Cozinhas  por CARL TRENFIELD ARCHITECTS

7 ideias fofas e espertas para ter uma horta na cozinha

Tony Santos Arquitetura Tony Santos Arquitetura

SOLICITAR ORÇAMENTO

Número incorreto. Por favor, corrija o código do país (+55 para o Brasil), código da cidade ou número de telefone.
Ao clicar em 'Enviar', confirmo que li os Política de privacidade e aceitei que a minha informação será processada para responder ao meu pedido.
Nota: Poderá anular seu consentimento enviando email privacy@homify.com com efeito futuro
Loading admin actions …

Uma boa maneira de obter condimentos e hortaliças frescos é cultivá-los em casa, dedicando um pouco de tempo no cultivo destas plantas, que além de proporcionarem uma alimentação mais saborosa e saudável, propiciam uma atividade relaxante de interação com a natureza e podem gerar economia nos gastos com o supermercado.

O que você está esperando para cultivar suas próprias plantas condimentares na sua casa? Não é preciso muito espaço para o cultivo destas espécies que incrementam e ornamentam nossos pratos. É possível cultivar ingredientes naturais dentro da própria cozinha, de forma simples e prática. Neste artigo apresentamos 7 exemplos de cozinhas onde se cultivam plantas condimentares para o próprio consumo. Confira a seguir e inspire-se nestas ideias para se aventurar nesta atividade gostosa e ter sempre condimentos e hortaliças frescas ao seu dispor.

1 – Hortaliças em pequenos vazos

APARTAMENTO 400m2 - AV BOA VIAGEM - RECIFE/PE: Cozinhas  por ROMERO DUARTE & ARQUITETOS
ROMERO DUARTE & ARQUITETOS

APARTAMENTO 400m2 – AV BOA VIAGEM – RECIFE/PE

ROMERO DUARTE & ARQUITETOS

Obviamente a maneira mais simples de cultivar plantas condimentares é começar por pequenos vasos, que podem ficar na cozinha, sobre a bancada ou sobre prateleiras. Neste projeto, os vasos cerâmicos dialogam com os armários e com a bancada de madeira laqueada em branco, realçando a elegância e o charme da cozinha.

Mais informações sobre projetos de cozinhas, você encontra aqui.

2 – Canteiro integrado à marcenaria

Nada melhor do que um projeto arquitetônico personalizado, que vá de encontro ás necessidades práticas e aos desejos dos moradores. Esta cozinha foi concebida para proporcionar aos moradores a atividade fascinante de cultivar na cozinha as próprias especiarias. O projeto criou um pequeno canteiro situado entre a janela e a bancada da pia, feita de mármore. A solução é perfeita pois agrega funcionalidade à cozinha e contempla a necessidade da planta de receber a luz natural para o seu desenvolvimento. Se você deseja cultivar especiarias na cozinha, atente-se para a necessidade de luz natural, que tem um papel fundamental para as plantas, influenciando na fotossíntese e no seu desenvolvimento.

3 – Horta integrada à bancada

Fruteira Vick: Cozinha  por Masutti Copat
Masutti Copat

Fruteira Vick

Masutti Copat

Este projeto encontrou uma solução semelhante, com a criação de um nicho na bancada da pia, que serve para abrigar os vasinhos de plantas condimentares, como manjericão, pimenta, etc. Para quem aprecia saborear condimentos frescos, nada melhor do que comer uma pizza recém-saída do forno e incrementá-la com as ervas colhidas na hora da pequena horta integrada à cozinha. Além de agregar mais qualidade ao paladar, a pequena horta dá um toque mais natural e rústico ao ambiente.

4 – Painel com vasos de hortaliças

Você também pode agregar vasos verticais na sua cozinha e se beneficiar da disponibilidade de especiarias frescas e livres de poluentes. Neste projeto, assinado por Braccini + Lima Arquitetura, criou-se um painel de madeira com quatro suportes de vasos, situado junto à janela. Além de prática, a solução inova com luzes de LED embutidas.

5 – Prateleira com vasos de hortaliças

Nesta casa compacta e sustentável, resultado da conversão de um container usado em moradia, a sustentabilidade norteia todo o projeto, refletindo em cada detalhe, como na cozinha, que conta com uma estante de aço, com três suportes de madeira para vasos de plantas, que possibilitam ao morador o cultivo de plantas condimentares.

6 – Quadro verde

A empresa Quadro Vivo é especializada em quadros verdes, estruturas computadorizadas que controlam o nível de água no reservatório. Esta pode ser uma alternativa para levar uma pequena horta de especiarias para a cozinha e ornamentar o ambiente com um quadro vivo. A estrutura dispensa ponto hidráulico, porque contém um reservatório vedado, que impede o acesso de mosquitos.

7 – Hortaliças em vasos com luz artifical

Cozinha  por Bulbo®

Mesmo que sua cozinha não receba tanta luz natural, você não precisa ficar sem a sua horta pessoal de especiarias. A empresa italiana Bulbo criou uma lâmpada com suporte de madeira e estrutura de alumínio, que emite uma luz colorida, resultado da combinação de frequências de luz, e que funciona para as plantas como o sol durante o ano inteiro. A lâmpada tem um consumo extremamente baixo de energia, de 14 a 21 watts.

Você gostaria de cultivar suas próprias plantas condimentares?
Casas  por Casas inHAUS

Precisa de ajuda para projetar a sua casa? Entre em contato!

Encontre inspiração para sua casa!