12 ideias do uso de pedras para o jardim

Tony Santos Arquitetura Tony Santos Arquitetura
Loading admin actions …

Quase todo mundo que mora em casa sonha com um belo jardim florido e impecavelmente bem cuidado. Aliás, uma das vantagens de viver em uma residência é dispor de quintal e áreas ao livre para o cultivo do tão sonhado jardim residencial, que além de agregar beleza e charme a residência, proporciona o contato prazeroso com a natureza.

Como no Brasil a legislação exige um espaço obrigatório de cinco metros entre a construção e a divisa entre o lote e a calçada, na maior parte das vezes o jardim desempenha o papel de cartão de visitas. Aliás, com a tendência de os condomínios fechados, onde na maior parte das vezes se exige a inexistência de muro frontal, o jardim se torna um espaço chave do projeto, sendo responsável por dar ao visitante e aos observadores a primeira impressão do nosso lar. Claro, ninguém quer transmitir uma imagem desagradável ou incompatível com a sua personalidade. Por isto o cuidado com o jardim é indispensável. 

Neste artigo apresentamos doze exemplos incríveis de jardins residenciais que utilizam pedras para incrementar a decoração do ambiente e proporcionar sensações surpreendentes e únicas. Confira e descubra como utilizar pedras para o jardim da sua casa.

Pedras para o fundo do lago

Já mencionamos as vantajes de se combinar pedras e grama ou vegetação. Mas esta não é a única combinação possível. Outro elemento que agrega bastante charme e sofisticaçãoao jardim é a água, seja em forma de lagos, espelhos d'água ou fontes. Neste jardim, as pedras ornamentam o fundo do lago, que conta ainda com um chafariz, e o canteiro do lado oposto ao chafariz, complementando a decoração incrementando as texturas do jardim, que ladeia a escada que dá acesso à residencia. Este projeto evidencia a versatilidade e a exuberância do uso de pedras para o jardim.   

Pavimento do jardim

Casa Cor Brasília 2014: Espaços comerciais  por CP Paisagismo
CP Paisagismo

Casa Cor Brasília 2014

CP Paisagismo

Neste projeto de jardim, de autoria do estúdio CP Paisagismo e elaborado para a Casa Cor Brasília 2014, empregou-se diversos materiais naturais, como madeira, água e pedras, para criar uma atmosfera mais natural e rica em texturas e cores. As pedras naturais do piso do jardim, de grande porte e em formatos irregulares criam um mosaico exuberante e permeável, permitindo que a água infiltre no solo.

Pedrinhas brancas

Espaços gastronômicos  por bandesign
bandesign

Mirrors

bandesign

Os japoneses possuem uma capacidade de síntese descomunal. A exepressão máxima deste poder de síntese é o jardim zen, que representa de forma abstrata a essência da natureza e do universo e sua função é servir de espaço de meditação e contemplação. Nos seus elementos mínimos é possível reconhecermos o sentido da vida, cuja compreensão nos traz a paz de espírito. No jardim japonês as pedras são indispensáveis, tanto pelas suas qualidades estéticas, como pelo seu simbolismo. Neste exemplo, as pedrinhas brancas servem também para realçar a presença da árvore do jardim, além de colorirem um pouco mais a paisagem.      

Mais informações sobre jardim zen japonês, você encontra aqui.

Combinação entre grama e pedras

A grande vantagem da adoção de um jardim seco com piso predominantemente revestido de pedras é a facilidade de manutenção. Um jardim de pedras exige menos cuidados com irrigação, corte e controle de pragas do que um jardim convencional coberto de grama. Porém, nada impede a combinação das suas soluções. Neste projeto, as pedras formam uma espécie de lago abstrato, enquanto as floreiras com gramas representam ilhas. A combinação de pedras com vegetação cria contrastes exuberantes de cores e texturas, tornando o jardim mais convidativo e atraente.

Pedras vulcânicas

Quando pensamos em um jardim residencial, imagens como árvores, plantas com flores coloridas, vasos e muitos outros objetos invadem nossos pensamentos. Realmente, no Brasil estamos acostumados a conviver com jardins caracterizados pela abundancia de verde e de espécies de plantas. No entanto, o jardim é um ambiente como qualquer outro, embora a céu aberto, merecendo também certos cuidados com sua ornamentação.Neste projeto, pedras vulcânicas revestem as paredes e o piso do pátio interno, que conta com vários vasos de plantas, de pequeno e médio porte, e espécies variadas como bambus. Um espelho com moldura de madeira e floreiras com pedrinhas de seixos complementam a decoração do ambiente, dando personalidade e sofisticação ao jardim.      

Jardim seco

Paraty House: Cozinhas modernas por Studio MK27
Studio MK27

Paraty House

Studio MK27

Neste projeto, pedrinhas, uma jabuticabeira e a luz natural compõem a estética do jardim seco. Este tipo de jardim é caracterizado pela ausência de grama e abundancia de pedras e arbustos ou árvores de pequeno porte. Além da praticidade, um jardim pavimentado com pedrinhas proporciona uma sensação prazerosa durante o caminhar, já que os pés afundam no terreno e mudam o aspecto do terreno a cada caminhada, proporcionando maior relaxamento e interatividade. Esta solução é também recomendada quando o jardim residencial destina-se a ser um espaço mais contemplativo, pois as pedrinhas possibilitam uma caminhar mais lento.

Pedras robustas

A forma mais comum do uso de pedras para o jardim é pavimentar o chão com pedrinhas. Porém, como já mencionado, há inúmeras maneiras de empregar pedras para incrementar a ornamentação do jardim e as sensações que ele provoca. Neste projeto, além das árvores e do deck de madeira, as pedras de porte robusto e formato irregular incrementam as texturas e a ornamentação do jardim, criando canteiros rochosos, que remetem ao estado bruto da terra, resultado da composição de diversas rochas.

  

Ilha de pedra

Neste jardim conceitual, as pedras desempenham um protagonismo evidente e, combinadas com a vegetação de folhagem exuberante e com o pequeno lago sinuoso, criam um ambiente rústico e edílico, que realça as características mais admiráveis na natureza, como a mutabilidade, instabilidade e complexidade.

Pedrinhas para o jardim de inverno

Neste projeto, seixos na cor bege preenchem o canteiro do jardim interno, que marca o acesso ao lavabo.
Além das pedrinhas, que dialogam com a madeira teca da porta e do painel, vasos cerâmicos, na cor azul, trazem a natureza e vivacidade ao ambiente.

Seixos brancos para a área do banho

Neste projeto, o banho do casal foi projetado para propiciar o máximo de conforto e requinte. O destaque do ambiente é a banheira free standing que repousa sobre um jardim de inverno banhado pela luz natural, que adentra o espaço através da cobertura envidraçada, e revestido de pedrinhas brancas. Soluções inusitadas como esta, tornam a experiencia do banho um momento único e prazeroso, propiciando aos moradores a sensação de liberdade e de total comunhão com a natureza.

Jardim de inverno japonês

Corredores e halls de entrada  por UID
UID

Pit house

UID
UID
UID

Neste projeto marcado pela forma orgânica do espaço interno e pelas intersecções espaciais, o jardim de inverno, composto de pedrinhas e árvores de pequeno porte, representa a extensão e a continuidade do ambiente externo, que além de integrar e dar identidade aos ambientes, cria um contraste luminoso com as superfícies de madeira e tornam o espaço mais convidativo.

Para obter mais informações sobre projetos de jardins de inverno, basta acessar nossa seção especial dedicada a este ambiente, clicando aqui.

Pedras geometrizadas

As pedras podem ser utilizadas como elementos construtivos e definidores do espaço. Neste projeto, enormes pedras esculpidas em forma retangular definem as zonas de estar do jardim, de onde se contempla a natureza e seu entorno, servindo também como mobiliário. Neste jardim, as pedras foram situadas próximos a áreas sombreadas pelas árvores para servirem como poltronas ao ar livre, estimulando o convívio com a natureza e a contemplação do jardim.

   

Qual destas pedras você utilizaria para incrementar o seu jardim?
Casas modernas por Casas inHAUS

Precisa de ajuda para projetar a sua casa? Entre em contato!

Encontre inspiração para sua casa!