Banheiros modernos por Студия дизайна Interior Design IDEAS

7 soluções geniais para um banheiro pequeno e sem janelas

Nicole Nunes – homify Nicole Nunes – homify
Loading admin actions …

banheiro é o ambiente mais utilizado em nossos lares. Talvez não seja onde passemos mais tempo, mas sem dúvidas é onde entramos e saímos mais vezes. Além disso, um copo d'água e banheiro é o mínimo que podemos oferecer as nossas visitas. Portanto é importante ter um lavabo em casa, assim o conforto é muito melhor quando temos mais gente em casa. No entanto, um banheiro a mais significa um espaço extra, o que nem sempre temos.

O livro de ideias de hoje reúne 7 banheiros pequenos e sem janelas para te inspirar a criar um pequeno lavabo em casa, com ótimas soluções e decoração. Confira a seguir!

1. Improvisar um espaço da casa

Banheiros sem janelas têm benefícios e potencialidades que você pode descobrir com um pouco de criatividade. A privacidade que eles oferecem é inigualável e realmente transforma seu banheiro em um retiro relaxante longe de tudo. Este banheiro tem uma sensação de glamour acolhedor e discreto, as janelas não são necessárias aqui.

Uma ideia é adaptar uma área da casa para torná-la em lavabo, mesmo que sem janelas. Mesmo que pequeno e estreito, nas mãos de nossos arquitetos, até um corredor pode se transformar em lavabo!

2. Utilizar superfícies brilhantes

Para que o design seja impressionante, é necessário planejar a iluminação apropriada, de forma que faça seu ambiente resplandecer. E para isso, nada melhor do que optar por revestimentos brilhantes.

A cor do seu banheiro pode ter um grande impacto na luminosidade, fazendo com que ele se sinta aberto e arejado. Escolha tons de tinta mais claros, pois as cores mais escuras absorvem a luz. Pastéis são sempre uma ótima opção para o banheiro, e é ainda melhor se não houver fonte de luz natural. Uma parede com revestimento brilhante, também pode ajudar o ambiente a se sentir mais amplo e confortável.

Pode-se utilizar o brilho de certos materiais como a cerâmica nos acessórios sanitários, como o vaso e a pia. O mármore e os azulejos são uma ótima opção de acabamento para o piso e paredes. Já para a decoração e toques finais, materiais como vidro e espelhos são seus melhores aliados!

3. Iluminação vertical

O maior problema com um banheiro sem janelas é  a iluminação adequada. O primeiro passo para melhorar seu banheiro é encontrar a iluminação perfeita. Iluminar sobre ou ao redor do espelho é uma obrigação, mas se seu banheiro for pequeno, você pode querer considerar outros espaços para adicionar pontos de luz, como sob armários e arandelas de parede. Você também pode considerar adicionar uma luminária decorativa.

A iluminação é a chave de espaços fechados. Como o ambiente é pequeno, deve-se procurar uma iluminação abundante para criar a sensação de amplitude, e como neste caso estamos tratando de banheiros sem janelas, recomendamos experimentar a iluminação vertical.

O projeto a cima conforma diferentes áreas através da iluminação, dando protagonismo a diferentes pontos do lavabo. O efeito final é especial e elegante, que faz com que os usuários sintam-se bem vindos e confortáveis. As cores escuras utilizadas neste exemplo pedem que a iluminação se distribua ao longo do ambiente, mesmo que seja leve e mais quente.

4. Espelhos

Os espelhos fazem com que os ambientes pareçam maiores e mais iluminados. Seus efeitos visuais duplicam os espaços e refletem a luz, fazendo com que uma simples lâmpada ilumine muito mais.

Para ajudar a distribuir a luz em torno do seu lavabo sem janela, é recomendável incluir mais de um espelho. A chave para isso é colocar os espelhos de modo que eles reflitam a luz ao redor do ambiente com facilidade.O lavabo deste projeto é compacto, mas parece espaçoso. O esquema branco fresco torna a necessidade de janelas redundante, há muita luz neste ambiente elegante!

Para um efeito ainda melhor em relação a dimensão do lavabo, instale o espelho horizontalmente ao longo de toda a parede, ou ainda em duas peças que se encontrem na esquina. E para que o banheiro seja melhor iluminado, colocar o espelho logo abaixo ou ao lado da fonte de luz vai fazer toda a diferença – nunca em frente as lâmpadas, pois a iluminação gerada pode tornar-se incomoda. 

5. Desenhos leves

Banheiros rústicos por P+0 Arquitectura
P+0 Arquitectura

Narigua House

P+0 Arquitectura

Para aproveitar bem um espaço pequeno, as linhas leves e minimalistas são uma ótima opção. Isso porque os desenhos lineares e móveis flutuantes aproveitam melhor a área e determinam uma decoração elegante e estilosa.

Mesmo com espelhos e iluminação, um banheiro desordenado pode torná-lo mais escuro e menor. Tenha cuidado para não adicionar muitos elementos decorativos em seu banheiro sem janelas. Mantenha as superfícies da bancada do banheiro limpas, adicionando uma decoração mais minimalista. Os melhores lugares para adicionar arte, arandelas ou outra decoração de banheiro estão na parede. Tenha em mente que o que você pendurar deve ser resistente à umidade do ar.

O exemplo acima conta com pia e vaso flutuantes e um design inusitado, assim mesmo com os acabamentos mais simples o banheiro fica impressionante e moderno.

6. Agregar espaços

Quando o espaço é limitado, não podemos desperdiçar nem um centímetro. E ainda que não seja possível aumentar a área, podemos adicionar zonas de armazenamento em espaços pouco utilizados. Por exemplo, instalar estantes sob a bancada da pia ou abrir nichos na alvenaria.

Incorpore pontos de cor com dispensadores de sabonetes e outros acessórios de vaidade. Toalhas contrastantes também é uma ótima maneira de adicionar cores fortes ao seu banheiro. Transmite uma sensação de glamour acolhedora e discreta, janelas não são necessárias.Uma paleta simples e acessórios mínimos fazem este banheiro sentir-se elegante e luxuoso. As paredes são revestidas com madeira que reflete a luz lindamente. Isso faz com que o espaço pareça maior, e talvez até um pouco mais atraente.

Ainda, o uso de materiais naturais como a madeira e a pedra também ajudam a tornar o banheiro em um ambiente confortável e aconchegante. Tais materiais têm uma textura interessante e dinamismo único.

7. Cores contrastantes

Quando a ideia é usar menos objetos decorativos, então as peças que compõem o espaço devem desempenhar o papel de decorar. Para tal, pode-se utilizar acabamentos texturizados e cores contrastantes como o preto e branco. Como alternativa, também é possível aplicar outras cores, desde que haja uma cor neutra e outra vibrante. Para criar uma atmosfera divertida, o recomendado é utilizar cores alegres, enquanto que tons escuros e fechados tornam os ambientes mais sérios e elegantes.

Banheiros escuros podem parecer uma escolha incomum para este ambiente, mas o acabamento nas paredes traz luz a essa cor rica e profunda. Este espaço minúsculo – e distintamente sem janelas – é terminado com um belo esquema de iluminação e pisos de mármore. Que pequeno sonho de luxo!

Confira mais truques para banheiros pequenos!

Ventilação forçada para banheiro sem janelas

apto cobre/blue: Banheiros modernos por Casa100 Arquitetura
Casa100 Arquitetura

apto cobre/blue

Casa100 Arquitetura

O exaustor é uma das soluções para banheiros sem ventilação. O exaustor de banheiro funciona como um dissipador de ar, fazendo com que o ar seja renovado dentro do ambiente. Uma ótima solução principalmente para pequenos banheiros de apartamento.

Decoração de banheiros pequenos

Apartamento na Pompeia, São Paulo: Banheiros modernos por Liliana Zenaro Interiores
Liliana Zenaro Interiores

Apartamento na Pompeia, São Paulo

Liliana Zenaro Interiores

Banheiro é umas das partes da casa que mais possuem detalhes em sua decoração, e por isso, merecem uma atenção maior na hora de elaborar um projeto. Para mais inspiração como estas que você viu aqui, confira também nosso artigo com 50 grandes ideias para decorar banheiros pequenos.

Gostou das dicas? Deixe um comentário!
Casas modernas por Casas inHAUS

Precisa de ajuda para projetar a sua casa? Entre em contato!

Encontre inspiração para sua casa!