por Uma Casa Portuguesa

Umidade em casa? Saiba todos os detalhes sobre como acabar com ela!

Rachel Grossman – Homify Rachel Grossman – Homify
Google+
Loading admin actions …

Apesar de nos planejarmos e comprarmos uma casa sonhando que tudo vai correr perfeitamente, nem sempre é assim! São milhares de detalhes e nem sempre é possível controlar tudo, como, por exemplo, um problema muito comum: a umidade. Seja por uma construção mal feita, seja pela geografia ou a localização, seja porque a casa está localizada numa zona muito úmida, seja pela ação do tempo, o problema é realmente um incômodo e pode tomar proporções maiores se não for resolvido rapidamente. 

Além da estética, a saúde também entra em jogo, já que os bolores podem causar diversas doenças respiratórias alérgicas. A estrutura da casa fica frágil e danificada – e as roupas, livros, móveis e outros itens podem acabar estragando também. O importante é sempre procurar manter a calma, porque as soluções existem, porém o investimento de tempo e dinheiro são necessários. 

O primeiro passo é entender que a umidade tem três possíveis causas: a condensação, a capilaridade e a infiltração. Cada uma delas atua de maneira diferente, nós vamos te ajudar com a solução caso a caso. Continue nos acompanhando!

1. Problema: condensação

  por Uma Casa Portuguesa
Uma Casa Portuguesa

Uma Casa Portuguesa – Ferraria de São João (Antes)

Uma Casa Portuguesa

Este é o tipo de umidade mais comum nas casas modernas, mas também pode acontecer nas moradias mais antigas. Quando o vapor de água que produzimos principalmente no banheiro ou na cozinha entra em contato com superfícies mais frias, ele condensa e forma gotículas de água que infiltram na casa. Os locais mais comuns são nos vértices das paredes e tetos e se transformam em manchas pretas ou marrons, como na foto. 

Solução: aposte no equipamento adequado logo de início

Muitas vezes só pensamos em tomar alguma providência quando a casa já está com as paredes escorrendo. Mas é claro que não é necessário chegar a este ponto para que a situação seja resolvida. A condensação vai aparecendo aos poucos e se forma de maneira mais sutil, mas também contínua.

Para poder tomar uma atitude a tempo, é melhor controlar a situação de maneira mais rigorosa, instalando sensores de umidade pela casa. Eles podem ser integrados com o sistema de ar condicionado ou funcionam como um desumificador, e ativam de maneira automática quando a umidade atinge níveis críticos. 

O orçamento está baixo? Opte por hirgômetros ou termo hirgômetros. Os equipamentos são mais baratos e você pode escolhê-los de forma que eles combinem com a sua decoração.

Outros equipamentos que ajudam a equilibrar a umidade

Alguns outros equipamentos do dia a dia também podem ajudar – e muito. Na cozinha, instale um exaustor e ele vai ajudar a impedir a condensação local. Já no banheiro, um extrator, umidificador ou um ventilador também reforçam a ação da janela.  Existem também outras ferramentas que funcionam com a ventilação regulada e captam o ar frio do exterior, aquecendo-o e injetando no interior da moradia. Esta tática faz com que a umidade seja extraída para fora da casa – não é barato, mas vale a pena!

Janelas sempre abertas

Abra janelas! Esta é a forma mais natural de conseguir uma grande ventilação e garantir que a luz do sol entre, evitando o crescimento de bolor e fungos nas paredes e no teto. Sempre existe um jeitinho de abrir mais janelas caso seja necessário – porém vale a pena lembrar que essa solução não é a mais garantida caso a umidade seja muito alta no interior da casa. 

Aposte em um ar condicionado moderno e poderoso

Os aparatos mais modernos contam com um sistema tipo split, que já contam com o aquecimento e a desumidificação do ar. Isso significa que, por mais que o investimento inicial seja alto, você vai ficar muito contente em ter um aparelho que cumpra todas as funções necessárias de climatização e temperatura. 

Atenção especial ao isolamento

Além de evitar que a umidade de fora entre na sua moradia, o isolamento também evita a perda de ar seco e quente do ar condicionado ou do sistema de aquecimento, mantendo a temperatura interior mais estável e impedindo a condensação.

A variedade de materiais para conseguir o isolamento térmico necessário é bem grande no mercado. Outra vantagem é que, atualmente, o isolamento pode ser instalado no exterior da moradia. Se você não pode fazer nenhuma obra na sua habitação neste momento, use algumas faixas de calafetagem. Mantas de lã de vidro no chão são altamente recomendadas – tapetes e carpetes também ajudam a isolar o ambiente. Mas lembre-se, este é apenas um detalhe que deve ser usado em conjunto com outros artifícios.

Revestimento termo cerâmico

Sabia que é possívelo isolar as suas paredes com algumas camadas de tinta? Claro, não estamos nos referindo a uma tinta qualquer, porém o revestimento termo cerâmico é a novidade mais frequinha no assunto isolamento e é aplicado como uma tinta. O isolamento ajuda a diminuir consideravelmente a umidade e suas paredes e tetos poderão ser recuperados!

2. Problema: umidade por capilaridade

Este fenômeno consiste na ascensão da água por pequenos canos ou capilares e se dá por conta de um isolamento pobre entre o chão e o terreno. A água passa para o solo e vai subindo pelo pavimento e pelas paredes, causando um estrago danado de até 1,5 m com manchas e danos na estrutura da casa. Descobra como solucionar! 

Solução: impermeabilize o pavimento

Quartos  por RenoBuild Algarve
RenoBuild Algarve

Remodelação de Interiores / Renovação de Interiores

RenoBuild Algarve

Quem mora em casa mais antigas conhece melhor este problema. A solução não é fácil, mas também não é impossível. Para estes casos, consulte a ajuda profissional e impermeabilize o solo da sua casa – existem diversos materiais: a cortiça projetada, módulos de plástico ocos, telas.. Mas só um especialista vai saber aconselhar o que é melhor para o seu caso. 

3. Problema: infiltração

  por Dogares

A umidade infiltrada pode vir do lado de fora da casa ou ter a sua raiz bem no interior da moradia. Se a infiltração for um problema externo, provavelmente se dá por conta de terraços mal impermeabilizados e resulta em rachaduras nas paredes e no teto. A culpa mais provável é que seja do encanamento, continue nos acompanhando e veja algumas soluções.

Arrume os danos das paredes e revestimentos

Casas rústicas por RenoBuild Algarve
RenoBuild Algarve

Renovação de Fachadas / Reparação de Fendas

RenoBuild Algarve

Aqui mais uma vez a ajuda do especialista é a escolha mais inteligente. A primeira coisa a se fazer é consertar todas as rachaduras externas e internas da parede. Se a estrutura tiver algum tipo de revestimento, não esqueça de inspecioná-lo regularmente e substitua tudo que estiver danificado. Outras soluções são a impermeabilização interior do betão, muros, etc. 

Quando reparar não for o suficiente…

Casas  por RenoBuild Algarve
RenoBuild Algarve

Renovação de Fachadas / Reparação de Fendas

RenoBuild Algarve

Se mesmo reparando com diversos artifícios a umidade persistir, a solução final é substituir todo o revestimento exterior e procurar por um material que seja mais adequado às condições, temperatura e geografia da sua casa. Tintas impermeáveis, placas de revestimento e muitas outras soluções estão presentes no mercado!

Não esqueça do teto

Varanda, alpendre e terraço  por Simple Taste Interiors
Simple Taste Interiors

Private Interior Design Project – Apartment Vila Sol Palmyra

Simple Taste Interiors

Mantenha sempre a atenção no estado do seu telhado ou terraço, procurando perceber se existem telhas partidas, vigas abauladas, telhas quebradas ou qualquer outro sinal de infiltração. Repare sempre que possível: os revestimentos danificados acabam liberando a entrada de água mas também a saída do calor, que agrava a situação. Dependendo de cada caso, considere a reforma total do terraço ou a substituição completa do telhado.

Não adie o problema

A ação do tempo vai agindo no encanamento, isso é normal. Quando um problema pequeno aparece, como um cano estalando, um ralo entupido ou a torneira pingando, procure consertar rapidamente e já verificar se estes não são os primeiros sinais de infiltração. Preste atenção no mau cheiro e nas manchas, porém fique atento (a) antes que a situação avance. 

Continue nos acompanhando e confira 10 armários de banheiro incríveis!

Casas modernas por Casas inHAUS

Precisa de ajuda para projetar a sua casa? Entre em contato!

Encontre inspiração para sua casa!