por Olivier Olindo Architecte

Reforma total: antes e depois de uma cozinha muito ultrapassada

Marina Mantovanini – Homify Marina Mantovanini – Homify
Loading admin actions …

Se você está cansado de sua cozinha atual e precisa de alguns bons conselhos para renová-la, não perca este livro de ideias com um interessante antes e depois de uma antiga cozinha. Este ambiente faz parte de um apartamento em Paris – uma cozinha de apenas 12 metros quadrados muita negligenciada e com um estilo bastante antiquado. Depois de uma transformação total feita pelo arquiteto Oliver Olindo, é o local perfeito para receber amigos e familiares. Ficou curioso com o resultado? Confira aqui!

Antes: uma cozinha sob medida sem encanto

Esta é a cozinha antes da chegada de nosso especialista. Era uma estrutura completamente de alvenaria, que se desenvolveu apenas no formato horizontal, sem a aplicação de elementos especiais. Além de claramente negligenciada, a pouca funcionalidade do espaço é evidente, principalmente, por conta da presença de algumas prateleiras sem grande utilidade.

Armários de cozinha para perder o fôlego

Cantos vazios

Em geral, o espaço é vazio e escuro, praticamente o pior lugar para passar um tempo com a família. Há muitos cantos sem utilidade. Há três janelas que iluminam o ambiente, e ainda assim não é suficiente para dar vida para a área. Os azulejos também que revestem tanto chão com o balcão e os gabinetes precisam ser mudados.

Cantos preciosos

A parede oposta à porta de entrada consiste em um canto vazio reservado para a geladeira. Uma coluna fechada e protegida por uma porta de fole é usada como uma despensa, enquanto que no centro, na área sob janela, uma pequena e inútil pia. Em suma, os espaços precisam ser redistribuídos e repensados de uma forma mais racional… você não acha?

As plantas baixas para comparar

Aqui estão os dois projetos da renovação. A imagem da esquerda mostra a cozinha antes da reforma, enquanto que é possível ver todas as alterações na imagem da direita. Como podemos ver, o tamanho do ambiente permaneceu o mesmo e mesmo assim a transformação ficou incrível! Curioso? Venha com a gente para ver o que realmente mudou!

Depois: um novo olhar

Cozinhas modernas por Olivier Olindo Architecte
Olivier Olindo Architecte

Nouvelle cuisine – Vue d'ensemble 01

Olivier Olindo Architecte

É possível dizer que é outra cozinha, não é? Mas não! Os azulejos brancos, felizmente, desapareceram, e em seu lugar encontramos elementos em madeira mais modernos e elegantes. Ao mesmo tempo, um estilo contemporâneo de molde puramente minimalista tomou conta da cozinha. O mobiliário branco tornou o ambiente mais luminoso.

Otimização do espaço

Cozinhas modernas por Olivier Olindo Architecte
Olivier Olindo Architecte

Nouvelle cuisine – Vue d'ensemble 02

Olivier Olindo Architecte

Todos os espaços foram consideradas úteis e transformados em áreas funcionais. Perto da porta da frente, por exemplo, onde antes era um espaço vazio, agora é ocupado por coluna dedicada aos fornos. Sua cor é preta, mas esse contraste é agradável e dá dinamismo para o recinto. 

Espaço útil

A parede ao fundo passou por uma grande mudança. Primeiro, onde antes havia a pequena pia existe agora abriga a máquina de lavar louça… um grande salto para uma cozinha antiga e sem estilo! 

Surpresa!

Você só precisa abrir uma porta e lá está a nova geladeira! Uma ideia brilhante que não vai criar um caos no ambiente. Não se esqueça, na verdade, que em pequenos espaços é importante manter uma certa limpeza visual, caso contrário, o local vai ficar muito saturado.

Ficou inspirado para reformar a sua cozinha? 
Casas modernas por Casas inHAUS

Precisa de ajuda para projetar a sua casa? Entre em contato!

Encontre inspiração para sua casa!