SOLICITAR ORÇAMENTO

Número incorreto. Por favor, corrija o código do país (+55 para o Brasil), código da cidade ou número de telefone.
Ao clicar em 'Enviar', confirmo que li os Política de privacidade e aceitei que a minha informação será processada para responder ao meu pedido.
Nota: Poderá anular seu consentimento enviando email privacy@homify.com com efeito futuro

O charme do estilo escandinavo

Gabriela Lobianco Gabriela Lobianco
Loading admin actions …

A escandinava é a região do norte da Europa que abrange os países da península-escandinava: Dinamarca, Suécia e Noruega. Por vezes, acrescenta-se a Finlândia, as ilhas Feroé e a Islândia como parte integrante, já que não existe fronteira política definida, ora incluindo, ora excluindo, os países vizinhos. Terra de origem dos povos germânicos e dos Vikings, foi constantemente despovoada e desprovida de fauna e flora terrestres ao longo do tempo. 

Justamente por estar no meio do Círculo Polar Ártico, possui um inverno extremamente rigoroso, gélido, longo e escuro. Assim, preservar a luz solar é uma necessidade primordial dos povos que habitam esse território. A partir disso, o conceito da decoração escandinava baseia-se principalmente nas condições climáticas dessa área do planeta. Surgiu no princípio do século XX, criado pelo desenhista Carlo Larsson, que usou as características dos artesanatos regionais e da paisagem local para compor o design de interiores. 

Esse estilo combina o tradicional com o moderno priorizando a paleta de cores e a organização da casa. Confira nossas dicas para transformar o seu lar num cantinho com influências do décor escandinavo. 

Predomínio Claro

O branco é o carro-chefe desse tipo de decoração. Afinal, o principal objetivo é atrair e manter o máximo de luz natural para dentro dos espaços. E, cores claras, retém e aumentam a reflexão da luz no interior dos cômodos. O degradê de cores neutras e suaves também é muito utilizado, seja no piso, paredes, cortinas ou tipos de móveis. Esse estilo ainda flerta com a decoração japonesa que segue a linha minimalista e simples. Percebe-se no exemplo da foto que a mobília está mais próxima do nível do chão, típica abordagem do design nipônico. 

Mesclas

Apesar da preponderância de tons claros, as nuances de cinza e preto complementam o visual. Para quebrar a monotonia, utiliza-se acessórios em cores vivas, como cortinas, almofadas ou manta para cobrir o sofá da sala de estar. A ênfase do ambiente concentra-se nos enfeites e adornos artesanais da localidade. Assim, os materiais e as texturas provêm da natureza e da geografia da região. 

Claridade

Banheiros  por homify

O destaque para a luz também é acumulado com grandes janelas, tetos altos e habitações espaçosas. Cerâmicas, vidros e alumínio complementam quaisquer cômodos, como o banheiro da foto. A porcelana ligeiramente curvilínea combina com a arquitetura reta e limpa, característica do estilo. Os quadros encostados na parede e não pendurados, também faz parte dessa temática que prioriza o look relaxado e descontraído.

Comer, comer

Cozinhas  por Paszkiewicz Design
Paszkiewicz Design

Kuchnia w domu nad jeziorem w Miłomłynie

Paszkiewicz Design

A cozinha agrega todo o espírito de decoração já descrito. Além disso, itens de alumínio e vidro dão um toque sutil de modernidade ao espaço. Você pode misturar elementos vintage ao ambiente ou acrescentar cores vivas para dar um up e afastar o tédio. Entretanto, dê prioridade à funcionalidade do ambiente, preservando eletrodomésticos e móveis, como mesa de jantar, bem distribuídos e organizados na dimensão da cozinha. Outras ideias de cozinhas podem ser acessadas no nosso banco de dados

Pequenos espaços

Escritorio Suite: Quartos  por fpr Studio
fpr Studio

Escritorio Suite

fpr Studio

O ambiente tem a ilusão de ser mais espaçoso devido a composição de cores e linha minimalista. A predominância do branco e dos tons mais claros deixam o lugar mais clean e iluminado. O estilo neutro ganhou vivacidade com os detalhes de madeira que fazem toda a diferença. Esse conceito foi projetado pela equipe da Ravaglia & Philot Arquitetura

Para crianças

O quarto infantil ganha uma gama de cores mais abrangente para compor o ambiente. Mesmo assim, os móveis são bem distribuídos e trazem o estilo mais artesanal – seja na decoração da parede , nos bibelôs ou na madeira empregada. A dica desse exemplo é a lousa de giz em formato de casinha de brinquedo, item lúdico e moderno. Além do tapete multicolor de tonalidade clara para manter o ambiente light

Que tal se inspirar nas ideias do estilo escandinavo?
Casas  por Casas inHAUS

Precisa de ajuda para projetar a sua casa? Entre em contato!

Encontre inspiração para sua casa!