Iluminação perfeita para a sala de estar

Larissa Monteiro Larissa Monteiro
Google+
Loading admin actions …

O projeto de decoração de uma sala de estar bonita e confortável está sempre conectado a um completo plano referente a iluminação. Para definir o plano de luz de forma eficaz e correta, é importante definir a disposição e o layout da sala de estar antes de qualquer outra ação. Com esses pontos definidos, fica bem mais simples e prático saber a melhor maneira de fazer a iluminação do seu espaço.

Alguns detalhes que parecem pequenos, como utilizar a lâmpada mais adequada para cada modelo de luminária ou lustre podem influenciar diretamente na aparência final que se vai obter. Quatro tipos de lâmpadas são os mais usados nas residências. São eles incandescentes comuns, halógenas, fluorescentes e LED. Além de cada um desses modelos ter suas vantagens e desvantagens, cada uma dessas lâmpadas funciona melhor em determinada decoração ou estética. 

A luz amarela, a luz branca ou luz colorida também têm grande influência em como a composição resultar. Algumas cores podem ser responsáveis por criar climas especiais ou sensações de paz e tranquilidade. Aqui, você ficará por dentro das informações e dicas sobre a iluminação ideal para as salas de estar. Confira!

Iluminação indireta

A iluminação indireta atua de maneira que a luz que incide na superfície e só depois é refletida, alcançando a seguir o local a ser iluminado. Este modelo de iluminação é responsável por criar um efeito aconchegante, além de ser menos óbvia e muito mais íntima.  A luz indireta pode ser posicionada em pontos no piso, no gesso ou no forro. A principal vantagem da luz indireta é que ela é suave e nada pesada, permitindo um maior controle do ofuscamento. Desta maneira, ela é uma das opções perfeitas quando a intenção é ter um clima aconchegante na sala de estar. Além disso, a iluminação indireta não gera problemas de calor em relação ao aquecimento do local. 

Luminária de teto

Sala de estar  por XETAI ALTZARIAK
XETAI ALTZARIAK

Lámpara Lightweight de Foscarini

XETAI ALTZARIAK

A luminária de teto é uma ótima possibilidade para salas de estar. Esta peça funciona perfeitamente para ambientes pequenos e também nos com espaço arejado. Além de complementar o décor, ela é uma ótima opção para destacar detalhes o mobiliário do cômodo, proporcionando aconchego e charme. Não ocupando quase nada de espaço no local, esta é uma das opções mais utilizadas para completar, clarear e levar luz para a sala. Este tipo de objeto pode ser produzido em materiais como aço, vidro e alumínio. Não é necessário deixar de lado o estilo da decoração no momento de escolher sua luminária de teto. Este artefato pode seguir diversos modelos de design. Basta achar um que seja adequado para o estilo de sua sala de estar.

De mesa

Em uma casa onde os moradores gostam de ler bons livros ou o jornal diário, uma iluminação adequada não pode faltar na sala de estar. Nos tempos atuais, muitas pessoas estão aderindo ao home office e para os adeptos deste estilo de vida, uma luminária de mesa faz toda a diferença. Pensar em uma decoração de sala de estar com elementos que facilitam a vida profissional é um fator indispensável. A luminária de mesa é um artigo marcado pela versatilidade e responsável por proporcionar luz direta onde ela é colocada. A peça pode ser fabricada em diversos formatos e materiais. As luminárias de mesa conseguem trazer um clima íntimo para as salas de estar e ainda decoram o ambiente com suas belas formas e cores.

De chão

Apartamento Sabará: Sala de estar  por Zemel+ ARQUITETOS
Zemel+ ARQUITETOS

Apartamento Sabará

Zemel+ ARQUITETOS

Nesta sala de estar projetada pelo escritório Zemel Arquitetos, encontramos um ambiente que segue um estilo vintage e campestre ao mesmo tempo. O mobiliário em madeira de Cerejeira traz um toque rústico e bucólico para o ambiente. Os quadros em tons esverdeados com elementos orgânicos oferecem um resgate à natureza. A escolha da luminária de chão para esta sala de estar foi em uma peça em metal. O design deste elemento tem um toque 1960's que proporciona um clima retro futurista. O contraste do metal prateado com a madeira envelhecida traz uma estética marcante e cheia de personalidade. 

Cor da luz

Sala de estar  por Thomas & Vines Ltd
Thomas & Vines Ltd

An electric blue flocked 8 lamp Jasmine chandelier

Thomas & Vines Ltd

As lâmpadas incandescentes consomem mais energia e são mais caras do que as fluorescentes, uma vez que elas duram até 20 vezes mais que as primeiras. Devido ao tipo de luz que projetam e a cor branca, não se aconselha colocar as lâmpadas fluorescentes em ambientes como quarto ou sala de estar. Elas funcionam muito melhor em ambientes como cozinha, banheiro, lavandeira ou escritório. Para uma sala de estar com clima agradável e tranquilo, utilize as lâmpadas incandescentes. Elas possuem um tom amarelado que deixa o ambiente mais suave e leve. As áreas que recebem bastante sol funcionam bem com as lâmpadas halogêneas, que são mais claras do que as incandescentes, mas mais aconchegantes do que as fluorescentes.

Iluminação direta

A iluminação direta funciona de forma que a luz incide de forma direta sobre a superfície em que ela estiver disposta. Este tipo de iluminação é muito comum nos escritórios ou salas de escolas, pelo motivo de facilitar a visão no computador e também na leitura. A luz direta é também muito presente quando se tem a intenção de destacar um quadro ou demais artigo decorativo. Os pendentes, luminárias de mesa e os abajures são os principais elementos encontrados dentro desta categoria da iluminação. A principal vantagem é justamente o poder de clarear de forma eficaz e prática, sem pesar na decoração. Uma das desvantagens deste tipo de iluminação, é que a luz direta pode ser cansativa depois de algum tempo utilizando-a.

Luminárias criativas

Sala de estar  por homify
homify

LOFT СВЕТИЛЬНИК ЛАМПА-СТРЕЛКА

homify

Saindo da linha das luminárias mais comuns ou tradicionais, as luminárias com design arrojado oferecem novos formatos, cores e materiais de forma que encantam os ambientes e ganham a atenção. A casa ganha um toque moderno e um charme à parte com o uso destas peças cheias de personalidade e estilo.

Bonitas, divertidas e únicas , elas são capazes de atender a todos os gostos, já que sua forma diferente de iluminar pode proporcionar novos efeitos e quebrar a seriedade das salas de estar. Além disso, usar uma luminária criativa é uma forma eficiente e funcional de criar uma decoração mais descontraída e jovem. Para Os modelos de luminárias criativas e alternativas podem ser confeccionados de formas artesanais e com o uso de materiais orgânicos, trazendo em um design delicado e romântico. Para mais dicas criativas referentes à iluminação, confira DIY: ideias criativas para a iluminação.

Quantidade de luz

Sala de estar  por OutSide BCN LED Lighting
OutSide BCN LED Lighting

Sala de estar / estudio

OutSide BCN LED Lighting

Variados pontos de iluminação em um cômodo nunca é problema. Além disso, alguns deles podem ser utilizados apenas quando se tiver vontade. Não precisam ficar necessariamente ligados todos juntos. Uma sala de estar que conta com um lustre de teto, uma luminária de mesa e uma iluminação indireta é um ambiente muito bem preenchido neste quesito. Contar com uma boa e vasta janela que ofereça iluminação natural é um toque extra para deixar o ambiente ainda mais confortável.

Você usaria quais tipos de iluminação na sua sala de estar?
Casas modernas por Casas inHAUS

Precisa de ajuda para projetar a sua casa? Entre em contato!

Encontre inspiração para sua casa!