Como melhor aproveitar varandas de apartamentos?

Gustavo de Campos Gustavo de Campos
Loading admin actions …

Ao mudarmos para um apartamento podemos sentir falta de algumas coisa que teríamos numa casa térrea. O contato próximo com a rua é uma vivência interessante pelo fato de diferentes pessoas passarem na calçada, comerciantes ambulantes e outros prestadores de serviço entrarem em contato direto, até mesmo quando estamos descansando na área frontal ou cuidando de um jardim que faz divisa com o portão principal. Quando vamos para um apartamento, principalmente quando o pavimento em que nos encontramos é muito elevado em relação ao solo, perdemos este contato.

Entretanto, ganhamos uma nova paisagem, uma nova forma de estar na cidade e observá-la, podemos ver até onde vai o horizonte e ter uma perspectiva totalmente diferente da realidade em que habitamos. Mas um espaço fora das paredes daquilo que consideramos o interior de nossas casas é quase uma necessidade e, desta maneira, a varanda se torna um lugar quase sagrado, um pequeno espaço de transição entre o caloroso interior de nossos apartamentos e o horizonte que se estende até onde a vista alcança. Podemos utilizá-las de infinitas maneiras. Desde um espaço que mimetiza, em menor escala, o quintal de uma casa térrea até uma continuação da sala de estar, este é um ambiente de suma importância, o limiar entre o íntimo e o espaço público que pode ser visto das alturas.

Dada toda esta importância não poderíamos deixar de dar algumas dicas para que você aproveite ao máximo sua experiência neste espaço. Sendo assim, vamos explorar os principais aspectos das varandas e te mostrar como melhor aproveitá-las, portanto prepare-se para revolucionar este canto sagrado de seu apartamento!

Como usar a varanda de um apartamento efetivamente

Devido a grande variedade de tipos de varanda que podemos encontrar também teremos o mesmo número de diferentes apropriações. Algumas delas são feitas como extensões de uma sala de estar, podendo desta maneira serem transformadas de fato numa continuação da mesma. Outras, entretanto, são muito mais estreitas, como a da imagem acima. Nessa a melhor opção é alinhar todos os elementos de forma linear, pois assim o espaço pode ser aproveitado com mais eficiência. Em varandas pequenas demais, colocar alguns vasos e outros elementos de decoração, reservando um espaço para que entremos e façamos a manutenção, pode ser a melhor opção para evitar um uso forçado, tornando a varanda um lugar contemplativo para o interior e o exterior.

Estrutura da varanda

Esta é sempre uma questão polêmica. As estruturas de um apartamento são sistemas complexos e que exigem cálculos de alto nível para afirmar sua capacidade de sustentação. Entretanto, podemos usar de noções intuitivas na hora de mobiliar uma varanda. Estas são espaço quase sempre em balança e exatamente por esse motivo não devemos sobrecarregá-las. Colocar vasos de grande porte, por exemplo, como na imagem acima, pode ser arriscado, pois possuem grande peso e podem afetar as estruturas, bem como outros elementos de grande porte.

Período de construção

Todo elemento em um edifício tem um período apropriado de construção devido as suas exigências específicas. A varanda possui uma característica única: ela é tanto um ambiente interno como um ambiente externo. Sendo assim, seus elementos devem ser colocados em um período sem chuvas e mesmo em forte ventos no caso de apartamentos muito altos. Estes cuidados não são necessários no interior do apartamento, pois este esta protegido das intempéries, mas são necessários quando se tratando de nossas varandas.

Custos de construção

Os custos pode variar imensamente. Se sua varanda irá possuir poucos metros quadrados e irá abrigar basicamente alguns vasos com vegetação e outro elemento decorativos, o custo será muito baixo. Porém, se sua intenção for transformar uma grande varanda e uma extensão da sala de estar (ou na própria sala de estar), como pode-se ver na image acima, retirada de um projeto de Mariane e Marilda Baptista, os custos irão subir. Neste caso vidros especiais são necessários para vedar o ambiente, iluminação específica e mobília apropriada também entrarão na conta. E, como já comentado anteriormente: a estrutura da varanda deverá ter atenção especial!

Materiais para piso

Os materiais para piso irão depender imensamente para o uso que será dado a esta varanda. Se o objetivo é transformá-la na extensão da sala de estar então um piso compatível com o aconchego desse ambiente deve ser escolhido. Se a ideia é fazer com que a varanda de fato seja um lugar externo, o qual irá tomar chuva, vento e sofrer com as intempéries, se faz necessário que o piso resista também a estas exigências. Piso frio e de fácil limpeza é o mais recomendado nestas situações.

Vantagens

As grandes vantagens que uma varanda pode proporcionar é a possibilidade de estender algum ambiente de seu apartamento e transformá-lo em uma transição entre o espaço interno e o espaço externo. Neste tipo de situação a luz natural entra em abundância e a sensação de tranquilidade é apenas aumentada por se estar em um lugar seguro e confortável mesmo a uma altura considerável.

Desvantagens

As desvantagens podem vir com as intempéries, com o mau tempo e a falta de manutenção. Uma varanda jamais pode ser esquecida, pois desta maneira irá se deteriorar. A escolha do que ela irá se tornar é um grande fator entre vantagens e desvantagens. Transformá-la em um ambiente aberto e com mobília de luxo, porém sem isolá-la do mau tempo e deixá-la apenas a deriva irá fazer com que tudo se deteriore rapidamente e o investimento seja perdido. Manutenção constante é necessária nesses casos.

Como mobiliar o interior da varanda

Como temos frisado até aqui: a escolha do caráter que a varanda irá assumir é não menos do que essencial. Se ela irá ficar em contato om o meio ambiente então a mobília deve ser mais resistente e suportar estes sofrimentos. Não poderá ser colocada qualquer mobília sem sofrer as consequências. Mas, do contrário, em um ambiente fechado, qualquer mobília poderá ser colocada, como se fosse o interior do apartamento. Mobília aconchegante e que permita a reunião de pessoas neste aconchegante espaço pode ser um trunfo para transformá-lo um dos espaços mais requisitados da residencia. 

Se você que saber mais sobre varandas leia este artigo e aprenda mais.

Gostou das nossas dicas? Compartilhe conosco as suas impressões.
Casas modernas por Casas inHAUS

Precisa de ajuda para projetar a sua casa? Entre em contato!

Encontre inspiração para sua casa!