Salas de estar ecléticas por Design Studio Details

Salas pequenas: 8 conselhos para que pareçam grandes e bonitas

Patricia Smaniotto – homify Patricia Smaniotto – homify
Google+
Loading admin actions …

Cada vez mais, as casas e, principalmente, os apartamentos, vêm se tornando menores, com espaços mais reduzidos. A preocupação mais frequente é: como decorar esses espaços para que eles brilhem ao máximo? Como aproveitar cada cantinho para não fique nada amontoado e de modo que ele tenha estilo?

Esse guia de ideias pretende ajudá-lo a fazer com que os ambientes pareçam maiores, tenham beleza e mostrem toda a sua personalidade. Assim, tome nota desses 8 conselhos, verifique aqueles que você já seguiu na sua decoração e descubra os que ainda podem ser implementados. Com certeza, vai ter algum que pode transformar a sua sala de estar!

1. Utilize cores claras

Você já deve estar cansado de ouvir este conselho, que parece ser o mais antigo da história da decoração. Mas, apesar de ser tão repisado, nunca é demais lembrar dele por um único motivo: porque é a mais pura verdade – as cores claras realmente ampliam o espaço. Se não acredita, faça o teste para ter certeza. Além disso, as cores claras não se resumem ao branco: tente o bege, o creme, o gelo, o cinza claro. E ainda tem mais: ter todas as paredes pintadas de branco podem parecer entediantes para você, mas isso pode mudar muito se você dispor toques de cores no ambiente, como almofadas, tapete, uma luminária de piso, um vaso de cerâmica, um quadro. Até uma parede colorida pode ser incorporada à decoração clara sem afetar a ilusão de amplitude. Só escolha bem a cor dela, pois a cor errada pode sim dar a sensação de espaço menor. 

2. Evite sobrecarregar o espaço

Em um espaço pequeno, as texturas, as estampas, os padrões, o excesso de cores e a ornamentação exagerada são realmente fatais. A única desculpa para que se preenchesse todo o espaço com vários sofás. poltronas, cadeiras, mesas de canto, mesa de centro, armários, mil almofadas bordadas, tapetinhos e tapetões, vasos e vasinhos, adornos de toda natureza, seria que se tratasse de uma loja. Se o estilo loja de móveis não é o seu, muitas coisas precisarão sair da sala para que ela mostre o seu brilho. Este é um dos conselhos mais interessantes e mais fáceis de seguir porque não significa comprar tudo novo, mas sim mudar sua maneira de pensar e visualizar o espaço e as coisas dentro dele. Aqui o que é preciso é escolher os seus móveis preferidos, distribuindo-os no ambiente de forma a cumprir sua função estética e utilitária; se limitar ao básico; e comprar um ou outro elemento decorativo, como uma luminária, por exemplo, que complemente a decoração. Fique só com o que mais gosta e guarde o resto!  

3. Aposte em um piso uniforme

Sala de estar  por ESTUDIO TANGUMA

Um elemento que faz muita diferença é o piso. Prefira um revestimento branco, pois, em conjunto com o teto na mesma cor, ele vai dar maior sensação de amplitude à sala de estar. Sem falar que o piso nessa cor pode fazer móveis claros ganharem suavidade, já que eles praticamente desaparecem no fundo branco do piso.

4. Adote o estilo minimalista

Uma das tendências com mais força hoje em dia, o estilo minimalista procura simplificar os espaços com o uso de pouco mobiliário na decoração dos ambientes, sem deixar de lado a elegância. Além disso, existem diferentes tipos de decoração minimalista e, com certeza, haverá um perfeito para você. Especialmente porque ele se adequa totalmente ao objetivo de decorar salas pequenas para que pareçam maiores. Assim, desfaça-se de todos os seus móveis grandes e pesados e opte por outros mais leves e clean. Naturalmente, você ganhará espaço (e estilo) e, certamente, não vai sentir a menor falta de móveis mais encorpados.

5. Utilize móveis com dupla função

Sala de estar  por Idea Interior
Idea Interior

Sala estudio

Idea Interior

Quem mora em uma casa ou apartamento pequeno sabe que qualquer cantinho precisa ser aproveitado, seja para receber pessoas para um jantar, seja para alguém que vai passar a noite, seja para acomodar mais coisas no menor espaço, seja utilizando os ambientes para várias finalidades. Na sala de estar, não é diferente, portanto recorrer a móveis que têm dupla função é uma excelente saída. Um exemplo é o conhecidíssimo sofá-cama, que salva a gente de apuros com hóspede de última hora. Outro é a estante vazada que serve de divisória entre a sala de estar e a de jantar e ainda abriga a biblioteca. Outros móveis interessantes são as mesas dobráveis, as cadeiras empilháveis, as mesinhas de centro de vários tamanhos, o aparador que serve de guarda-louça e também de bar. Procure as novidades, pois elas estão em alta!

6. Mantenha a ordem

Outra sugestão óbvia que vale a pena sempre repetir: mantenha sua sala de estar em ordem e limpa. Isso vale para qualquer espaço – e de qualquer tamanho – mas, quando se trata de ambientes pequenos, a verdade cresce aos olhos. Afinal, não é preciso muito tempo para a sua sala pequena virar um verdadeiro caos. Por isso, não deixe roupas, bolsas, livros, papéis, jornais e revistas largados na sala. Encontre um lugar para cada coisa – ou jogue fora o que não for mais usar. Faça um exercício e olhe para a sua sala com olhos de decorador: o que está sobrando? o que está faltando? o que pode ir para outro espaço? Você não tem obrigação de conservar um vaso que a sua mãe lhe deu mas de que não gosta ou um enfeite que já passou de moda. Livre-se deles!

7. Aproveite os espelhos

Os espelhos e todas as superfícies de vidro são refletores e, por isso, trazem luz e brilho para o ambiente, fazendo com que ele pareça maior. Assim, esses objetos – incluindo quadros com lâminas de vidro – são muito bem-vindos à sua sala de estar, à qual trarão também elegância. Lembre-se que existem espelhos de todos os tamanhos e formatos, o que torna muito mais fácil compor um estilo.

8. Capriche na iluminação

Salas de estar rústicas por ÁBATON Arquitectura
ÁBATON Arquitectura

CASA TRANSPORTABLE ÁPH80

ÁBATON Arquitectura

Nem sempre é possível trocar as janelas por grandes portas deslizantes de vidro com vista para um belo jardim, o que significaria uma grande abundância de luz natural. Mas é possível tirar partido da iluminação natural com as janelas disponíveis usando cortinas leves e claras. Também sempre se pode lançar mão de um projeto de luminotécnica pensado exclusivamente para a sua sala de estar. Uma ideia é iluminar o teto para que ele pareça mais alto e profundo. Ou então iluminar pontos estratégicos no ambiente, preenchendo suavemente todos os cantos mais escuros. 

Para outras dicas sobre iluminação, leia este artigo.

Qual é o conselho que você considera mais válido?
Casas modernas por Casas inHAUS

Precisa de ajuda para projetar a sua casa? Entre em contato!

Encontre inspiração para sua casa!