Vantagens e desvantagens de uma casa sustentável

Gustavo de Campos Gustavo de Campos
Loading admin actions …

Desde que o ser humano construiu sua primeira cabana ele prioriza a eficiência de suas construções como o foco de seu trabalho. Mesmo os ricos e adornados palácios franceses do século XVIII, as pirâmides do Egito antigo ou os edifícios de Dubai folheados a outro em seu interior, por mais que algumas de suas características possam parecer superficiais numa primeira investigação, primam pela eficiência, do contrário nem em pé estariam. Esta eficiência tem nomes, estilos e formas diferentes de se apresentar aos nossos olhos ao longos dos séculos. Na época contemporânea podemos chamá-la de sustentabilidade. Mas por que? Pelo fato de que os recursos naturais ao redor do globo vem se esgotando em uma velocidade cada vez maior, desequilibrando o frágil ambiente natural e levando a um potencial colapso do ecossistema. Os impactos não são apenas ambientais, são também econômicos, culturais e estão presentes em nosso dia-a-dia.

Tendo consciência disso, em meados da década de 1970 alguns arquitetos e arquitetas passaram a enfatizar o conceito de sustentabilidade em seus projetos, visando diminuir as emissões de carbono e outras substâncias nocivas ao ser humano e ao meio ambiente. Desta maneira, a sustentabilidade se tornou uma prioridade para edifícios executivos e grandes corporações, exigindo selos verdes de aprovação e outros certificados que mostram a eficiência verde de tais construções. Isto ainda não é exigido, ao menos neste nível, para as construções residenciais. Entretanto, o bom senso e a vontade de contribuir para um mundo melhor tem levado cada vez mais pessoas a tornarem suas construções habitacionais eco friendly, ou seja, amigáveis com o meio ambiente. Mostraremos neste artigo um balanço das vantagens e desvantagens de uma residência sustentável para que você possa fazer sua própria análise e contribuir com a natureza da maneira que melhor lhe convir!

O que torna uma casa sustentável

Loft Sustentável - Ambiente da Casa Cor SC  2015: Casas modernas por Studium Saut Arte & Interiores
Studium Saut Arte & Interiores

Loft Sustentável – Ambiente da Casa Cor SC 2015

Studium Saut Arte & Interiores

A definição de uma casa sustentável varia de autor para autor, mas podemos defini-la como uma construção onde os recursos naturais que ela recebe não sejam desperdiçados. Mais do que isso: todos os recursos naturais e fontes de energia da residencia, como água, energia elétrica e alimentos utilizados no dia-a-dia são utilizados de maneira racional, fazendo com que possam ser utilizados em todo seu potencial sem deixar de atender as necessidades de seus moradores.

Vantagens

As vantagens de uma casa podem ser muitas. Além do bom sentimento que podemos ter de contribuição ao meio ambiente, as casas sustentáveis, por exemplo, economizam energia elétrica ao permitir que mais iluminação natural entre em ambientes como a sala, a cozinha ou os quartos. Quando feita de madeira, como a que apresentamos na imagem acima, a mesma deve ser certificada, o que resulta em uma madeira garantidamente de qualidade, evitando problemas futuros com seu estado de conservação e durabilidade.

Tipos

Existem diversos tipos de casas sustentáveis. Os dois principais tipos são aquelas feitas com materiais naturais e certificados de sus procedência, como casas de madeira, e as residencias que utilizam materiais tradicionais mas investem em formas capazes de aproveitar ao máximo as energias e fontes naturais de um lugar. A imagem acima, vinda de um projeto do Grupoarquitectura, por exemplo, mostra uma casa feita em eixos transversais, os quais exploram a ventilação cruzada através da fina espessura de seus cômodos e a luz natural através de amplas janelas.

Desvantagens

As desvantagens podem vir pelos mesmos caminhos que as vantagens, uma faca de dois gumes com a qual precisamos tomar muito cuidado. As mesmas grandes janelas que servem para trazer boa iluminação natural para dentro do ambiente podem trazer iluminação excessiva, se a orientação da fachada não for a adequada, e com isso calor exagerado. O custo para´os cuidados com as características sustentáveis da casa também costumam elevar o preço, representando uma significativa desvantagem para aqueles que desejam uma.

Custo

Casas modernas por Forrester Architects
Forrester Architects

Pond House_Passive House (Passivhaus)

Forrester Architects

Como dissemos anteriormente, este pode ser um ponto negativo. As madeiras certificadas e tratadas para que sua utilização seja mais duradoura e não precisem ser substituídas rapidamente podem custar mais caro do que as madeiras comuns, bem como tecnologias como as placas de coleta e armazenamento de energia solar. Entretanto, esse custo inicial de investimento pode ser revertido em economia após um certo período, o que faz com que estas decisões projetuais se revelem econômicas quando colocadas a longo prazo.

Impacto

Casas  por LIJO.RENY.architects
LIJO.RENY.architects

The Green Roof Residence

LIJO.RENY.architects

Quando falamos de residencias sustentáveis a própria ideia pressupõe que causem o menor impacto possível ao meio ambiente. Mas esse impacto que queremos evitar é o negativo, o impacto de trazer transmissão de gases tóxicos ou mesmo de resíduos prejudiciais ao solo. Podemos fazer intervenções benéficas, gerando impactos positivos no meio ambiente, como implantação de grandes áreas permeáveis onde a água atinja mais facilmente o lençol freático e um pequeno ecossistema possa se formar.

Casa sustentável vs. casa padrão

Ainda não é possível construir casas sustentáveis (ao menos com todas as características que temos disponíveis a alta preço) em larga escala. As casas padrão são construídas mais facilmente por fazerem parte de um mercado que já está estabelecido há muito tempo. Sendo assim, elas nos parecem mais fáceis e factíveis. Entretanto, o investimento em uma casa sustentável vale a pena para que uma cultura na qual ela seja comum possa ser criado. Não se trata de uma competição entre as duas, mas sim do esclarecimento dos benefícios e malefícios de cada uma delas.

Gostou das vantagens e desvantagens apresentadas pela casas sustentáveis? Veja também este artigo.

E aí, vai encarar uma casa sustentável depois de nossas dicas? Conte-nos mais.
Casas modernas por Casas inHAUS

Precisa de ajuda para projetar a sua casa? Entre em contato!

Encontre inspiração para sua casa!