Toque oriental: sua casa no estilo japonês

Gabriela Lobianco Gabriela Lobianco
Loading admin actions …

arte do Japão é milenar, sendo base de inspiração para a cultura ocidental até os dias de hoje. Por muito tempo sofreu influência de criações chinesas. Mas a partir do século IX foi delimitando suas regras e tomando independência do vizinho asiático. A pintura e a caligrafia têm papel fundamental no tipo de expressão artística do país. Aliados ao budismo, principal religião, e um cenário político conturbado, a produção foi ganhando força e se perpetuando além das fronteiras do Oriente. 

No campo da decoração, segue o equilíbrio zen do seu povo, com ênfase no minimalismo, valorizando o espaço e mantendo o essencial em sua concepção. Balanceando a vida moderna e os princípios da filosofia tradicional, esse tipo de décor está sempre se renovando, buscando uma versão mais moderna e contemporânea dos seus ideais. 

A beleza e a sobriedade dos cômodos, de um jardim ou da casa com a temática japonesa, nunca sai de moda. Seja com acessórios ou com ambientação completamente inspirada nessa tendência, aprenda como levar a elegância, a funcionalidade e a tridimensionalidade desse design de costumes para dentro do seu lar.

Cores Vivas

Home Theater CASACOR: Salas multimídia asiáticas por Arte do Rizo
Arte do Rizo

Home Theater CASACOR

Arte do Rizo

Apesar de seguir uma linha clean, esse tipo de decoração também comporta cores vivas, flertando com acessórios futuristas e equipamentos eletrônicos de última geração. A abundância de itens de alumínio e vidro ainda acrescentam um toque moderno. Normalmente, o ambiente tem menos elementos, utilizando-se melhor do vão entre os móveis. Entretanto, você pode mesclar os símbolos nipônicos em um cômodo com um conteúdo que segue uma linha asiática, como exemplificado na foto.

Divisórias

Kanketsu, no idioma local, significa simplicidade. Assim, a vertente japonesa se desfaz de adornos desnecessários, mantendo a linha moderada. Esse tipo de ambiente traz harmonia, proporcionando momentos de tranquilidade e bem estar para o morador. Materiais como madeira, bambu, algodão, linho e papel de arroz são primordiais na elaboração dos aposentos. As portas deslizantes de madeira e papel são conhecidas como shoji e fusuma, e fazem parte da arquitetura básica de qualquer casa do Japão. 

Outra versão

Os biombos também têm a função de separar ambientes, bem como as portas de correr. Podem ser utilizados em diversos cômodos, seja para delimitar espaços, esconder imperfeições ou criar ilusão de intimidade. Iki, no japonês, quer dizer requinte sem excessos. Nesse sentidos, o nicho de separação traz classe e funcionalidade. 

Na altura do chão

Sala de estar  por Allnatura
Allnatura

Futon-Schlafsofa Sagano

Allnatura

Comumente, a elevação dos móveis distribuídos é baixa. Um deles é o futon, uma espécie de colchão tradicional da cama japonesa. Também muito utilizado como sofá, são baixos e feitos de algodão, lã ou material sintético. Para a sala de jantar ou estar, usa-se o kotatsu, uma mesa baixa, quase ao nível do chão. E, como assento, espalha-se almofadas, conhecidas como zabuton.

Tapete

O tatami, tipo de piso tradicional, não somente serve para praticar artes marciais. Aproveitando-se do seu material macio, é possível dar um toque de estilo para o seu quarto ou para a brinquedoteca das crianças. De vários tamanhos, também pode ser usado como tapete embaixo da mesinha de centro ou no chão do banheiro. 

Cerâmicas

A culinária do Japão é extremamente rica e diretamente ligada à história do país. O porcelanato e aparelho de jantar nesse estilo são acessórios indispensáveis. Curvilíneos, de cores clássicas como branco ou preto, também podem ser amadeirados. Nesse mesmo sentido, a cerâmica é uma arte muito cultivada pelos japoneses. Decore sua sala, quarto ou banheiro com vasos de argila ou material sintético. 

Ofurô

A hora do banho é um momento para relaxar e tirar as impurezas do dia do seu corpo. Ofurô significa banheira em japonês e serve para banhos de imersão, que a pessoa fica totalmente submersa dentro da água. Acomodam mais de uma pessoa e trazem tranquilidade e calmaria. Abuse da iluminação natural instalando janelas grandes no seu banheiro e entre no clima zen dessa tendência.

Gostaria de dar um ar oriental para o seu lar?
Casas modernas por Casas inHAUS

Precisa de ajuda para projetar a sua casa? Entre em contato!

Encontre inspiração para sua casa!