10 ideias geniais para decorar a casa com LED

Tony Santos Arquitetura Tony Santos Arquitetura
Loading admin actions …

No Brasil as ameaças de apagões não são uma novidade.  O país hoje enfrenta novamente uma grave crise energética devido à escassez de chuvas e à falta de investimentos na expansão do sistema elétrico e diversificação da matriz energética, ainda dependente das usinas hidrelétricas. Isto evidencia uma necessidade urgente de investimentos em novas fontes de energia renováveis como a energia solar e a energia eólica, mas também mudanças nos hábitos de consumo. Uma maneira fácil e rápida de reduzir o consumo de energia e tornar sua residência mais sustentável é utilizar lâmpadas de LED. O LED, Diodo Emissor de Luz, foi criado por cientistas japoneses nos anos 90. Esta tecnologia é a solução de iluminação artificial mais eficiente que existe. As lâmpadas de LED consomem em média até 7 vezes menos energia do que as comuns, incandescentes, o que resulta em uma redução de até 80% no consumo. O tempo de vida útil é outro diferencial. Uma lâmpada de LED pode durar até 25 vezes mais do que uma lâmpada comum, tendo uma média de 14 anos de longevidade.  

Hoje em dia o mercado já disponibiliza inúmeras opções de lâmpadas e luminárias que utilizam a tecnologia de LED, que possibilitam as mais variadas e criativas soluções para o projeto de iluminação e para a decoração de ambientes. Neste artigo apresentamos algumas destas opções que certamente lhe surpreenderão pela beleza e criatividade.

1. Iluminação externa

MOSTRA BLACK 2012: Jardins modernos por Hanazaki Paisagismo
Hanazaki Paisagismo

MOSTRA BLACK 2012

Hanazaki Paisagismo

O projeto de iluminação é um elemento do design de interiores e do paisagismo. Neste exemplo, a iluminação de LED, além de realçar as qualidades estéticas dos elementos compositivos do jardim, cria um efeito surpreendente. Graças à iluminação de LED, o espelho d’água de bordas elevadas parece flutuar.

2. Efeito cromático

Piscina  por Polytherm GmbH.
Polytherm GmbH.

POLYTHERM-Edelstahlpool

Polytherm GmbH.

As lâmpadas de LED podem possibilitar, além de uma expressiva economia na conta de luz, verdadeiros espetáculos luminosos. Neste projeto, o projeto de iluminação da piscina de aço inoxidável proporciona uma dinâmica de cenários através da alternância de cores na água. Nesta opção, a água na cor vermelha cria uma atmosfera romântica e calorosa.

3. Iluminação de ambientes

Outra vantagem do uso de lâmpadas de LED é que elas não emitem raios infravermelhos e ultravioletas, por isso não causam danos à pele e não geram calor, reduzindo o consumo de energia com sistemas de refrigeração, como os aparelhos de ar-condicionado. Neste projeto, as lâmpadas de LED nas bordas do forro de gesso realçam a textura dos painéis de madeira e as lâmpadas embutidas no forro distribuem a luz no ambiente.

4. Decoração

Neste projeto, as duas torres de vidro iluminadas com fitas de LED incrementam a decoração do ambiente como duas esculturas e graças à iluminação de LED, os cristais parecem surpreendentemente flutuar no espaço.

5. Forma escultural

Espaços gastronômicos  por Alessandro Isola Ltd
Alessandro Isola Ltd

Wine Tasting Room

Alessandro Isola Ltd

Neste projeto percebemos como as lâmpadas de LED podem ser combinadas para criar formas esculturais e incrementar a decoração dos ambientes. Neste exemplo, a sequência de lâmpadas cria uma ideia de movimento e uma onda luminosa, que indica a escada e o caminho do pavimento inferior.

6. Luminária em forma de disco

Corredor, vestíbulo e escadas  por Bazar Isa
Bazar Isa

Plafón Led Discóbolo Negro 48cm

Bazar Isa

O mercado disponibiliza uma imensa variedade de luminárias que usam a tecnologia de LED. O difícil é escolher qual o modelo que melhor expressa sua personalidade e melhor atenderá sua necessidade. Esta lâmpada de LED em formato circular é uma opção para quem busca sofisticação e se identifica com formas racionais e tradicionais.

7. Luminária com pendentes

Para quem busca uma luminária eficiente para a mesa de trabalho e de leitura, mas que não seja percebida se não pela sua luz quando acesa, esta luminária com pendentes de tamanho reduzido com design inspirado em uma joia é uma excelente opção.

8. Luminária futurista

Uma luminária de design futurista e sensual torna qualquer ambiente mais sofisticado e atraente. Para quem deseja uma luminária e um objeto marcante para valorizar o espaço de convivência, esta luminária é a opção perfeita.

9. Luminária esférica de mesa

E, esta luminária de mesa de design contemporâneo e elegante atenderá à necessidade daqueles que desejam uma luminária para momentos noturnos esporádicos e uma escultura que preencha e embeleze o espaço em todos os momentos.

10. Mobiliário luminoso

Imagina esta espreguiçadeira luminosa, de design ousado e sensual, brilhando e iluminando os ambientes externos da sua casa, o seu jardim ou a área ao redor da piscina?     

Se você deseja reduzir o consumo de energia, contribuir com o meio ambiente, incrementar as qualidades ambientais da sua casa e também exprimir sua personalidade com originalidade e requinte, as lâmpadas, acessórios e mobiliários que utilizam LED estão esperando por você.

Quais destas lâmpadas e luminárias combinam melhor com sua personalidade e atenderiam melhor a sua necessidade? 
Casas modernas por Casas inHAUS

Precisa de ajuda para projetar a sua casa? Entre em contato!

Encontre inspiração para sua casa!