O guia essencial para escolher um lustre!

Gustavo de Campos Gustavo de Campos
Loading admin actions …

A iluminação artificial é um dos itens mais importantes em uma casa. Ela não é responsável somente por tornar os objetos visíveis durante a noite, é também parte de todo um sistema que ajuda a desenvolver mais facilmente atividades do dia-a-dia. As leituras feitas por um estudante ou mesmo o manuseio delicado da comida por parte de quem está responsável pela cozinha exigem uma visão apurada, a qual nem sempre pode contar apenas com a luz natural. Esta última é essencial em todo projeto e todas as aberturas da casa e superfícies reflexivas devem ser pensadas de modo que captem a maior quantidade possível, pois ela irá ajudar na economia da energia gasta na casa como um todo e também proverá uma visão muito mais acurada de tudo que se encontrar na residência.

A combinação de luz natural e luz artificial, quando bem equacionadas, é uma mistura imbatível. Esta última conta com uma série de elementos que a distribuem pela casa. Um desses elementos mais famosos é o lustre! Ele é um clássico que sobrevive a gerações e não aprece perder força na elegância de seu uso. Aqui mostraremos a você uma série de lustres nos mais diversos estilos para facilitar a sua escolha quando chegar a sua hora de ter um exclusivamente para você!

Simples

Um lustre simples e muito bem ajustado a qualquer espaço, principalmente aqueles em que este elemento não quer chamar atenção alguma. Na verdade, esta é sua especialidade. Ele está lá apenas para iluminar e não para ser o centro das atenções, assim como faz com a sala de jantar que podemos ver acima. Seu papel é passar quase despercebido e quando percebido ser apenas mais um elemento entre tantos outros, somando para a qualidade do ambiente sem ser o seu protagonista.

Extravagante

Sala de estar  por Andro Design
Andro Design

Faslamp Jelly Ceiling W

Andro Design

Este tipo de lustre é exatamente o oposto do anterior. Ele também cumpre a função de iluminar, mas essa é quase uma função extra para o seu verdadeiro papel: chamar atenção!. Ele é o centro das atenções nos ambientes em que se insere e não quer menos do que isso. Muitas vezes recebe auxílio de outras fontes de iluminação, se tornando quase que uma peça decorativa em meio ao espaço. É quase que uma peça de arte, uma escultura, assim como o que vemos na imagem acima projetado pela Andro Design.

Contemporâneo

Os lustres contemporâneos possuem uma variedade imensa de formas e tamanhos, bem como de materiais e capacidade de iluminação, sendo muito difícil definir exatamente o que é um lustre contemporâneo. Mas o que todos arquitetos e arquitetos concordariam em dizer sobre eles é que não são como os tradicionais, não s limitem ao que vemos em filmes antigos ou em museus. O lustre mostrado acima, por exemplo, se parece com um casulo e deixa a luz escorrer por seus canais, Uma obra de arte da iluminação.

Tradicional

Este é provavelmente o tipo mais apreciado de lustre, pois é o que mais conhecemos e aquele que primeiro nos vem a cabeça quando falamos de um lustre. O mas interessante sobre este clássico do design é a influência que ele tem em nossas mentes. Estamos muito acostumados a associa-lo com elegância e riqueza e as vezes esquecemos que ele pode estar ao nosso alcance, que ele pode também fazer parte do repertório de belezas de nossa própria casa.

Opulento

Sala de estar  por Muebles Carlos Pastor
Muebles Carlos Pastor

LÁMPARA TECHO 5 L

Muebles Carlos Pastor

Este é um lustre especial, ele chama atenção ao mesmo tempo que não interfere na paisagem visual de nossa casa. Ele é opulento, um lustre capaz de se mostrar e de ser apreciado por quase todos nós. Mas é importante dizer também que ele pode ser considerado como contemporâneo por suas formas que saem do que usualmente definimos como clássico. Independente de qual definição demos a ele, com certeza é um belo lustre que combina com uma casa moderna!

Eclético

Apartamento LJ: Quartos  por Gláucia Britto
Gláucia Britto

Apartamento LJ

Gláucia Britto

Os lustres ecléticos são aqueles que, como o próprio nome já sugere, tem por intenção ser aceito por todos os gostos, se dar bem com os mais variados estilos e se adaptar as mais variadas situações. Na imagem acima podemos ver, por exemplo, um lustre que é composto por diversas lâmpadas diferentes, soltas e quase independentes, formando um lustre adaptável ao gosto de cada um. Um verdadeira coringa na manga!

Gostou? Clique aqui e saiba muito mais.

Casas modernas por Casas inHAUS

Precisa de ajuda para projetar a sua casa? Entre em contato!

Encontre inspiração para sua casa!