Como fazer o banheiro parecer maior

Patricia Smaniotto – homify Patricia Smaniotto – homify
Google+
Loading admin actions …

Muitas vezes, não sabemos como decorar o banheiro porque ele é pequeno demais e nada parece caber nesse espaço. No entanto, existem dicas de decoração que otimizam o espaço do banheiro e permitem fazer dele um lugar bonito e agradável. 

O segredo é tirar partido da luz natural e artificial, dos espelhos, dos revestimentos e das louças utilizadas no ambiente. As cores das paredes também são muito importantes e fazem toda a diferença no resultado final. Sabendo usá-las de maneira adequada, ganha-se a ilusão de maior amplitude neste cômodo tantas vezes reduzido.

Descubra agora o que fazer para dar a impressão de que seu banheiro é maior do que ele realmente é. Siga as nossas dicas e aprenda como tornar o seu banheiro ainda mais convidativo e aconchegante. Afinal, ele faz parte dos nossos rituais diários de higiene e merece ser um lugar onde se vivencia prazer e bem-estar.

Cores das paredes

Banheiros modernos por The Bazeley Partnership
The Bazeley Partnership

Sundown, Widemouth Bay, Cornwall

The Bazeley Partnership

Os banheiros pequenos devem apresentar cores neutras, como bege ou branco, que aumentam a sensação de amplitude. Pinte o teto em um tom mais claro do que o das paredes para criar uma ilusão de ótica que amplia o banheiro. Todas as molduras devem ser pintadas de branco – e considere a instalação de uma moldura de gesso no alto do banheiro, pois também pode ajudar a fazer o ambiente mais alto e maior. Agora, se se decidir por cores, escolha os tons pastéis ou então cores vibrantes em pequenos focos. O ideal é que as cores apareçam em pequenas doses, como faixas de pastilhas no meio da parede, no rodapé ou no teto. No entanto, é possível pintar a parede que dá de frente da porta com uma cor escura, desde que as demais estejam pintadas em cores neutras e a iluminação seja reforçada. O efeito é de fundo infinito, o que pode ser interessante em um banheiro moderno.  Se for aplicar papel de parede, prefira aqueles com padrões bem discretos. Já as louças – em modelos menores – devem acompanhar as cores neutras de modo que haja uma harmonia no conjunto do banheiro. E o box deve ser transparente e sem detalhes desenhados, de modo a que proporcione leveza ao ambiente. Lembre-se de que nichos na área do box pode ajudar a organizar shampoos e outros produtos de higiene.

Pisos

Banheiros modernos por Gama Ceramica y Baño
Gama Ceramica y Baño

PATCHWORK TONOS AZULES

Gama Ceramica y Baño

O piso do banheiro deve seguir a paleta de cores principal. Os tons neutros são os mais indicados, pois ampliam o espaço e dão sensação de limpeza. Mas nada impede que se utilize azulejos decorados. Escolha o mesmo padrão para o piso e para a zona do box, de modo que haja uma continuidade do revestimento, que também dá a impressão de amplitude.  Dê preferência para azulejos decorados com padrões de tamanho médio, pois os de padrão pequeno tornam o ambiente ainda menor. Só para lembrar: se o banheiro é mesmo pequeno, não o atravanque com móveis desnecessários como cadeiras. Lembre-se apenas dos suportes para toalhas e dos cestos de papel, que são necessários de fato. Também evite tapetes, que tiram a visibilidade do chão. 

Espelhos

Espelhos são o grande aliado dos banheiros pequenos, pois dão a sensação de profundidade. Quanto maior o espelho, maior essa sensação. Assim, opte por espelhos que cubram toda a parede sobre a bancada da pia. Uma alternativa inteligente, porque aproveita bem o espaço, é instalar espelhos como portas de armários sobre a bancada da pia. Desse jeito, vai haver bastante espaço para guardar produtos de higiene e beleza. Também um espelho atrás da porta de entrada do banheiro pode ajudar a ampliar o espaço. Falando em portas, pense na possibilidade de usar portas de correr ou de fole. 

Luz natural

Dormitório : Banheiros modernos por Infinity Spaces
Infinity Spaces

Dormitório

Infinity Spaces

O melhor é que o banheiro conte com uma fonte de luz natural. Assim, quanto maior a janela, mais entrada de luz haverá no espaço, dispensando o uso de luzes artificiais durante o dia, pelo menos. Caso seja possível, coloque cortinas claras e suaves que filtrem a luz do sol e deixem o banheiro agradável e seco, já que a luz natural ajuda a combater a umidade desse espaço. Mas o ideal mesmo é não ter cortinas e, se possível, dispor de uma claraboia. O exemplo de janela desta imagem é da Infinity Spaces.

Iluminação

Fora a iluminação natural, o banheiro deve contar com iluminação artificial. É muito importante que ele tenha iluminação indireta e uniforme, que não lance sombras nos rostos das pessoas quando estão junto ao espelho. Focos mais diretos podem iluminar o espelho. Prefira as lâmpadas fluorescentes, que têm luz clara e natural, além de serem mais econômicas. Mas a iluminação artificial pode ser muito bem utilizada em nichos e prateleiras, criando efeitos de luz que deixam o banheiro mais aconchegante e convidativo. Falando em nichos e prateleiras, esses móveis são fundamentais para organizar produtos de beleza, higiene e limpeza, assim como toalhas de rosto e de banho. Lance mão deles sem exagero e tenha um banheiro organizado. Também considere prateleiras e bancadas em vidro, que deixam o ambiente mais leve, já que são quase invisíveis.

Pias menores

Banheiros mediterrâneos por guedes cruz arquitectos
guedes cruz arquitectos

Instalações sanitarias comuns – Edifício Central

guedes cruz arquitectos

A bancada de um banheiro pequeno não precisa ser grande. Aposte naqueles com cubas pequenas ou apenas uma cuba. Já o gabinete da pia, se houver espaço, é um item que vale a pena ter, pois permite guardar toalhas de rosto e de banho, papel higiênico e os mais variados produtos de beleza, higiene e limpeza. Prefira os móveis menores com portas e nichos. Dê preferência para bancadas e louças arredondadas, pois isso ajuda a dar ilusão de mais espaço. Outro truque que funciona é que o gabinete seja em um tom escuro, que ajuda a dar profundidade. Para outras dicas sobre banheiros pequenos, leia este artigo.

Qual é a sua dica para fazer o banheiro parecer maior? 
Casas modernas por Casas inHAUS

Precisa de ajuda para projetar a sua casa? Entre em contato!

Encontre inspiração para sua casa!