6 maneiras de arejar a sua casa!

Rafaela Maia Rafaela Maia
Google+
Loading admin actions …

Arejar a nossa casa é uma ação importantíssima na manutenção da qualidade do ar interior. Manter os espaços limpos, organizados e bem arejados é de grande importância para a nossa saúde, além de tornar esse ambiente mais aconchegante e acolhedor.

Por isso é importante que mantenhamos a nossa casa bastante arejada, de forma que o vento possa circular por todo o local, mantendo os ambientes mais fresco e arejado, pois dessa forma poderemos ficar nesses ambientes sem maiores problemas. Para que um ambiente seja arejado é importante que o vento possa circular de maneira livre, para que assim ele entre em todos os cômodos e garanta que os ambientes se manterão frescos e arejados. Fazer uso do vento é uma forma natural de manter a casa arejada, e por isso acaba sendo uma forma sustentável de procurar manter os ambientes arejados, por isso tenha cuidado para que o local não fique repleto de móveis e outras coisas que impeçam o vento de circular, e acabem também deixando o ambiente extremamente carregado, pois os ambientes ficam pesados e quentes.

Arejar a casa, abrir as janelas todo dia é essencial pra trocar o ar, entrar luz e o sol, ventilar. A solução para ventilação em casa é promover abertura de portas, janelas ou outros métodos para entrada, saída e circulação de ar, como estruturas no teto ou até mesmo manter uma varanda ou pátio com ar sempre fresco circulando ao redor. 

Neste artigo, você verá 6 maneiras para trazer a ventilação adequada para o seu ambiente!

Em contato com o natural

MORAR MAIS POR MENOS - VARANDA : Terraços  por Bender Arquitetura
Bender Arquitetura

MORAR MAIS POR MENOS – VARANDA

Bender Arquitetura

Garantir a qualidade e o conforto de uma casa significa também pensar na climatização dos ambientes. E para tornar esse ambiente mais natural e sustentável, vale abusar da ventilação natural. Ela não apenas ajuda a regular a temperatura interna como ainda melhora a qualidade do ar, reduz a presença de gases tóxicos e diminui os riscos de alergias e problemas respiratórios. Para ter uma varanda bem ventilada, invista em plantas e estruturas de madeiras e vidro que garantem a entrada de luz e sol e com o máximo de espaço para o ar entrar, se tornando um ambiente relaxante e perfeito para respirar ar puro e desfrutar durante o dia ou a noite. Esta linda varanda é um projeto de Bender Arquitetura.

Deixe as janelas abertas

Para arejar um ambiente, procure dispor do máximo de aberturas possíveis. Como janelas e portas amplas, devem estar por toda a casa. As janelas que possuem dupla abertura, permitem uma ventilação total do cômodo. Este ambiente projetado por Mathew Heywood Limited, possui janelas em vidro desenvolvidas em em grandes dimensões, e que acompanham toda extensão do cômodo principal da casa, trazendo ao ambiente a pura definição de um lugar fresco e arejado. 

A um passo do paraíso

PROJETO CASA DA REPRESA: Terraços  por Ambienta Arquitetura
Ambienta Arquitetura

PROJETO CASA DA REPRESA

Ambienta Arquitetura

Aproveitar o lado de fora da sua casa é uma delícia em qualquer época do ano por isso é importante arrumar seu jardim e decorar seu pátio, para uma deliciosa sensação de aconchego. Pátios e estruturas externas para casa como decks em madeira sem estrutura laterais ou pilares, são uma excelente alternativa para garantir a circulação de ar na casa. 

Circulação de ar

Ambientes com estruturas mais altas garantem que a entrada  e circulação do ar circule livremente dentro da casa. Entre diversas alternativas, vale apostar em claraboias e janelas grandes, isso aliado ao pé direito alto que ajudará bastante. Este projeto desenvolvido por Pinheiro Martinez Arquitetura, mostra que o ambiente com pé direito mais alto, pode ser aconchegante e bem arejado.

Caminhos de vento

Uma casa com boa ventilação é a chave para garantir conforto e salubridade aos moradores. O ideal é que o projeto considere a direção do vento em relação ao local de implantação, na hora de distribuir e dimensionar janelas e portas. Uma medida eficaz é construir caminhos de ventilação no teto da casa, como esta casa de praia assinado pelos gaúchos Tweedie + Pasquali, a abertura no teto, proporciona a ventilação cruzada. Garantindo conforto e bem-estar para dias mais quentes. 

Estruturas especiais

Casa da Floresta: Terraços  por Ferraro Habitat
Ferraro Habitat

Casa da Floresta

Ferraro Habitat

Estruturas especiais como o teto translúcido desta varanda, mantém a sensação de leveza e integra a parte exterior com o ambiente interno da casa, valorizando a iluminação da casa, arejando o ambiente e ajudando na circulação do ar. 

Gostou das dicas para deixar a sua casa mais arejada?
Casas modernas por Casas inHAUS

Precisa de ajuda para projetar a sua casa? Entre em contato!

Encontre inspiração para sua casa!