por Naharro

10 pisos que você pode colocar no seu quintal hoje mesmo

Sirlene Sales Sirlene Sales
Loading admin actions …

Uma das grandes diferenças entre ter casa ou apartamento é que a casa necessita de cuidados com a área externa. De fato é maravilhoso ter um espaço com um jardim ou área de festa para usufruir com exclusividade, só para você, a família e amigos. Mas esse luxo vem acompanhado de uma verdadeira obra extra. Esse espaço também demanda uma estrutura, que inclui a escolha de piso para área externa.  

As opções existentes no mercado são muitas, e por isso mesmo é que a escolha deve ser cuidadosa. Então, antes de ir para as lojas fazer pesquisa de preço, você deve avaliar a situação do terreno, o destino que será dado para essa área, o clima típico da região, se tem crianças ou animais de estimação, entre outros fatores.

Esse planejamento antecipado contribui para que você escolha um revestimento externo realmente útil, que satisfaça suas necessidades por muitos anos. Afinal, se você tem uma casa própria, já sabe que a manutenção do imóvel vai ser mais um de seus compromissos todos os anos. E nada melhor do que garantir um custo-benefício elevado para não se incomodar com mais obras em um curto período de tempo.

Sabendo de tudo isso, a intenção desse livro de ideias é apresentar para você 10 opções de piso para quintal, as características de cada uma delas e dicas de uso para facilitar a sua escolha. Veja quais são.

1. Grama sintética

A grama sintética começou a ser usada em campos de futebol, mas devido à sua praticidade, não demorou para que começasse a fazer parte de projetos residenciais. Se você gosta do visual de um belo gramado verde, mas quer ter praticidade, um quintal com grama sintética tem tudo para ser a escolha perfeita.

Esse piso é feito a partir do material chamado polietileno virgem, que é um material sintético de ótimo custo-benefício, resistência, durabilidade, antiderrapante, antiabrasivo e com aspecto muito similar à grama natural. Com esse material são feitos tapetes para serem colados nas superfícies desejadas.

Entre as vantagens da grama sintética estão o fato de ela poder ser instalada sobre superfícies irregulares, que tenham obstáculos – pois pode ser recortada – e, claro, o fato de não precisar cortar nem se preocupar com ervas daninhas crescendo por todo lado durante muitos anos.

Além de tudo isso, há diferentes alturas de grama sintética para escolher, de acordo com o seu gosto e necessidade, que vão, basicamente de 10 a 30 mm de altura. Para os jardins e quintais são mais indicados os tapetes de 30 mm.

Ela pode ser instalada sobre concreto, contrapiso, piso asfáltico, cerâmica e pedra lisa. Porém, não há como instalar grama sintética na terra porque ela precisa ser colada, e a terra não permite esse procedimento. Nesse caso deve-se fazer uma preparação do solo por meio de uma limpeza, compactação e colocação de brita ou cascalho. Depois sim, pode instalar a grama sintética.

Ela já vem com sistema de drenagem da água e a limpeza pode ser feita com água e sabão, igual a de um piso comum. Para finalizar as vantagens, você mesmo pode fazer a instalação, basta ter capricho e paciência para seguir o passo a passo de cada fabricante.

2. Pedra São Tomé

A pedra São Tomé é uma das mais comuns para ser usada como piso para quintal barato, especialmente em áreas com piscina. É uma opção com ótimo custo-benefício, pois é antiderrapante, absorve muito bem a água, tem alta resistência e é antitérmica, não ficando extremamente quente com a incidência do sol.

É possível escolher a pedra em diferentes cores e formatos para combinar com o estilo do seu quintal. Além disso, por ser uma pedra nacional, tem um bom custo, ficando em torno de R$20 o metro quadrado para o tipo de corte em caco, como nesse da imagem. Mas os preços variam muito conforme a região e o profissional que escolher para instalar.

3. Deck de madeira

Varanda, alpendre e terraço  por Naharro
Naharro

TERRAZA NAHARRO SHOWROOM

Naharro

A madeira faz com que qualquer ambiente se torne mais acolhedor. O seu uso pode ser adaptado em pisos ao ar livre, basta fazer um bom tratamento com verniz para que ela não absorva a água e fique mais resistente às intempéries. 

Um deck de madeira no quintal pode ser a base para criar um cenário de relaxamento e descontração, oferecendo conforto e segurança, pois é antiderrapante. Decorar essa área com sofás confortáveis em madeira, ferro ou vime são as escolhas mais comuns, mas a criatividade não tem limites, então basta você gostar desse tipo de piso para fazer a sua área externa ficar linda com um deck.

4. Pedras de rio

As pedras de rio são aquelas arredondadas, de textura suave e com diversas tonalidades e tamanhos. Elas valorizam o ambiente com um acabamento muito simpático e descontraído, concedendo-lhe uma atmosfera de pura tranquilidade e frescor.

Mas as pedras de rio soltas como piso rústico para quintal são mais indicadas caso você queira colocar detalhes no paisagismo, pois não é tão confortável caminhar sobre elas, além de acumulares mais sujeira, que não é tão fácil de limpar. Ficam especialmente bonitas caso você tenha uma fonte para, de fato, simular um rio no seu quintal.

Porém, existe a possibilidade de serem presas no piso, formando desenhos diferenciados, e nesse caso são mais seguras e confortáveis para ter na área externa. O preço das pedras colocadas varia bastante, mas se for comprar pedras soltas sai mais em conta. Você pode comprar por quilo e simplesmente espalhá-las na área desejada.

5. Cascalho solto

Essa imagem mostra um ambiente descontraído e intimista, com uma atmosfera muito agradável. A partir de elementos naturais, como bancos de madeira rústica, vegetação e, claro, o piso de cascalho solto, temos um ambiente extremamente decorativo, com o belíssimo acabamento da iluminação suave.

A textura rústica e natural do piso de cascalho solto é muito atraente, além de ser um grande aliado do jardim, porque impede ervas daninhas no gramado, além de permitir uma boa drenagem.

Assim como a pedra natural solta, você só precisa comprar uma quantidade necessária de acordo com a metragem do seu espaço e depois aplicar, o que faz ter um bom custo-benefício. Mas fique atento ao conforto e segurança, pois pode não ser a melhor opção para crianças e animais de estimação.

6. Paralelepípedo e intertravado

Jardins  por Rimini Baustoffe GmbH
Rimini Baustoffe GmbH

Mönch Nonne Halbschale Teja Curva

Rimini Baustoffe GmbH

O piso para área externa feito de paralelepípedo tem a particularidade de ser muito resistente, não é à toa que ainda é usado em muitas ruas por onde há grande circulação de veículos. É uma opção esteticamente atraente quando bem instalada, formando desenhos e utilizando cortes específicos para ficarem com visual mais delicado, sem a brutalidade das pedras de rua.

Assim como a pedra São Tomé, o paralelepípedo é antiderrapante e absorve toda a água que cai sobre ele. Então é uma opção segura e que inclusive pode usar na entrada da garagem.

Uma outra sugestão, que não é natural, mas que também segue essa linha de encaixe de pedras é o piso intertravado, aquele muito usado em praças e calçadas. Ele é feito de pequenos blocos de concreto que são assentados sobre uma camada de areia, depois são nivelados e compactados. É uma opção sólida, resistente e com alta durabilidade.

7. Grama e madeira

Morar Mais por Menos 2015: Jardim  por Fadel Arquitetura
Fadel Arquitetura

Morar Mais por Menos 2015

Fadel Arquitetura

Aqui está um modelo de piso barato para quintal, caso você queira manter uma grama natural e deixar um estilo bem rústico. Sobre o jardim com gramado podem ser colocadas peças de madeira utilizadas na indústria como carretel para fiação. São fáceis de conseguir e deixam uma estética única ao quintal.

Não só pelo visual, a função dessa opção é poder ficar na área externa mesmo após uma chuva, sem ter que pisar na grama molhada e sujar o calçado. Mas lembre-se que, assim como o deck, deverá impermeabilizar as peças de madeira para que não apodreçam ou rachem em pouco tempo.

8. Argila cozida

Rústico e natural, o chão de barro cozido alcança um estilo de caráter nostálgico, pois é um dos mais antigos já feitos pelo homem. É feito com massa de argila e água que primeiro é seca depois cozida em forno para então dar forma aos pavimentos. Por conta da grande pressão a qual a argila é submetida, acaba conferindo muita dureza, então é uma opção resistente de piso barato para quintal.

9. Borracha

Terraços  por WARCO Bodenbeläge
WARCO Bodenbeläge

Gemütlicher Garten

WARCO Bodenbeläge

O piso de borracha tornou-se uma alternativa prática e moderna, tendo ganhado muitos adeptos. As placas são muito fáceis de serem instaladas, além de ser bastante barato em comparação com outros materiais.

Um dos fatores que faz esse tipo de piso para quintal ser muito atraente é a suavidade e a sensação agradável ao andar descalço sobre essa estrutura. Então, é uma ótima opção para quem tem crianças, pois ele amortece impactos. O mais interessante é que serve como um isolante tanto de frio como de calor, é lavável e pode-se escolher entre diferentes cores e desenhos.

10. Micro cimento suavizado

Esse material é um revestimento para pisos já instalados, exceto a madeira ou pisos deformáveis. Ele se destaca pela limpeza visual que confere ao ambiente onde é instalado, além do fato de ser muito resistente e impermeável.

Oferece uma suavização da textura do piso e pode ser encontrado em diversas cores. É recomendado para áreas úmidas por conta da impermeabilização, tem alta resistência aos raios UV, é resistente ao fogo, não forma fissuras, não deixa marcas de emendas e é de simples manutenção. Mas necessita ser instalado por profissionais colocadores de piso para o resultado adequado.

E então, qual desses pisos combinaria mais com o seu jardim?
Casas modernas por Casas inHAUS

Precisa de ajuda para projetar a sua casa? Entre em contato!

Encontre inspiração para sua casa!