oswald Ricardo Oswald
Loading admin actions …

Muito se discute hoje em dia em relação ao que seria um espaço de passagem, principalmente quando se trata de espaços públicos. A rua, antes vista apenas como local de locomoção entre um lugar e outro, agora recebe um outro tipo de abordagem, que estaria mais relacionada ao grande ambiente comum que pertence à todos, e que, justamente por isso, deve ser ocupado, também para atividades, e não apenas para trânsito. 

Trazendo essa linha de raciocínio para dentro de nossas casas, também possuímos espaços que estão entre um cômodo e outro e que estão ali apenas para conectá-los. Mas será que esses corredores, halls e escadas também não merecem uma atenção especial, já que podem transformar significativamente a experiência de quem por ali transita? 

Adequar esses espaços para que eles possuam uma expressão própria e não passem despercebidos pode ser uma ótima possibilidade de contribuir para um acabamento exemplar de sua casa. Além das famosas paredes repletas de quadros com fotos de momentos em família, também podemos inovar, trazendo outros elementos para os espaços de transição. Confira abaixo algumas ideias e inspirações, e não deixe que os espaços conectores recebam pouca atenção no projeto de sua casa nova, ou na repaginação de sua casa já existente.

Listras

Triplex Moema: Corredores e halls de entrada  por STUDIO CAMILA VALENTINI

Adesivos de parede já estiveram mais em alta, mas o bom uso deles ainda pode causar um grande efeito na decoração de um espaço. Esse corredor utiliza listras simples na cor preta sobre uma parede branca, e a continuação delas pela ambiente seguinte gera uma espécie de conexão inteligente entre os cômodos! Uma criação da arquiteta Camila Valentini.

Seteiras

Ao invés de deixar um grande painel de vidro no corredor, o arquiteto responsável pela obra resolveu instalar Seteiras de concreto que, com a luz incidente, cria um efeito bem especial no corredor, dispensando o uso de muitos objetos e artigos decorativos. O projeto é da Nautilo Arquitetura & Gerenciamento, de São Paulo.

Colagem

Um hall de entrada pode ganhar um toque todo especial ao instalarmos elementos divertidos, garimpados em viagens ou lojas de decoração. O clima de praia fica evidente e cria um espaço divertido neste projeto das arquitetas Adriana Valle e Patricia Carvalho, que atendem em diversas partes do Brasil e do mundo.

Espera

Para ocupar um espaço de passagem e trazer mais interatividade à ele, a instalação de mesinhas e poltronas modernas pode ser um ótima opção. Além disso, um espelho é sempre bem vindo em qualquer tipo de espaço, e garante mais luminosidade e expansão. Quem assina essa criação é Élcio Biachini Projetos.

Espelho

Na onda dos espelhos, mais um exemplo de um espelho utilizado no hall de entrada de uma casa. Segundo o Feng Shui, espelhos refletem a energia negativa para fora do espaço, por isso a utilização deles nesse tipo de ambiente é sempre de grande valor! Raduan Arquitetura é um escritório de São Paulo que explora com propriedade os vários setores da arquitetura e design.

Estante

Casa Sambade: Corredores e halls de entrada  por spaceworkers®
spaceworkers®

Casa Sambade

spaceworkers®

Ao invés de ser simplesmente um corredor de passagem, esse espaço ganhou uma ampla estante, o que traz ganhos de armazenamento e decoração através da exibição de objetos interessantes. A parede de vidro também contribui para deixar o corredor ainda mais moderno.

Paredes

Paraty House: Corredores e halls de entrada  por Studio MK27
Studio MK27

Paraty House

Studio MK27

Ao modificar uma parede, modificamos um ambiente por completo. Pedras foram utilizadas na composição desse espaço de passagem, e as luzes instaladas no chão deixam todo o cômodo com um clima elegante.

Janelas

Esse corredor ganhou ares navais ao receber essa belas janelas redondas e um piso azulado, em contraste ao branco que predomina no espaço. Assim fica fácil de ser transportado para outros ambientes! Decorações temáticas podem ser cada vez mais tendência no universo da arquitetura! Mais um belo projeto do Studio MK27!

Gostou? Agora comece a transformar os espaços de passagem de sua casa e aproveite-os ainda mais!

Como você decorou os corredores de sua casa?
Casas modernas por Casas inHAUS

Precisa de ajuda para projetar a sua casa? Entre em contato!

Encontre inspiração para sua casa!