6 dicas para adornar a sua janela!

Gustavo de Campos Gustavo de Campos
Loading admin actions …

A relação do ser humano com as aberturas de suas casas é tão antiga quanto o hábito de morar. Num dos livros mais antigos do mundo, a Bíblia, as janelas são mencionadas de forma poética. Os olhos seriam as janelas da alma. Isso significa dizer que tudo de bom que temos em nós, a nossa essência, pode ser vista pelos olhos assim como todo o amor e afeto que existe dentro de um residência pode ser visto pela janelas. Mas nas casa isto representa ainda mais, pois a troca é de via dupla. Não apenas nos mostramos ao mundo através das janelas, mas também o experienciamos. O ar puro, os pássaros que voam até o parapeito, as correntes de ar e até mesmo a chuva que é por vezes inoportuna, podem ser vistos da janela. A canção já dizia: estou esperando na janela / vou falar do meu amor pra ela. A poética contida neste elemento de nossas casas vai muito além da mera abertura entre o público e o privado. Quantas vezes já não vimos nos filmes alguém olhando por uma janela enquanto a chuva cai e ela pensa em seu amor perdido? As janelas também são os olhos da casa.

Com tudo isso em vista, trazemos para você seis dicas que como adornar sua janela, por dentro ou por fora, e fazer com que ela atinja todo seu potencial, trazendo também você até ela de maneira a torná-la um espaço em potencial dentro dos outros cômodos. Venha conosco por estas dicas que farão, a partir de agora, você olhar para uma janela (e por uma janela) e encontrar poesia em cada um de seus vértices!

Cadeira

Salas de estar minimalistas por C95 ARCHITEKTEN
C95 ARCHITEKTEN

Privathaus bei Berlin

C95 ARCHITEKTEN

Ainda no tópica da leitura nos voltamos para uma situação mais típica dos países tropicais: a situação onde não há a possibilidade de fazermos um assento na janela. Desta maneira, podemos colocar cadeiras próximas à janela e criar um ambiente de leitura não menos especial. Não importa o tamanho da janela, a luz natural que entrará por ela fará com que essa cadeira se torne um dos pontos mais concorridos do ambiente!

Elementos essenciais para as janelas

As janelas, como todos os outros elementos padrão nas residencias, são constituídas por alguns elementos básicos e essenciais para que assim sejam definidas. Elas são basicamente uma abertura em meio a uma parede de vedação (quando não são a própria vedação) e, nessas situações, possuem um parapeito. A sua principal característica é o fato de permitir comunicação, física ou visual, entre o interior e o exterior de um espaço, seja ele uma sala de estar, cozinha, quarto, etc. 

Persianas e cortinas

As persianas e cortinas servem, principalmente, para evitar que a luz do sol, vento e chuva entrem em quantidade demasiada em um cômodo. Elas podem ser retráteis, móveis ou fixas, sendo capazes de cumprir estas funções anteriormente mencionadas das mais variadas maneiras. Para além das questões de eficiência também temos a questão estética, pois estes elementos dão uma cara diferente à janela e ao próprio ambiente.

Assento na janela

Um assento exatamente na janela pode ser tudo que um ávido leitor ou uma leitora querem na hora de pegar seu livro preferido. A luz natural que entrará pela janela aliada ao conforto de um gostoso assento faz dessa experiência um momento incrível. Este tipo de assento é mais comum nos países do hemisfério norte, onde, por causa do frio, as paredes tendem a ser mais grossas e ser um bom lugar para este tipo de coisa, mas também podem ser projetados nos países tropicais mediante um bom projetista.

Lâmpada

E se a luz natural na janela não for suficiente ou mesmo se quisermos ler durante a noite? Aí então podemos nos servir de lâmpadas próximas à janela. Seguindo o mesmo projeto da imagem anterior, este assento na janela projetado por Tom Kaneko oferece a opção de luminárias capazes de tornar este cantinho especial da casa um verdadeiro ponto de leitura e aconchego. 

Alternativas criativas

​PROJETO ARQUITETÔNICO FACHADA E INTERIOR DA RESIDÊNCIA PRUNER  (Fotos: Lio Simas): Corredores e halls de entrada  por ArchDesign STUDIO
ArchDesign STUDIO

​PROJETO ARQUITETÔNICO FACHADA E INTERIOR DA RESIDÊNCIA PRUNER (Fotos: Lio Simas)

ArchDesign STUDIO

Existem centenas de tipos diferentes de janelas. Podemos colocá-las rente ao chão, no meio da parede, no alto ou transformá-las na própria parede. Algumas são inclinadas e até podem ser pisadas, causando um efeito misto de prazer e euforia por dar um uso não comum para um objeto de nosso dia-a-dia. Mas é importante lembrar que estes vidros devem ser feitos especialmente para este uso, não sendo adequados qualquer tipo de vidro. Tendo estas informações em mente tudo depende da sua criatividade e ousadia!

Gostou de olhar por estas janelas? Então clique aqui e conheça este outro artigo.

Gostou das nossas dicas sobre as janelas? Compartilhe conosco a sua opinião!
Casas modernas por Casas inHAUS

Precisa de ajuda para projetar a sua casa? Entre em contato!

Encontre inspiração para sua casa!