Uma casa sustentável na natureza

Tony Santos Arquitetura Tony Santos Arquitetura
Loading admin actions …

A vida no interior pode ter perdido um pouco da sua atratividade, diante de tantas oportunidades e opções de entretenimento concentradas nas cidades, mas o charme da vida interiorana jamais se perdeu. A vida no interior, mais do que em épocas passadas, reserva ainda muitos atrativos, como a proximidade com a natureza, uma atmosfera mais tranquila e serena, além de mais contatos com vizinhos e maior qualidade de vida. 

A homify apresenta hoje um projeto residencial incrível, localizado em Monmouthshire, na região sudeste do País de Gales, de autoria do estúdio Hall + Bednarczyk Architects, que evidencia o charme e a atração inesgotáveis da vida no interior. A residência Nook, como é chamada, foi construída em uma vale isolado para substituir um bangalô construído na década de 1960. Apesar do aspecto rústico das paredes revestidas de ardósia, a casa combina materiais naturais com materiais modernos, como a estrutura de aço e os painéis de vidro, resultando em uma cabana rústica e sofisticada. 

Curioso para conhecer com mais detalhes esta casa mais do que perfeita? Confira a seguir mais imagens e deste projeto espetacular que valoriza a integração com a natureza e a atmosfera campestre e charmosa que só desfrutamos quando respiramos o ar do interior.

Fachada principal

A Casa Nook é na verdade um projeto residencial contemporâneo, que substitui um antigo bangalô que existia no local. No entanto, devido à paisagem natural deslumbrante do seu entorno, o Vale do Wye, o projeto buscou não apenas a integração com a paisagem natural, mas também com as construções tradicionais do local. Por esta razão, o projeto optou pelo pela volumetria simples, definida pela inclinação do telhado de duas águas, e pelo uso de materiais naturais, como a pedra ardósia e a madeira. Um dos destaques da fachada principal é a torre da chaminé, revestida de pedras, que reforça o caráter rústico da edificação. 

Fachada posterior

Assim como na fachada frontal, na fachada posterior também podemos notar as peças da estrutura de aço, que compõem a estrutura mista da edificação. Além das vigas e colunas metálicas, na cor preta, painéis de vidro e painéis de madeira, combinados com as paredes revestidas de ardósia, também formam a aparência contemporânea e rústica da residência. Devido à sua localização privilegiada e isolada, a casa emprega generosos planos transparentes que proporcionam iluminação natural abundante e vistas deslumbrantes para a paisagem natural, sem prejuízo para a privacidade dos moradores.

Living room

No interior a natureza é presença constante e marcante, seja na forma rela, através do uso de materiais naturais, como a madeira que reveste o piso, seja na vista para a paisagem que invade os ambientes sociais ou seja na forma abstrata da tela que ornamenta a sala de estar. As paredes brancas do interior realçam a presença do mobiliário de design contemporâneo e de cores vibrantes e também a vista da paisagem circundante.

Divã e lareira: perto do fogo

A transparência dos ambientes sociais, protegidos pela vegetação do vale circundante, proporciona uma integração profunda com a paisagem natura, criando a sensação de se estar em meio à natureza, mas com total proteção e conforto. A lareira a lenha, de estilo moderno, realça a sensação de calor e aconchego do ambiente, enquanto a chaminé imponente, revestida de ardósia, marca o caráter vernacular e o estilo rústico da residência.

Sala de jantar

A sala de estar é integrada à cozinha e o seu pé-direito duplo e a integração visual com o espaço externo, através dos amplos painéis de vidro temperado, garantem ao ambiente uma atmosfera moderna e sofisticada. Além da mesa de jantar ampla feita estrutura metálica e tampo de vidro pintado, cadeiras Ant, ornamentam e dão um toque de modernidade ao ambiente. A cadeira Ant, ou cadeira formiga, foi criada pelo designer Arne Jacbosen em 1952. Suas formas curvas e leveza a tornaram um ícone do design internacional, trazendo elegância e funcionalidade a qualquer ambiente. Ao fundo, um nicho com parede lilás serve de zona de estar e dá mais aconchego ao ambiente.

Cozinha

A cozinha é moderna, ampla e funcional, com destaque para os armários planejados feitos de madeira, com acabamento natural. A bancada em forma de ilha, revestida de ardósia, agrega funcionalidade e sofisticação ao ambiente. Obviamente, a luz natural e as vistas para a paisagem deixam a cozinha ainda mais agradável e aconchegante.   

Mais informações sobre projetos de cozinha, você encontra aqui

Quarto de casal

A Casa Nook conta com quatro dormitórios, todos situados no pavimento superior. A decoração dos dormitórios prioriza a simplicidade e as qualidades naturais dos revestimentos. No quarto principal os destaques são a espacialidade definida pela cobertura de duas águas, o piso de madeira, que traz aconchego, e a cama de madeira com dossel, que dá um toque de romantismo ao ambiente. 

Para obter mais informações sobre decoração de quartos de casal apaixonantes, leia este artigo.

Banho da suíte

O banho da suíte se destaca pelo refinamento do acabamento em pedra ardósia e pelo estilo elegante e sofisticado da banheira free-standing que também serve de ornamentação do ambiente. Sua forma escultural e esbelta realça a delicadeza e sofisticação do ambiente, que conta ainda com um espelho amplo, uma cuba discreta e luz natural abundante.

Paisagem externa

A vista lateral da residência revela apenas seu aspecto rústico, enquanto a vista frontal e posterior revelam seu verdadeiro aspecto, uma combinação de volumetria simples e de materiais naturais e modernos, que resultam em um edifício contemporâneo com um tempero rústico encantador. O entorno da residência dominado pela paisagem natural deslumbrante da região e seus ambientes funcionais, acolhedores e cheios de luz natural fazem da Casa Nook um abrigo mais do que perfeito para qualquer pessoas, mesmo para quem ainda não sucumbiu ao charme e encantos do interior.

As belas imagens que vocês apreciaram são de autoria de Simon Maxwell.

Você gostaria de morar nesta casinha simples e charmosa situada no interior?
Casas modernas por Casas inHAUS

Precisa de ajuda para projetar a sua casa? Entre em contato!

Encontre inspiração para sua casa!