homify 360°: Casa de férias no interior de São Paulo

Carolina Pelzer Carolina Pelzer
Google+
Loading admin actions …

Impossível resistir o charme da residência que estamos prestes a mostrar para vocês. Construída no interior de São Paulo, esse projeto eleva o conceito de casa de férias. Ao redor da propriedade o que se pode ver é o rico cenário que valoriza ainda mais o projeto. 

O escritório de arquitetura Reinach Mendonça se dedicou para que este projeto fosse diversificado com traços retos e contemporâneos. Além de uma linda vista de paisagem rural a casa possui um estilo totalmente atual. Muito ampla, a casa foi construída em um terreno que possui 966 metros quadrados de área construída.  

A equipe responsável pelo projeto desenvolveu uma planta que se mesclasse junto à paisagem circundante de uma maneira aberta, sendo assim, a casa tem varandas que dão acesso à piscina  e as áreas de convivência e lazer. 

O projeto beneficia o convívio familiar e o bem estar, fornecendo todo o conforto e liberdade possível para se aproveitar ao máximo o período de descanso.

O Exterior

Construída em betão, a casa também possui uma longa varanda alicerçada com pilotis. Os espaços são amplos e arejados e representam a mais nova tendência em construção civil – a combinação entre o concreto exposto, a madeira e o vidro. 

Fachada e área social

Todas as varandas da residência  são voltadas para a área de lazer. Com um jardim espaçoso e parcialmente coberto por um gramado e piscina.  A área de lazer foi localizada na frente da residência realçando o design externo.  O lado sul da casa concentra toda a área de acesso e circulação. Além disso se pode perceber uma rica volumetria que fornece uma característica única ao projeto. 

Revestimento exterior

A fachada principal da casa foi construída com apenas três tipos de revestimento: concreto exposto, madeira e aço. A piscina complementa o design exuberante para essa exclusiva casa de veraneio. 

Cercada por uma paisagem rural

Por outro lado, a parte da casa que se vira para o lado norte, tem uma bela paisagem rural com montanhas e morros da região. Essa parte da planta é ampla e aberta com muitas janelas de vidro que facilitam acesso para as áreas de lazer. 

Pilotis e betão

A combinação de materiais utilizados tornam a atmosfera um tanto industrial. As janelas possuem painéis de treliça que permitem privacidade e ao mesmo tempo iluminação e filtragem de luz. 

Interior iluminado

Como falamos na imagem anterior, os espaços privados ou interiores da casa tiveram o seu exterior revestido com painéis de treliça. Assim, a quantidade de luz pode ser filtrada e ao mesmo tempo dá mais privacidade entre o que se passa no interior e exterior da casa. 

Banheiro com traços clássicos

Uma casa dessa dimensão não poderia ter um banheiro diferente – amplo, elegante e minimalista! O piso do banheiro foi revestido com mármore travertino e a pia foi feita com o tradicional mármore branco. A madeira e o vidro deixam o revestimento do ambiente mais rico e completo. A  banheira estilo vitoriana realça o design do banheiro tornando o espaço um verdadeiro mini spa. 

Longa e espaçosa

Como podemos ver, a casa possui o interior super espaçoso com um tamanho de quase 1000 metros quadrados. A estrutura da planta resulta em concreto e muros revestidos com acabamento em pedra. Os dormitórios se encontram no piso superior, onde a madeira  laminada predomina, sendo o principal material utilizado como acabamento. Na fase de construção também foram incluídos materiais piso termoacústico.

Privacidade em seu interior

Como já mencionamos em uma das imagens acima, o painel de treliça permite uma maior privacidade mas ao mesmo tempo deixa que luz natural penetre o interior da casa. Apesar de fechado, os espaços interiores continuam iluminados e repletos de claridade e ar fresco. 

Clima contemporâneo e industrial

O clima contemporâneo com ar industrial se dá devido aos traços retos com design limpo e se contrastam contra a paisagem rústica. Os materiais como a madeira, o aço e o concreto exposto também contribuem para essa característica.

A lateral

Como se pode perceber – a casa possui ângulos retos e um formato quase simétrico, com exceção do seu telhado. 

Terreno com vista panorâmica

A proposta da planta foi criar um design para o piso superior que consistisse em um andar com uma estrutura de madeira pré-fabricada com um leve telhado de metal. O projeto foi cuidadosamente analisado para que a planta não tivesse que sofrer alterações devido ao declive do terreno. 

O que você achou desse projeto?
Casas modernas por Casas inHAUS

Precisa de ajuda para projetar a sua casa? Entre em contato!

Encontre inspiração para sua casa!