SOLICITAR ORÇAMENTO

Número incorreto. Por favor, corrija o código do país (+55 para o Brasil), código da cidade ou número de telefone.
Ao clicar em 'Enviar', confirmo que li os Política de privacidade e aceitei que a minha informação será processada para responder ao meu pedido.
Nota: Poderá anular seu consentimento enviando email privacy@homify.com com efeito futuro

Como tornar sua casa mais ecológica

Tony Santos Arquitetura Tony Santos Arquitetura
Loading admin actions …

Nossos hábitos impactam diretamente o meio ambiente, incluindo a quantidade e a qualidade dos recursos naturais, dos quais dependemos para viver. Edifícios e estilos de vida sustentáveis tornam-se a cada dia mais imperativos e necessários para a manutenção do equilíbrio ambiental e conservação da natureza que assegurem nossa sobrevivência e das gerações futuras.

Neste artigo, apresentamos soluções fáceis e práticas para você tornar sua casa mais ecológica e contribuir para o equilíbrio e qualidade do meio ambiente.

Priorize a eficiência energética

Casa BLM: Casas  por ATRIA
ATRIA

Casa BLM

ATRIA

Focar na eficiência energética da edificação é o primeiro e mais importante passo para contribuir com o meio ambiente. A maior parte da energia consumida em um edifício construído está relacionada ao gasto de energia com climatização e iluminação. Portanto, é essencial o bom aproveitamento de recursos naturais como a ventilação e a iluminação naturais. O ar-condicionado é o aparelho doméstico que mais consome energia, uma média de 200 kWh por mês, o que representa um aumento por mês, em média, de R$ 100 na conta de luz. 

Um ambiente com ventilação natural cruzada abundante pode minimizar significativamente este impacto. O chuveiro elétrico é outro vilão da conta de luz. A adoção de painéis solares geradores de energia limpa, principalmente em um país como o Brasil, onde a luz solar é tão abundante, é também uma medida fundamental para se atingir a eficiência energética. Além disto, mudanças de hábitos também podem resultar numa imensa contribuição para a redução do consumo de energia.

Substitua as lâmpadas comuns por lâmpadas de LED

Uma das soluções mais fáceis e viáveis de reduzir o consumo energético e tornar sua casa mais amigável ao meio ambiente é substituir todas as lâmpadas incandescentes, conhecidas como lâmpadas comuns, por lâmpadas fluorescentes ou lâmpadas de LED. 

As lâmpadas fluorescentes consomem em média até 4 vezes menos energia do que as comuns, enquanto as lâmpadas de LED consomem em média até 7 vezes menos energia do que as comuns, o que resulta em uma redução de até 80% no consumo. As lâmpadas de LED são altamente recomendáveis por causa da longa durabilidade, uma média de 14 anos sem troca, e porque não geram calor. Além desta troca, procure manter as luzes apagadas em ambientes vazios ou instale sensores que mantêm as luzes acesas somente na presença de usuários.

Torne a sua cozinha ecológica

Descanso na cidade: Cozinhas  por ArchDesign STUDIO
ArchDesign STUDIO

Descanso na cidade

ArchDesign STUDIO

Outra maneira de tornar sua casa mais ecológica é substituir os produtos de limpeza convencionais que você utiliza por uma linha de produtos ecológicos que não agridem a natureza. Ademais, você também pode alterar alguns hábitos como o de desperdiçar comida, comprar alimentos e produtos com excesso de embalagens, principalmente envoltos em plásticos, para reduzir a geração de resíduos.

Crie o hábito de reciclar

Cozinha  por Urban Myth
Urban Myth

Pull out waste bins

Urban Myth

Apesar da facilidade e dos enormes benefícios para o meio ambiente, nem todas as pessoas têm o hábito de separar o lixo e promover sua reciclagem. Esta é a medida mais simples e rápida e exige apenas uma mudança de hábito e um pouco de organização, já que os resíduos devem ser depositados em recipientes separados. Claro que um cozinha bem  planejada, tornará a tarefa ainda mais fácil e prática.

Outra medida importante é a adoção da técnica da compostagem doméstica, que consiste na transformação de resíduos orgânicos em adubo para hortas e jardins. Se você dispõe de espaço externo suficiente, você pode empregá-la e evitar que uma grande quantidade de resíduos seja transportada e acumulada indevidamente nos aterros.

Abandone o uso de sacolas plásticas

Vestiário  por An Artful Life
An Artful Life

Emotional baggage canvas tote

An Artful Life

Sabe o que ocorre com as toneladas de sacolas plásticas que utilizamos no nosso dia-a-dia? Elas acabam nos aterros sanitários, nas ruas ou nos rios e oceanos. Para evitar este problema e contribuir com a manutenção do equilíbrio ambiental, basta abandonar o uso de sacolas plásticas e substituí-las por sacolas de tecido como esta. Há diversas opções de sacolas sustentáveis e infinitas razões para utilizá-las.

Consuma conscientemente e reaproveite a água

Suíte do Casal de Jornalistas - Casa Cor Santa Catarina 2011: Banheiros  por Cristine V. Angelo Boing e Fernanda Carlin da Silva
Cristine V. Angelo Boing e Fernanda Carlin da Silva

Suíte do Casal de Jornalistas – Casa Cor Santa Catarina 2011

Cristine V. Angelo Boing e Fernanda Carlin da Silva

O banho além de necessário é um momento de grande prazer e relaxamento, porém, é um dos grandes vilões do consumo de água nas residências e portanto, uma ameaça à sustentabilidade e ao meio ambiente. A recente crise energética brasileira é um grande alerta para a necessidade de urgente de mudança no hábito de consumo da água. 

Além da necessidade de racionar o consumo, adquirir equipamentos mais adequados e com melhor rendimentos, como chuveiros que consumem menos água e geram uma ducha mais volumosa, é essencial adotar soluções sustentáveis como o reaproveitamento de água da chuva para a utilização em jardins, limpeza de quintal e uso em sanitários.

Instale um telhado verde

Casas  por Organic Roofs
Organic Roofs

Commercial and public green roofs

Organic Roofs

Instalar um telhado verde parece uma tarefa complicada, mas não é. Além da contribuição estética com a presença de vegetação na cobertura, esta solução garante maior conforto acústico e térmico no interior do edifício e aumento da umidade do micro-clima, contribuindo para a diminuição do consumo de energia para resfriar o ambiente interno, para a redução da emissão de calor, para a qualidade do ar e, consequentemente, para o meio ambiente.  

Se implantadas individualmente ou em conjunto, estas medidas além de garantirem maior economia de energia e de dinheiro, contribuirão significativamente para a conservação do meio ambiente.

Quais medidas você toma no dia a dia para contribuir com a preservação do meio ambiente?
Casas  por Casas inHAUS

Precisa de ajuda para projetar a sua casa? Entre em contato!

Encontre inspiração para sua casa!