Encontre a escada com o design certo para a sua casa

Gustavo de Campos Gustavo de Campos
Loading admin actions …

Como chegar de uma altura diferente para a outra? Como transpor níveis diferentes? Essas perguntas foram feitas assim que o ser humano começou a construir suas moradias, seus templos e outros edifícios. Temos hoje em dia uma infinidade de maneiras de resolver este problema: rampas, elevadores e etc. Mas as escadas permanecem como a maneira mais clássica e eficiente, principalmente para distâncias que não são exaustivas de mais para serem vencidas pelos degraus.

Entretanto, existe uma infinidade de tipos diferentes de escadas e é justamente esse grande número que pode vir a confundir você na hora de escolher qual tipo se encaixará melhor em um determinado cômodo de sua casa. A escolha pode ser equivocada e acabar com o projeto como um todo, levando a perda de espaço e ineficiência da própria escada. Para não incorrer nestes erros, nós fizemos uma lista com os principais tipos de escadas para que, desta maneira, você possa escolher a que melhor se adapta ao seu desejo e ter uma bela escultura em forma de escada e sua residência!

Escada em espiral

Corredores e halls de entrada  por Elia Falaschi Photographer
Elia Falaschi Photographer

CASTELLO CECONI – INTERNI

Elia Falaschi Photographer

A escada espiral é perfeita para ambientes apertados onde se deseje ter uma conexão com o pavimento superior (ou inferior). Ela tem um elemento básico que a difere das outras: possui um eixo ao redor do qual os degraus se posicionam fazendo a volta, culminando no piso em que se deseja atingir. Seus materiais podem os mais variados, mas deve-se sempre prestar atenção na largura dos degraus, pois eles tendem a serem menores conforme se aproximam do eixo.

Escada em loft

As escadas em lofts não são tão diferentes dos outros tipos de escadas. Na verdade a escolha delas, ao menos enquanto peça imóvel que vai ocupar o espaço, pode ser bem fácil, mas deve-se tomar cuidado com as características de seus materiais. Esse cuidado deve ser tomado porque os lofts geralmente tem grandes ambientes que podem ser vistos numa única tomada de olhar e isto irá incluir a escada, a qual deve estar em harmonia com os outros elementos do ambiente, assim como esta projetada pelo escritório de Brunete Fraccaroli.

Escada de vidro

Corredores e halls de entrada  por Celia Sawyer Luxury Interiors
Celia Sawyer Luxury Interiors

Fairways at the Bishops Avenue

Celia Sawyer Luxury Interiors

Elas são lindas, praticamente esculturas feitas para nos elevar e serem observadas. A insegurança que podemos vir a sentir ao andar por sobre uma delas é logo substituídas pela admiração que com certeza iremos guardar em nossos sentimentos. É impressionante como um material que a princípio é considerado tão frágil pode vir a constituir uma estrutura tão forte e bela!

Escada de madeira

Talvez o mais clássico dos tipos que aqui iremos apresentar. Você pode ver esse tipo de escada em todos os lugares que retratem casas mais antigas: filmes de época, seriados antigos e mesmo fotos de antiquários. Sua eficiência é absoluta, pois o material bruto pode ser tratado, evitando assim o aparecimento de cupins e outras pragas. Além disso, nada pode substituir sua majestade, sua imponência. 

Usando carpete nas escadas

Escritórios  por Zodiac Design
Zodiac Design

The Harry Potter staircase

Zodiac Design

O degraus das escadas não deixam de ser chão. Eles são, de certa maneira, pedaços fracionados do piso, fazendo com que sejam necessários cuidados semelhantes em relação a sua limpeza e manutenção. Então porque não utilizar carpetes nos degraus? Esses carpetes podem vir como continuações de carpetes maiores ou mesmo serem posicionados apenas na escada para evitar escorregões e acidentes do tipo.

A clássica escada de carvalho

Esse tipo de escada deriva de um outro tipo que já falamos anteriormente, a escada de madeira. Ela é também escada de madeira, mas a peculiaridade é ser feita de carvalho, uma madeira densa e extremamente resistente, com um estilo impecável e cor marrom clara, sendo basicamente um destaque entre as madeiras que podem compor o corpo de uma escada.

Combinando os corrimãos

Corredores e halls de entrada  por C7 architects
C7 architects

House Shoeman interior

C7 architects

Dentre os muitos elementos que podem compor uma escada, os corrimãos estão entre os que melhor podem ser trabalhados em busca de um design inovador ou algum estilo pessoal buscado. Eles podem ser quase como paredes, como o que vemos na imagem acima, ou serem meros filetes de madeira ou aço, buscando assim dar suporte e segurança para quem desce ou sobre as escadas.

Usando portões de escada para bebês e cachorros

As escadas, apesar de belas (praticamente esculturas, como já comentamos anteriormente), podem virar um instrumento muito perigoso em uma casa que contenha crianças pequenas e animais de estimação. Desta maneira, podem ser colocados pequenos portões em ambos os lados da escada com o objetivo de evitar que eles passem por ela, atravessando-os apenas com a supervisão de um adulto de maneira segura.

Gostou destas dicas? Clique aqui e continue a ler mais sobre o assunto.

O que achou de nossas dicas? Compartilhe conosco as suas opiniões.
Casas modernas por Casas inHAUS

Precisa de ajuda para projetar a sua casa? Entre em contato!

Encontre inspiração para sua casa!