Antes & Depois: Um velho moinho transformado em residência

Carolina Pelzer Carolina Pelzer
Google+
Loading admin actions …

Hoje, nós gostaríamos de mostrar para você, este projeto de Antes & Depois, que conta a história da transformação de um moinho antigo que foi construído no século 18. O  moinho Beerenbach, como é conhecido, é um dos quatro moinhos construídos no município de Eberstadt na região sul da Alemanha. 

Esse moinho passou por diversas mudanças até ser finalmente transformado em uma bela residência familiar. Primeiro, construído para ser um moinho de lã e tecido, em 1856 ele foi convertido em um moinho tradicional.  Entre 1924 e 1960 o espaço foi transformado em um restaurante. A estrutura foi recentemente comprada por novos proprietários, que procuraram pela ajuda profissional da arquita  Anja Thede, que transformou o velho moinho por completo, tornando-se uma residência confortável e aconchegante. Veja por você mesmo esse grande projeto de reforma! 

Antes: Telhado antigo e maltratado

Antes de se inciar a reforma, era essas as condições em que o telhado da casa se encontrava. As telhas estavam em péssimo estado e precisavam ser substituídas com certa urgência. Também podemos notar que os caixilhos era pequenos e não forneciam luz o suficiente para os interiores da residência. 

O alpendre

Construída em meio à floresta, a casa tinha um alpendre de telhas acrílicas que fornecia proteção nos dias de chuva e neve. A tentativa de proteger r e ao mesmo tempo manter o espaço iluminado, só pode ser com certeza de um ambiente que foi construção há muitos anos, devido a escolha de materiais, que hoje, são considerados ultrapassados. 

Madeira escura por toda a parte

A escada construída com madeira invernada, complementava quase todos os espaços no interior do moinho. 

Interior simples e escuro

O interior do moinho era simples e já havia sido previamente transformado. Com um mobiliário simples e ainda com suas características originais. Antes o interior era escuro  devido ao uso excessivo de madeira e à pequenas janelas que não forneciam suficiente luz natural. 

Mal organizado

O interior não era atraente! Como se pode ver, a falta de janelas de tamanho apropriado e de um mobiliário adequado deixava os ambiente, sem vida e com um aparência desorganizada.  

Direto dos anos 70

Nessa outra imagem, vemos como o uso de um mobiliário e decoração completamente antiquada pode deixar um ambiente sombrio e sem vida. 

Depois: Um exterior renovado

Essa imagem é chocante! A diferença entre o antigo telhado e esse, é simplesmente incrível! A Fachada lateral da residência ganhou um exterior completamente novo e agradável. O clima de frescor devido à aparência nova é indiscutível. 

Uma escada contemporânea

A escada ganhou características completamente diferentes, com o balaustre e o corrimão construídos em ferro, nesta versão apenas o piso é de madeira. 

O quarto

Por toda casa, é possível se ver apenas algumas vagas lembranças de que neste ambiente, um dia, existiu uma casa antiga. Esse é exatamente o charme dessa  propriedade! Nesse quarto, se pode perceber um acabamento repleto de revestimentos de alto padrão, porém à direita podemos observar a parede que foi propositalmente deixada em seu estado natural. 

Os traços contemporâneos e modernos se vê através do dossel em rosa pink, que foi feito de concreto e instalado sob a cama. A combinação entre traços novos e antigos transformam o ambiente em um espaço único e original.. 

Espaços integrados

Para beneficiar o convívio familiar o interior ganhou espaços amplos e integrados. Além disso, o formato da estrutura interior é único e diferenciado. Hoje, o espaço é completamente diferente – desde o acabamento das paredes até as claraboias que fornecem iluminação natural, transformando os espaços em ambientes repletos de luz. 

O banheiro

Assim como os demais cômodos da casa, o banheiro não poderia ser diferente! Moderno com um leve toque rústico, esse espaço é muito iluminado e charmoso. Além, da iluminação natural, este banheiro também possui pequenas luzes dricóicas em LED embutidas no piso, para realçar a parede de tijolinhos à vista. 

Vigas de madeira

A mudança radical ocorrida nos ambientes interiores ganham um toque rústico através do uso de grandes vigas de madeira maciça e pouco acabada. Na realidade, é como se a casa tivesse troncos de árvores que conectam o interior junto ao exterior. 

Em contato com a natureza

Como se pode ver, a transformação da casa permiti que seus moradores tenham um certo contato com a natureza, tendo maior qualidade de vida. A mistura de elementos como a madeira, tijolos e aço formam essa residência em um lar, moderno e um tanto industrial. 

Amplitude e minimalismo

Para dar uma nova vida ao interior desse velho moinho, a responsável pelo projeto, arquiteta alemã,  Ana Thede, acrescentou características minimalistas aos interiores. Grandes caixilhos substituem as antigas janelas, dando vivacidade e frescor aos espaços. 

O Projeto

O projeto consiste em um moinho que foi transformado em uma bela e ampla residência. No mesmo terreno havia uma casa que pertencia ao velho moinho, um estábulo e vários celeiros. Hoje, a estrutura foi restaurada e reconstruída se tornando um verdadeiro espetáculo de arquitetura de interior contemporâneo. 

Gostou desse artigo e quer ler outros como esse? Clique aqui.

O que você achou dessa transformação? Comente! 
Casas modernas por Casas inHAUS

Precisa de ajuda para projetar a sua casa? Entre em contato!

Encontre inspiração para sua casa!