Projeto: Casas coloniais por FLAVIO BERREDO ARQUITETURA E CONSTRUÇÃO

Uma casa rústica dos sonhos na serra carioca

Nicole Nunes – homify Nicole Nunes – homify
Loading admin actions …

Ao pensar em um lugar para relaxar e escapar da correria do dia a dia típica das grandes cidades, costumamos nos imaginar em um refúgio no qual podemos estar em contato com a natureza e respirar ar puro. Hoje nós vamos apresentar um projeto que trata exatamente do que queremos dizer. Localizada na serra do Rio de Janeiro, esta residencia exalta tranquilidade e é o lugar ideal para estar em harmonia com a natureza.

Os arquitetos responsáveis pelo projeto tiveram muito sucesso em executar uma obra com tudo que se necessita para aproveitar a vida no campo.

Venha conosco e descubra os encantos deste lar!

A fachada principal

A fachada principal já nos revela toda a intensão do projeto: uma casa de estilo rústico e tradicional. Tal característica é acentuada com o uso de materiais aparentes como o tijolo, a madeira e a pedra, assim como a telha clássica utilizada para o telhado.

A necessidade de estar em contato constante com a natureza é explícita em seu desenho por exemplo na ampla janela que se abre para o exterior e proporciona uma bela vista para o verde, sem contar na ventilação e iluminação naturais que pode adentrar o interior.

Bem vindo!

Dentro da casa vemos um interior que combina elementos rústicos e modernos, com móveis, prateleiras e esquadrias em madeira, que tem seu tom quente ressaltado pelo branco aplicado nos demais acabamentos para o piso, paredes e teto. Como complemento, observamos uma bancada em madeira maciça que serve para refeições rápidas.

Toques de cor são aplicados nos objetos decorativos para criar uma atmosfera mais descontraída, como na grande chaleira sobre a bancada.

Uma sala de jantar que convive com o exterior

sala de jantar segue com a mesma linguagem arquitetônica rústica e tradicional, onde a utilização de madeira impera. Uma grande mesa é combinada a cadeiras e um banco no mesmo natural, porém com um acolchoado azul, que por ser um tom frio faz com a madeira pareça ainda mais quente. Graças as portas de correr com vidro transparente, a sala parece ser um ambiente externo e tem uma vista perfeita.

Aqui, o detalhe que faz toda a diferença é o teto de palha, pois este permite uma entrada regulada de luz natural que é charmosa e aconchegante, proporcionando-lhe um caráter único.

Espaço distribuidor

Agora nos encontramos em um espaço de transição responsável pela distribuição e comunicação com os demais cômodos da residencia. O antigo aparador determina o espaço e serve para acomodar elementos decorativos, inclusive a obra de arte instalada sobre o mesmo. O tapete estampado mantém a atmosfera campestre da casa e nos conduz até a escada que leva ao pavimento superior.

Uma cozinha encantadora

De certa forma, a cozinha rompe com a inercia dos espaços de superfícies brancas com o tom vermelho terroso aplicado nas paredes e detalhes dos azulejos. A combinação entre as gavetas de madeira com a alvenaria branca ressalta o caráter rústico da residência e seu estilo colonial, muito típico das casas de campo brasileiras mais tradicionais.

As janelas continuam estabelecendo uma relação com a natureza, proporcionando belas vistas ao entorno.

Privacidade e comunicação

Antes de nos despedir deste projeto, retornamos a sala de jantar pra observar um detalhe de sucesso. Uma porta de correr em metal permite que a sala seja ou não integrada à cozinha. Esta flexibilidade permite criar convivencia entre os espaços quando necessário, e da mesma forma podem ser isolados. Mais do que uma função prática, a porta tem um papel importante no design do interior, pois traz um ar moderno à uma casa rústica.

Confira as 10 melhores casas de campo do ano!

Gostou do projeto? Conte-nos o que achou!
Casas modernas por Casas inHAUS

Precisa de ajuda para projetar a sua casa? Entre em contato!

Encontre inspiração para sua casa!