Ótimas ideias de edifícios convertidos em lofts

Tony Santos Arquitetura Tony Santos Arquitetura
Loading admin actions …

Os projetos arquitetônicos de lofts contemporâneos são inspirados no estilo de morar que surgiu em Nova York na década de 1970 mostrados e consagrados pelos filmes de Hollywood. Nesta época, velhos galpões e armazéns foram reformulados e convertidos em moradia para profissionais liberais, artistas, publicitários e executivos. Apesar da influência nova iorquina, os espaços dos lofts foram inspirados nos apartamentos da Cidade Radiosa, do arquiteto Le Corbusier, na década de 1920. 

Os lofts originais eram conhecidos por não possuírem paredes dividindo os ambientes, pelos mezaninos de madeira ou ferro e seus grandes elevadores de carga, além de pés-direitos altos, tubulações aparentes e grandes janelas. Porém, hoje em dia, o conceito de loft evoluiu e cada vez mais este conceito torna-se uma linguagem espacial e estética. 

Atualmente no Brasil, os espaços denominados como loft caracterizam-se pela integração espacial, ou seja, pela ausência de divisões tanto verticais como horizontais e pelo aspecto industrial, mesmo que não tenham servido como galpões ou armazéns no passado.

Homify convida você a apreciar algumas ideais incríveis de espaços convertidos em lofts ou inspirados neste conceito, que esbanjam funcionalidade, qualidades ambientais e estéticas.

Loft nova iorquino

Closets industriais por Slade Architecture
Slade Architecture

Greene Street Loft

Slade Architecture

Originalmente o conceito de loft visava a reaproveitar e readequar espaços então subutilizados para convertê-los em moradias baratas e dotá-las de qualidades espaciais e ambientais. Esta ideia de revitalizar espaços ociosos continua válida e recorrente nos dias atuais. Neste projeto, um antigo armazém foi transformado em um loft contemporâneo, cuja a variedade de materiais e o aspecto industrial se destacam.

Harmonia entre o velho e o novo

Quartos  por Slade Architecture
Slade Architecture

Greene Street Loft

Slade Architecture

No dormitório do mesmo projeto de loft nova iorquino, nota-se a convivência harmoniosa entre o novo e o velho. As colunas, as vigas de aço e o forro de gesso originais convivem em harmonia com os novos volumes, os planos de vidro, o painel de madeira e o projeto de iluminação.

Lost sensual

Neste projeto de loft sensual, as colunas e vigas metálicas do edifício original denotam a longevidade da construção. O projeto segue os preceitos originais de um loft, pois apresenta espaços sem divisórias, pé-direito alto e grandes janelas. Um novo piso de madeira, novas tintas, como o cinza das estruturas metálicas e da parede ao fundo e o branco predominante nas paredes e no forro, e novos elementos, como os tecidos também nas cores branco e cinza, expressam o novo caráter do ambiente e a personalidade de seus novos moradores. Um detalhe interessante é o afastamento das cortinas da parede, o que permite que elas, mesmo quando recolhidas para permitir o ingresso da luz natural, também ocultem os armários e estantes. 

Conversão de antiga loja em loft

Gabinete  por R3ARCHITETTI

Neste projeto uma antiga loja foi convertida em loft. Do edifício original restaram apenas as paredes de tijolos à vista pintados de branco. O novo espaço foi dividido em dois níveis, nos quais a área de trabalho e o dormitório ocupam o mezanino e a cozinha e o living room ocupam o nível térreo.

Loft japonês

Neste projeto a integração e a fluidez espacial, o pé-direito duplo, a ausência de divisões espaciais internas e a estrutura metálica aparente conferem ao edifício um aspecto e um estilo de morar de um loft.

Loft industrial

O conceito de loft representa um estilo especial de morar, no qual a continuidade espacial, altura mais generosa, a luz natural abundante que invade os ambientes por grandes aberturas, texturas de materiais antigos e a estética industrial proporcionam conforto, funcionalidade e expressam uma elegância única. Por aqui, este estilo de vida e esta estética industrial seduzem muitos brasileiros. Este projeto é uma interpretação fiel de loft industrial, explorando a combinação da textura dos tijolinhos aparentes, elementos metálicos, escada e tubulações aparentes, grandes aberturas e pé direito duplo.  

Linguagem estética e espacial

Embora este não seja um projeto de readequação de um antigo galpão industrial ou armazém, o conceito de loft inspirou a concepção estética e espacial deste living room, no qual o pé-direito duplo, a parede revestida de tijolos à vista, a porta metálica e as tubulações aparentes proporcionam aos usuários a experiência de habitar um verdadeiro loft nova-iorquino.

Já imaginou viver com muito estilo, sofisticação e conforto? Tudo o que voce precisa é de um loft!
Casas modernas por Casas inHAUS

Precisa de ajuda para projetar a sua casa? Entre em contato!

Encontre inspiração para sua casa!