As melhores solução para cozinha estreita

Gustavo de Campos Gustavo de Campos
Loading admin actions …

A população cresce cada vez mais ao redor do globo e nossas cidades ficam cada vez mais inchadas. Devido a falta de espaço para moradia para todas estas pessoas as residências ficam cada vez menores. Elas encolheram tanto a ponto de mudar o estilo de vida de muita gente. As kitnets vivaram uma opção extremamente viável e mesmo casas familiares foram obrigadas a encontrar alternativas. A cozinha não escapou dessa reconfiguração. 

Não é possível que sejam feitas nessas novas residências as cozinhas de antigamente onde não só se preparava a comida, mas também também havia convivência social com filhos, netos e sobrinhos correndo em volta enquanto algumas pessoas cozinhavam os alimentos. Este é um tipo de convivência compatível apenas com grandes cômodos, existindo ainda em alguns lugares do interior de nosso país. Nas grandes capitais essas cozinhas tradicionais vão sendo paulatinamente substituídas por cozinhas gourmets e outras maneiras de rearranjá-las num espaço diminuto, porém ainda eficiente.

Com o objetivo de mostrarmos que ainda é possível ter uma cozinha de qualidade e que cumpra com todas as funções relativas a preparação dos alimentos que outrora as grandes cozinhas cumpriam, redigimos este artigo, onde você poderá conferir algumas dicas para melhor montar uma cozinha em um ambiente pequeno e estreito. Não deixe as dimensões do ambiente apequenarem a sua fome e entre nesta reorganização de cozinha conosco!

Bar separando cozinha da sala de estar

Apartamento Parque Butantã - 50m²: Salas de jantar minimalistas por Raphael Civille Arquitetura
Raphael Civille Arquitetura

Apartamento Parque Butantã – 50m²

Raphael Civille Arquitetura

Assim como vimos a ilha separando a sala de estar e a cozinha, podemos também ter outros tipos de elementos fazendo sta separação ou mesmo outros elementos que na verdade são outros tipos de ilhas. Um bar contendo algumas garrafas de vinho, licores e taças pode ser perfeito para esta separação. Não só estabelece os limites físicos e visuais da separação, mas também é um elemento que pode ser usado pelos frequentadores dos dois ambientes, transformando o espaço num lugar de sociabilidade na casa.

Ilha separando cozinha e sala de estar

Apartamento Parque Butantã - 50m²: Cozinhas minimalistas por Raphael Civille Arquitetura
Raphael Civille Arquitetura

Apartamento Parque Butantã – 50m²

Raphael Civille Arquitetura

Quando não é possível separar a cozinha e a sala de estar, seja por simples opção ou por razão do tamanho da residencia que não comportaria tal divisão, principalmente em se tratando de residencias com cozinha estreita, podemos fazer com que a separação seja feita não por uma parede mas por uma ilha. Esta ilha na verdade é uma espécie de elemento fixo onde pode haver um forno, bancada para preparação de alimentos ou simplesmente um armário baixo que ira delimitar fisicamente e visualmente os limites da cozinha e da sala de estar.

Mobiliário incorporado às paredes

Cozinhas clássicas por Davonport
Davonport

Orford | A classic country kitchen with coastal inspiration

Davonport

Uma excelente maneira de economizar espaço em uma cozinha é incorporar os armários às paredes. Algumas casas antigas possuem esse tipo de solução e cada vez mais novas residencias vem sendo feitas desta maneira para que nenhum espaço seja perdido. Esta solução permite o espaço perdido da vedação que seria a parede se transformar em um elemento essencial para a cozinha, cumprindo todas as funções necessárias sem exigir mais espaço do que o necessário.

Com cozinha multifuncional

A cozinha multifuncional é aquela na qual uma série de elementos diferentes estão presentes e podem ser acessados da maneira mais simples e direta possível. Na imagem acima, por exemplo, podemos ver uma cozinha projetada Cristina Amaral onde uma ilha que fica no centro da cozinha e oferece para uma pessoa parada no mesmo lugar uma série de opções: as panelas acima de sua cabeça, o fogão na altura de sua cintura, armários mais abaixo, etc. Esta ideia pode ser adaptada a uma cozinha estreita, valorizando o aspecto funcional da mesma e racionalizando a disposição do ambiente.

De branco

Existe uma motivo para as cozinhas brancas fazerem tanto sucesso. A cor branca sempre foi sinônimo de limpeza. Se algo estiver sujo com certeza irá aparecer de maneira destacada sobre fundo branco, é impossível esconder. O branco também permite que exista uma sensação de espaço diluído, algo que pode ser extremamente importante num espaço estreito.

Em forma de L

A forma de L numa cozinha, seja nos limites definidos por suas paredes, na bancada da pia ou na bancada de comer, cria uma disposição de elementos que pode racionalizar o uso do ambiente. Este formado permite que alguém parado na bissetriz do ângulo possa alcançar uma série diversas de elementos com a mão esquerda e em seguida coma mão direita, fazendo movimentos mínimos. É um grande trunfo quando a necessidade de eficiência se faz presente.

Com uma bancada longa

Sítio em Itaúna - MG: Cozinhas rústicas por Beth Nejm
Beth Nejm

Sítio em Itaúna – MG

Beth Nejm

A bancada longa traz uma eficiência diferente da cozinha em formato de L. Enquanto esta última permite um deslocamento mínimo e excelente eficiência com a economia de movimentos, a grande vantagem da bancada longa é que ela pode formar uma linha de produção. O fogão, a geladeira, a cuba, os armários, talheres e louças podem ser posicionados em uma ordem que faça sentido ao longo dela e desta forma serem utilizados de maneira eficiente, um após o outro, para que o produto final nasça e uma ponta e acabe no prato de alguém na outra.

Com acabamento em preto

apartamento Final de semana: Casas modernas por Rico Mendonça
Rico Mendonça

apartamento Final de semana

Rico Mendonça

O acabamento em preto empresta um charme elegância incríveis às cozinhas! Ele pode ser usado para acentuar a forma que sua cozinha tem e define bem os limites, sem ilusões do quão grande poderia ser. Outra função pode ser a oposta da cozinha com acabamento branco: o preto pode ser usado não para evidenciar a sujeira e assim mostrar um aspecto de limpeza total quando limpo, mas sim para quem não pode estar sempre arrumando e limpando a cozinha, dissimulando um pouco as possíveis bagunças feitas.

Com mobiliário alto

Apartamento Campo Belo 02: Cozinhas modernas por Karen Pisacane
Karen Pisacane

Apartamento Campo Belo 02

Karen Pisacane

O mobiliário alto é também uma forma de racionalizar a construção de uma cozinha. Ele permite que um espaço normalmente desperdiçado, o espaço acima da altura de 2,10 metros geralmente, seja utilizado. Este espaço tem grande potencial para guardar itens grandes, como panelas, bacias e grandes tigelas. Uma pequena escada ou banqueta pode ser necessária para ajudar na colocação dos itens e na sua retirada, mas vale a pena pare quem possui uma cozinha estreita que não pode crescer para os lados, crescendo então em altura.

Leia também este artigo e continue a entender a beleza e praticidade das cozinhas modernas.

Gostou das nossas sugestões para uma cozinha estreita e amigável? Conosco a sua opinião.
Casas modernas por Casas inHAUS

Precisa de ajuda para projetar a sua casa? Entre em contato!

Encontre inspiração para sua casa!