Corredores e halls de entrada  por Nice Brew Interior Design

6 escadas de concreto muito especiais

Patricia Smaniotto – homify Patricia Smaniotto – homify
Google+
Loading admin actions …

Se você procura por um visual diferente para a escada da sua casa, que não seja as opções entediantes e fora de moda de sempre, é simples: vá de concreto. Esse material, além de resistente e sólido, tem a vantagem de compor escadas com um toque industrial e moderno, bem diferente do que se vê por aí.

O concreto, com suas tonalidades de cinza, é quase um coringa, podendo se adaptar muito bem aos mais variados estilos de decoração. Ele pode ser combinado com outros materiais, como madeira e vidro, e ganhar em texturas, cores ou transparência. Pode também apresentar linhas puras e lisas ou ser trabalhada com outros materiais de modo quase artesanal. 

O concreto se presta igualmente a experimentações de formas, como degraus maciços ou flutuantes. Ou então degraus com larguras irregulares, que criam outra dinâmica no conjunto. Em todo caso, é um material ao mesmo tempo discreto e elegante, que pode ganhar realce com detalhes em cor ou com plantas exuberantes.

Conheça 6 modelos de escadas de concreto inspiradoras e considere essa opção se estiver construindo uma nova casa. Com certeza, elas vão fazer você pensar a respeito!

1. Minimalista

Corredores e halls de entrada  por Nice Brew Interior Design
Nice Brew Interior Design

Private Residence, Surrey

Nice Brew Interior Design

O concreto é um material que se casa perfeitamente com o estilo minimalista. Ele é liso, clean e moderno, com cor e textura que caem como uma luva nesses ambientes. A escada da imagem acima é exatamente tudo isso: construída em um vão adequado, grande em tamanho e proporcionando um ponto focal privilegiado. No início da escada, o degrau mais baixo é maior que os demais, criando uma moldura para a estrutura em L. Ao longo dela, encontra-se ainda pilastras em concreto, que ajudam na sustentação. O corte dos degraus é preciso, limpo e moderno, bem ao gosto da estética minimalista. 

2. Plataforma

Corredores e halls de entrada  por D-Max Photography
D-Max Photography

Concrete Stairs

D-Max Photography

O concreto também se presta ao arranjo de volumes. Nesta escada, a base é bem mais larga do que os demais degraus, que, por sua vez, levam a uma plataforma bem iluminada e a um jardim. Seguindo à direita, no entanto, os degraus dão continuidade ao primeiro lance e levam para o andar superior. O conjunto tem um design único, que se caracteriza também por um tom de cinza mais claro, lembrando mármore.

3. Industrial

Corredores e halls de entrada  por Proyecto Cafeina
Proyecto Cafeina

Tadeo 4909_4

Proyecto Cafeina

Outro estilo que se harmoniza muito bem com o concreto é o industrial. Na imagem acima, a escada de concreto em formato helicoidal é composta por degraus flutuantes, que não ocupam muito espaço. A caixa da escada é envolta por uma estrutura de metal vazada, em mais uma referência do estilo industrial. O conjunto é ideal para um escritório moderno ou a parte externa de um edifício de apartamentos. 

4. Eclética

Se você prefere adicionar mais cor e vida ao puro cinza do concreto, pode recorrer a uma técnica fácil e quase artesanal. A ideia é, como na imagem acima, deixar a base dos degraus em concreto puro, mas decorar a frente deles com azulejos em diferentes cores e padrões, o que cria uma atmosfera mediterrânea. Na escada da imagem, o guarda-corpo e a parede lateral também ganharam um belo tom ocre avermelhado, que alegra e delimita o conjunto.

5. Contrastada

Outra maneira de se usar o concreto é contrastá-lo com outros materiais. A escada da imagem acima é em concreto, com degraus largos e bem recortados que contrastam em cor e textura com o piso em madeira do vestíbulo. O efeito é moderno, com um toque pop e contemporâneo. Outro contraste que se vê aqui é o do cinza dos degraus com a parede branca, o que cria um ambiente clean, discreto e também moderno.

6. Cool

A mistura de concreto e vidro é uma das mais cool que pode existir. Enquanto o concreto traz a solidez, o vidro traz a leveza. Combinados, esses dois materiais resultam em uma escada como essa da imagem acima, em que a transparência do vidro – que também significa segurança, já que é o guarda-corpo – permite a visão de todos os degraus em uma ilusão de ótica em que eles parecem não ter fim. Definitivamente, é uma escada cheia de estilo, com um quê de frieza altiva.

Para outras dicas sobre escadas, leia este artigo.

Qual é a sua escada favorita?
Casas modernas por Casas inHAUS

Precisa de ajuda para projetar a sua casa? Entre em contato!

Encontre inspiração para sua casa!