Casas modernas por homify

A milagrosa renovação de uma casinha

Patricia Smaniotto – homify Patricia Smaniotto – homify
Google+
Loading admin actions …

Quantas vezes  já vimos casas tão deterioradas pelo abandono que temos certeza que nada, absolutamente nada, seria capaz de recuperá-las e, portanto, o seu destino certo seria a demolição total? Casas em que as paredes apresentam tristemente manchas escuras cada vez maiores de umidade, em que o limo já se espalhou pelos rodapés e pelas estruturas, em que o mofo torna o lugar inabitável, em que as goteiras e os vazamentos inviabilizam o uso da cozinha e dos banheiros? Casas em que a desolação é tanta que parece não haver a menor esperança?

Por incrível que pareça, muitos arquitetos conseguem ver o potencial debaixo de toda essa tristeza e degradação e aceitam o desafio de transformar casas deterioradas em moradas perfeitamente habitáveis e renovadas, dando a elas uma segunda chance de se tornar o lar de alguém. É o caso dos argentinos da Elvarquitectos, localizada em Rosario, que literalmente ressuscitou esta casa de 70m2. Um milagre que você vai ver no livro de ideias a seguir. Quem sabe ele não acenderá as suas esperanças de remodelar a sua casa, ainda que ela não precise de uma transformação tão radical?

1. Antes: a desolação

Casas modernas por homify

Desolação é a palavra que melhor descreve o estado desta casa de 70m2 antes da reforma. As infiltrações tinham tomado conta de áreas inteiras do edifício, danificando totalmente a pintura e provocando uma sensação de pleno abandono, provavelmente resultado de anos de falta de manutenção e cuidados. A imagem do banheiro mostra louças sanitárias e azulejos velhos e em mau estado, exigindo mudança total. Um diagnóstico da edificação foi realizado para verificar a extensão dos danos nas estruturas e também nos acabamentos e, assim, planejar a remodelação completa. 

2. Depois: fachada com volume

Casas modernas por homify

Depois da reforma, que incluiu o saneamento das infiltrações de água e o tratamento contra fungos, a fachada da casa mudou completamente. A porta de entrada antiga foi trocada por uma de metal, assim como a janela original, que se horizontalizou. Uma nova janela foi instalada na parede contígua à porta de entrada, assim como uma porta. A entrada recuou um pouco e a a volumetria inicial se ampliou, especialmente no teto. Toda a fachada foi pintada em tons de cinza, uns mais claros e outros mais escuros, destacando os volumes. Também o piso recebeu revestimento claro, que torna a área mais leve.

3. Jogo de alturas no design

Casas modernas por homify

projeto de reforma da fachada mostra um elemento importante e modernizador: o jogo de alturas entre os volumes ampliados na área do teto. O uso de cores em diferentes tons ajuda a enfatizar o contraste entre os ângulos, o que confere um design baseado em linhas puras e volumes destacados. O resultado é uma simplicidade sutil, que na verdade provoca uma atmosfera bastante refinada.

4. Decoração sob medida

Salas de estar modernas por homify

Na parte interna, os ambientes foram totalmente renovados após o tratamento contra mofo e a renovação da pintura; A decoração procurou otimizar ao máximo os espaços disponíveis, optando, por exemplo, por móveis feitos sob medida, feitos com laminados. A sala ganhou pintura amarela para dar vivacidade, a qual foi combinada com poltronas vermelhas. O piso claro e detalhes do mobiliário em branco favorecem a sensação de amplitude. Já no banheiro, a reforma foi total, com o revestimento de paredes, piso e box com granito claro, porta de vidro no box, espelhos na área da pia e faixas decoradas sobre a bancada.

5. Cozinha charmosa

Casas modernas por homify

A cozinha se tornou um lugar cheio de classe, com a escolha das cores branca e preta para o mobiliário. Na bancada em L da pia, os armários inferiores são em laminado preto, assim como os superiores, que ocupam toda a extensão e altura da parede permitidas pela coluna. Tem-se assim bastante área de armazenamento. A cozinha comporta ainda uma mesa branca para quatro lugares, cujas cadeiras são de plástico poroso. A pia fica sob uma janela, o que permite maior luminosidade na área de trabalho. A porta de vidro e metal que dá para a área externa também contribui para a maior claridade do espaço. 

Para outras dicas sobre cozinhas pequenas, leia este artigo

Qual é a transformação de que você mais gostou?
Casas modernas por Casas inHAUS

Precisa de ajuda para projetar a sua casa? Entre em contato!

Encontre inspiração para sua casa!