Como utilizar madeira na casa inteira!

Patricia Smaniotto – homify Patricia Smaniotto – homify
Google+
Loading admin actions …

Poucos materiais são tão versáteis quanto a madeira. Além de ir bem com qualquer estilo, a madeira tem a característica de conferir aconchego e calor no ambiente, tornando-o convidativo e agradável. 

A madeira também cai bem nos mais variados espaços, da sala de estar ao banheiro, da cozinha à varanda, do quarto à sala de estar. Pode ser utilizada em portas, pisos, paredes, bancadas, camas, lareiras, cadeiras, mesas, bancos e muito mais. 

Se você quer uma casa mais aconchegante e acolhedora, lance mão sem medo da madeira. Não é difícil conseguir esse efeito: basta saber dosar na medida certa a presença desse material pela casa!

A seguir, apresentamos algumas formas de fazer bom uso da madeira na decoração da sua casa. Com certeza, ela já aparece bastante nos ambientes, mas você pode descobrir novas maneiras de usá-la e desfrutar das vantagens de tê-la em casa.

Escada de madeira

A escada é um elemento funcional que serve para permitir o acesso entre diferentes pisos dentro de uma casa ou apartamento. Ela pode se apresentar em diferentes formatos, dependendo do projeto que se estabelece para um determinado espaço. Pode ser larga ou estreita e dispor de corrimão de metal, vidro ou madeira, entre outras possibilidades. A escada de madeira transmite a sensação de atemporalidade e também de solidez e aconchego. Ela pode ter degraus maciços ou mais leves e estreitos e pode ser combinada com uma armação de ferro ou de alvenaria. Entre as madeiras mais utilizadas para confeccionar escadas internas estão o ipê, o carvalho, a peroba-rosa e a itaúba. O resultado é sempre elegante e sofisticado, valorizando o recinto onde a escada está instalada. 

Porta de entrada

Jaguariuna: Janelas   por PM Arquitetura
PM Arquitetura

Jaguariuna

PM Arquitetura

Para a entrada da casa, as portas de madeira mais recomendadas são as maciças, que são mais seguras e resistem mais às intempéries e a impactos. Também as portas sólidas podem ser utilizadas, desde que elas fiquem em entradas de apartamentos, pois são muito sensíveis ao sol e à chuva. Elas são, ao contrário das maciças, revestidas com acabamentos como mogno, imbuia e angelim, podendo apresentar ainda elementos decorativos como frisos, apliques e rebaixos. As portas de entrada podem ser inteiriças ou apresentar vidraças, podem ser em forma de arco ou retas, podem ter grades de ferro trabalhado, como na imagem do projeto da PM Arquitetura: tudo vai depender do estilo que se quer imprimir ou, ainda, do nível de segurança que se quer alcançar.   

Piso de madeira

Hoje em dia, existem várias opções de piso de madeira. Entre as tradicionais, o destaque vai para o assoalho, para os tacos e para o parquet. O assoalho é formado por tábuas de madeira maciça e natural, sendo as madeiras mais comuns o ipê, o jatobá, a peroba, o carvalho, o cumaru, a maçaranduba e a sucupira. Os tacos, atemporais e duradouros,  são pequenos pedaços de madeira colados lado a lado que precisam de lixamento e de verniz. Já o parquet, de origem vitoriana, é composto por pequenos aglomerados de madeira que formam um desenho geométrico. Mais modernos, os pisos laminados e os carpetes de madeira são muito procurados. Os primeiros são de fácil colocação e resistentes a riscos, enquanto os segundos são mais baratos, mas mais sensíveis a riscos. 

Cama de madeira

Se a opção for por um estilo tradicional ou rústico, a cama de madeira é a melhor escolha. Um modo de fazer a madeira se destacar no ambiente é ter uma bela cabeceira nesse material, que torna o ambiente muito acolhedor e caloroso. A presença de mesas de cabeceira em madeira ajuda a reforçar a beleza desse material. Só tome cuidado para não escolher uma cama ou uma cabeceira grandes demais para as dimensões do quarto. Você também pode optar por estrados de madeira, que permitem que o ar circule sob a cama e arejem o colchão. Outra possibilidade é ter uma cama com gavetões, os quais podem ser muito úteis para guardar cobertas e roupas de cama. 

Lareira a lenha

Realmente charmosa, a tradicional lareira a lenha aquece todo o ambiente e deixa tudo mais aconchegante. Ela fica melhor em lugares espaçosos, pois necessita de uma coifa e de um duto de exaustão para impedir que a fumaça e a fuligem se espalhem. Dependendo do estilo da sala onde ela está localizada, a lareira a lenha pode ser de alvenaria, pedra, granito ou metal. As lareiras de alvenaria muitas vezes contam com bancadas inferiores ou superiores em madeira, que podem ser envernizadas ou rústicas. O efeito é encantador e torna o ambiente vivo. A lareira a lenha precisa ainda de um kit de limpeza, de um porta-lenha e de uma grade de proteção, essencial para a segurança da família, especialmente das crianças e animais.

Bancada da cozinha

A cozinha é uma área onde a madeira pode reinar por toda a parte, provocando a sensação de aconchego que combina muito bem com o lugar onde se prepara e se faz as refeições. A madeira pode ser utilizada no gabinete da pia e nas bancadas de apoio, assim como nas ilhas centrais com cooktop, como na imagem acima. Os armários superiores, assim como os inferiores, ganham graça e vida com o uso de madeira nas suas estruturas e portas. A cozinha pode contar ainda com um teto de madeira ou vigas no mesmo material para apresentar um ar mais rústico, que é um estilo muito acolhedor. Lembre-se de combinar toda essa madeira com panelas e utensílios de cobre, que aumentam ainda mais o clima aconchegante. 

Varanda

Outra área da casa que sai ganhando com o uso de madeira é a varanda ou o jardim de inverno. Com vigas reforçadas nesse material, a varanda pode se tornar um lugar muito agradável onde se pendurar uma rede, dispor de uma mesa para jogos e refeições ou ainda ter uma pequena sala de estar para desfrutar os dias bonitos e ensolarados. Mas é preciso se lembrar que a varanda deve ser construída em madeira maciça, para que não sofra com as intempéries, como as chuvas ou a exposição prolongada ao sol. Se for um jardim de inverno, a orientação é a mesma: madeira maciça nas estruturas. Para outras dicas sobre decorar com madeira, leia este artigo.

Qual é a sua dica para decorar com madeira?
Casas modernas por Casas inHAUS

Precisa de ajuda para projetar a sua casa? Entre em contato!

Encontre inspiração para sua casa!