Cozinha gourmet no terraço: Cozinhas modernas por Célia Orlandi por Ato em Arte

Os segredos de uma cobertura duplex em São Paulo

Patricia Smaniotto – homify Patricia Smaniotto – homify
Google+
Loading admin actions …

Verdade seja dita, uma cobertura duplex não cabe na maioria dos bolsos. Justamente por isso tanta gente tem aquela curiosidade: como é uma cobertura duplex? Como o seu espaço é aproveitado? 

Uma cobertura duplex é nada mais, nada menos do que um tipo de residência em que o apartamento no último andar do edifício tem também direito de uso exclusivo da laje que o cobre. Esta área corresponde geralmente à área de um apartamento, ou seja, é bem grande.

Muitas são as alternativas de utilização dessa área, uma vez que os ambientes principais já foram criados na parte inferior, ou seja, no apartamento propriamente dito. Tem gente que prefere criar um amplo jardim, com direito à horta. Outras pessoas gostam de dispor de uma área de fitness, muitas vezes com uma piscina com vista para a cidade. 

Outros ainda dão prioridade a áreas de convivência, como cozinhas gourmet, churrasqueiras, salas de estar, salas de jogos ou TV. É este o caso desta bela cobertura duplex no Alto de Pinheiros, na capital paulistana. O projeto é de Celia Orlandi Por Ato Em Arte, escritório de arquitetura também localizado em São Paulo. 

1. Só para ter um gostinho

Antes de darmos um passeio mais demorado pela cobertura, vamos dar um pulinho no terraço. Ele é bem um resumo do que encontra em todo a apartamento: uma mistura bem sucedida de ambientes informais e até rústicos com outros mais modernos e até refinados. A pérgola em madeira nesse espaço protege áreas de convivência como a sala de jantar, onde uma bela mesa e bancos de madeira maciça se destacam, e a bancada da cozinha gourmet, em que arrojadas cadeiras rosa recebem amigos para conversar e beber durante o preparo das refeições.

2. Hall descontraído

A entrada da casa já dá o tom: o aparador e o piso em madeira prenunciam aconchego, enquanto a escultura de parede em azul turquesa descontrai o ambiente, em que árvores ornamentais também dão seu toque de cor. A escada para o piso superior é pintada de branco, deixando o espaço mais leve e clean.

3. Sala de estar moderna

A sala de estar aposta em linhas e cores modernas. Enquanto o sofá, o tapete e as mesinhas de centro têm cores mais discretas, as poltronas laranja e as almofadas amarelas conferem vitalidade ao espaço. A madeira volta com tudo no aparador sob a TV e no carrinho que, atrás do sofá, serve de bar. As linhas sinuosas do gesso branco no teto e a forma helicoidal da escada criam movimento no ambiente, que tem iluminação planejada e uma bela luminária de piso em metal. As paredes, como no hall, são em um cinza cimento, que traz modernidade ao espaço.

4. Sala de jantar compacta

Continuação da sala de estar, a sala de jantar é compacta, com mesa estreita e de linhas sinuosas e cadeiras com encosto de couro preto. A madeira é o material da mesa e das cadeiras, assim como da estante com nichos assimétricos que se acopla à mesa. A parede é revestida por material em tons de cinza, que combinam com as cadeiras escuras e conferem ao espaço uma sóbria elegância. Os objetos decorativos na estante complementam um ambiente bastante refinado e intimista.

5. Quarto sóbrio e despojado

A sobriedade da sala de jantar também aparece no quarto de casal, onde os tons neutros, de terra, comandam a decoração. A cabeceira de madeira vai de um lado a outro da parede ao fundo da cama, mas é complementada por outra, mais estreita, de couro almofadado, que serve de encosto. O conjunto é mais tradicional, com mesinhas laterais em madeira e detalhes como vaso e cinzeiro de prata. Por ser despojado, o quarto ganha mais relevo com as luminárias suspensas em metal, único item com linhas modernas. 

6. Quarto vintage

Neste outro quarto, os tons neutros continuam nas paredes e roupas de cama, mas são iluminados por detalhes em branco. Um deles é a cabeceira de cama com trançado em relevo, que faz par com o lustre de cúpula quadrada branca da mesinha lateral. Esta mesinha, o aparador e a mesinha ao fundo têm estrutura em branco que contrasta alegremente com o tom ocre das gavetas, em uma releitura vintage.  

7. Home office na medida

O home office do apartamento mantém os tons de terra, mas mais vibrantes. Novamente, uma estante em madeira escura resolve o problema do armazenamento de livros e papéis, enquanto a mesa estreita no mesmo material tem dimensões perfeitas para abrigar o computador e outros eletrônicos, além de comportar duas cadeiras. Enxuto, bonito e sólido.

8. Cozinha luminosa

Ao contrário do resto da casa até aqui, a cozinha se destaca totalmente pela claridade: bancadas, armários inferiores e superiores, piso, paredes – tudo é branco ou claro. Com exceção de um armário de portas pretas e de objetos coloridos no alto dos armários, que dão um toque alegre ao espaço. Em L, a cozinha teve todo o seu espaço bem aproveitado e ainda conta com uma ampla janela que filtra a luz natural.

9. Área de lazer ao ar livre

Pois então chegamos ao piso superior, onde foi construída uma ampla área de lazer ao ar livre. Debaixo da pérgola de madeira maciça, uma sala de estar com confortáveis sofás e poltronas fica de frente para a vista da cidade – isso quando não se está vendo TV no grande aparelho que repousa em um aparador de madeira. Toda a volta recebeu plantas e arbustos para dar aquela sensação inigualável de natureza. É o espaço perfeito para reunir os amigos e familiares para a final de um campeonato de futebol!

10. Cozinha gourmet completa

Aqui vemos a cozinha gourmet que acompanha aquelas lindas cadeiras rosa da primeira imagem. Ampla, a bancada branca tem cooktop, armários e gavetas. Atrás dela, mais bancadas, equipamentos, geladeira – para não precisar buscar ou fazer nada na cozinha do apartamento. Dá para cozinhar e colocar a conversa em dia, tudo ao mesmo tempo!

11. Lavabo não pode faltar!

Para essa festa toda que se pode fazer neste terraço pergolado, é preciso prever tudo. Por isso, foi pensado um lavabo supermoderno e compacto para que ninguém precise sair correndo para o andar de baixo. Touché!

Para outras dicas sobre lavabos, leia este artigo.

Qual é o seu ambiente preferido?
Casas modernas por Casas inHAUS

Precisa de ajuda para projetar a sua casa? Entre em contato!

Encontre inspiração para sua casa!