SOLICITAR ORÇAMENTO

Número incorreto. Por favor, corrija o código do país (+55 para o Brasil), código da cidade ou número de telefone.
Ao clicar em 'Enviar', confirmo que li os Política de privacidade e aceitei que a minha informação será processada para responder ao meu pedido.
Nota: Poderá anular seu consentimento enviando email privacy@homify.com com efeito futuro

Adegas de vinho em formato espiral

Tony Santos Arquitetura Tony Santos Arquitetura
Loading admin actions …

O vinho é tão especial que é o protagonista de um milagre, no qual a água foi transformada em vinho. Não à toa, esta bebida tem sido cultuada e apreciada durante mais de dois mil anos. No entanto, o prazer de saborear um bom vinho não depende apenas da escolha acertada da marca ou da safra, mas também da maneira como o vinho é armazenado. O local, chamado adega precisa possuir as condições de iluminação, posição, temperatura e umidade ideais. Esses são alguns dos elementos que devem ser considerados na hora de armazenar corretamente este produto milenar e irresistível.   

Para os amantes de vinho que têm pouco espaço em casa e desejam um ambiente apropriado para armazená-los, as adegas subterrâneas em forma espiral são uma solução altamente recomendável e eficiente. Por esta razão preparamos este artigo para auxiliá-lo a construir o ambiente perfeito para armazenar sua coleção de vinhos ou obras de arte em estado líquido.

Esquema de uma adega em espiral

Adega  por Van Dijk Maasland
Van Dijk Maasland

Helicave & Living

Van Dijk Maasland

Esta figura ilustra bem a estrutura de uma adega em espiral. Este formato de adega subterrânea favorece a otimização do espaço, pois a escada em espiral ocupa menos espaço e pode abrigar centenas de garrafas. Apesar da aparente simplicidade, a construção de uma adega subterrânea exige conhecimento técnico especializado, pois envolve problemas estruturais de compactação e estabilização do solo e sistemas de controle de ventilação e umidade do ambiente interno. Portanto, contrate sempre uma empresa ou profissional tecnicamente capacitado para executar a obra de uma adega e realize o sonho de guardar seus tesouros num ambiente e sob condições perfeitamente adequados.   

Conexão com a sala

Adega  por DEMARCHES
DEMARCHES

Cave Maxi-Ronde

DEMARCHES

A adega em formato espiral foi desenvolvida pelo francês Georges Harnois em 1977, devido à necessidade de locais apropriados para o armazenamento do vinho. Em 1976 uma onda de calor que arrasou com os vinhos dos colecionadores que não dispunham de locais adequados para guardá-los impulsionou Harnois a inventar esta solução. A adega em espiral pode ser construída embaixo da cozinha, da sala, da garagem ou de qualquer ambiente com uma escada em formato espiral para economizar espaço.

Conexão com a cozinha

Estas estruturas utilizam a terra para criar boas condições para o armazenamento do vinho, como a iluminação, temperatura, ventilação e umidade ideais. Como nota-se neste projeto, em que a adega conecta-se com a cozinha e sua porta mimetiza-se no piso de madeira, é fundamental manter o vinho protegido da luz, principalmente da luz solar direta e lâmpadas fluorescentes, para preservar suas qualidades sensíveis como aroma e sabor.

Ambiente claro

Adegas  por JMF
JMF
JMF

Além de evitar a entrada de raios ultravioletas, como neste projeto, com projeto de iluminação adequado, existem outros cuidados importantes. A temperatura do local de armazenamento deve ser tão constante quanto possível. Por isto, esta solução de adega subterrânea atende melhor a esta exigência. A temperatura ideal para armazenar uma coleção variada de vinhos é de 12 °C. O sistema de controle da temperatura ideal nestas adegas funciona com duas tubulações, por uma das quais o ar frio entra e empurra o ar quente, que de acordo com as leis da física sobe e sai por outra tubulação. 

Ambiente escuro

Adegas  por JMF
JMF
JMF

Embora estes espaços possuam espaços reduzidos e prevaleça o cuidado com as condições técnicas, como o controle da umidade por exemplo, é possível também investir na qualidade estética. Neste projeto as superfícies na cor preta conferem ao ambiente uma atmosfera emblemática e misteriosa e o projeto de iluminação destaca a forma circular do espaço e a definição entre chão e cobertura. Quanto à umidade, mantenha-a em torno de 70%. Este nível de umidade evita o ressecamento da rolha e minimiza a evaporação.

Quem resiste a um bom vinho?

Por fim, mas não menos importante, mantenha as garrafas de vinho sempre na posição horizontal, como a imagem ilustra, o que evitará o ressecamento das rolhas e a passagem de ar que acarreta na oxidação do vinho. E, mantenha as garrafas em constante repouso de tal forma que para pegar uma delas não seja necessário mover as outras. Até mesmo pequenas vibrações causadas por ruídos do tráfego podem prejudicar o processo de amadurecimento da bebida.

Hora de desfrutar

Como vimos, as adegas subterrâneas em formato espiral, quando bem executadas, podem fornecer as condições ideais para o armazenamento da bebida mais cultuada e apreciada pela humanidade. Se observados todos os itens que mencionamos, você terá à disposição sua garrafa de vinho em condições perfeitas para ser saboreada. Deleite-se com o aroma, a consistência e o sabor do vinho escolhido para a ocasião e aprecie este instante como um amante da arte contempla sua obra favorita.    

Para ler mais sobre projetos arquitetônicos, clique aqui

Onde e como você armazenas sua coleção de vinho?
Casas  por Casas inHAUS

Precisa de ajuda para projetar a sua casa? Entre em contato!

Encontre inspiração para sua casa!