6 dicas para ter um banheiro maior!

Gustavo de Campos Gustavo de Campos
Loading admin actions …

banheiro é apenas um lugar onde eventualmente vamos para fazer nossas necessidades, nos limparmos ou nos prepararmos para alguma festa, certo? Errado! Ele pode ser isso, mas também pode ser muito mais. O banheiro é um lugar onde podemos tomar um banho relaxante que irá tirar todo o estresse acumulado durante o dia-a-dia corrido da semana. Pode ser o lugar onde iremos nos olhar no espelho pela última vez antes de sair para uma festa onde encontraremos aquela pessoa especial. 

É  um lugar, portanto, que merece nossa atenção quanto a sua disposição, seu tamanho, seus elementos. No que tange a suas dimensões é sempre preocupante que ele seja por demais estreito ou exageradamente compacto, pois, nestes casos, podemos esbarrar em algo a cada virada e até mesmo nos machucarmos. Num lugar com tantos aparelhos elétricos, água e vidro é bom que não corramos este risco. Entretanto, as dimensões de nossas residencias diminuem cada vez mais e com elas o banheiro também diminui, causando muitas vezes uma sensação claustrofóbica, fazendo com que o tempo passado lá se torna não um prazer, mas um sacrifício.

Assim então fizemos este artigo. Nele existem seis dicas te ajudar a criar um banheiro maior e, consequentemente, um lugar mais agradável. Dê a devida importância ao seu bem estar e ao seu banheiro e venha conosco torná-lo um ambiente mais saudável e agradável para o corpo e a visão!

Escolha da cor das paredes

A escolha da cor das paredes de um banheiro é extremamente importante. Ela pode ajudar a esconder a sujeira ou a revelá-la de maneira que, quando limpo, ele pareça o lugar mais higiênico do mundo. Você também pode optar por usar nas paredes algumas pastilhas coloridas. Além delas trazerem diversas cores novas ao ambiente, elas também fazem com a sensação dentro dele seja de um espaço maior devido ao tamanho que cada uma de suas pequenas peças apresenta.

Opções de revestimentos para o piso

Os revestimentos de um banheiro podem ser muitos. Alguns optam por pequenas pastilhas de vidro no piso para dar a ideia de uma espaço maior, ou, como na imagem acima, revestimentos longilíneos capazes de expandir o banheiro em uma direção, normalmente a direção que carece de mais espaço. No exemplo da imagem acima o piso do banheiro foi revestido de madeira e as tábuas dispostas em uma única direção, fazendo com que o espaço se dilate e pareça maior aos olhos.

Use espelhos

Projeto Casa Moderna - Jorge Elmor: Banheiros modernos por Elmor Arquitetura
Elmor Arquitetura

Projeto Casa Moderna – Jorge Elmor

Elmor Arquitetura

Aqui está um truque tão antigo quanto os próprios banheiros! O tamanho físico de um banheiro é menos importante do que a sensação que temos do espaço quando ali estamos. Desta maneira, o espelhos atuam de modo a dilatar o ambiente e projetar a sensação de um espaço muito mais amplo. Na imagem acima podemos observar que espelhos foram posicionados em frente ao box do banho, o qual também conta com certo nível de reflexão. Isto resulta em um efeito de aprofundamento das dimensões no olhar e uma constante sensação de expansão.

Opções de iluminação

A escolha da iluminação vai depender muito do caráter do banheiro. Ele terá um tipo específico se for comercial, outro se for residencial e ainda outro se for residencial do tipo spa. A imagem acima, retirada de uma residencia projetada por Innenarchtektur, utilizada uma iluminação lateral capaz de diluir a parede na qual se encontra e fazer com que o banheiro se torne um lugar mais amplo, agradável e aconchegante. A iluminação atrás dos espelhos tem por objetivo fazer com que eles pareçam destacados da parede e causar o mesmo efeito de dilatação.

Luz natural

A luz natural é extremamente importante para qualquer ambiente e os banheiros fora, estranhamente, negligenciados nesse quesito por muito tempo. Vigorou por décadas a cultura de uma pequena janela no banheiro. Esta é uma escolha extremamente equivocada, pois a luz solar ajuda a eliminar algumas bactérias e micróbios, os quais tem o banheiro como lugar desenvolvimento. Um espaço arejado pelo qual entre luz e esteja associado ao banheiro é extremamente bem-vindo!

Olhe para as pequenas cubas

Uma das maneiras mas sábias de fazer com que um ambiente pequeno se torne maior aos nossos olhos é utilizar mobiliário diminuto nela. A relação entre o espaço físico do lugar e os elementos que nele se encontram trabalham a favor da percepção de um lugar mais amplo. Uma cuba pequena, como na imagem acima, pode tornar, por contraste, o seu banheiro um lugar mais espaçoso, portanto vale a pena dar atenção especial para estas peças que antes poderiam ser dispensadas por seu tamanho reduzido.

Se interessou por nossa dicas? Leia também este artigo e continue a busca pelo banheiro dos seus sonhos.

Curtiu nossas dicas? Compartilhe conosco as suas experiências e opiniões!
Casas modernas por Casas inHAUS

Precisa de ajuda para projetar a sua casa? Entre em contato!

Encontre inspiração para sua casa!