por Cucine e Design

Uma viagem no tempo: 6 cozinhas com azulejos clássicos

Eduardo Prado – homify Eduardo Prado – homify
Google+
Loading admin actions …

O azulejo é uma das peças mais clássicas na decoração da cozinha. Com uma infinidade de cores e texturas, este tipo de revestimento é muito importante para compor a personalidade do espaço. Além disto, as peças em cerâmicas trazem a vantagem de serem facilmente limpas, o que facilita bastante a faxina neste ambiente que, embora de pouco espaço, traz um grande conjunto de elementos que pedem limpeza delicada.

Hoje, viajaremos em um tapete de azulejos rumo ao passado. Visitando espaços com decorações clássicas, de peças até mesmo desgastadas, veremos algumas soluções criativas que, embora tenham sido perdidas ao passar do tempo, são especiais no exercício de trazer encanto aos olhos.

Siga conosco nesta jornada a séculos anteriores e confira o motivo de, desde sempre, a cozinha ser um dos espaços mais belos do lar – ainda que o conceito de beleza tenha sido radicalmente modificado ao longo dos anos.

Afivele os cintos, siga conosco e inspire-se!

1. Mosaicos azuis ao longo do balcão

Os mosaicos com azulejos são ótimos para compor criatividade e charme na cozinha. Utilizando um mesmo tom de cor é possível alcançar ideias que valorizam os detalhes na decoração. 

Neste projeto, a cor azulada das estampas compõe beleza, elegância e toque moderno ao balcão e backsplash. A escolha foi ótima, já que a cor dos elementos aparece muito bem no cenário da pequena, mas bem iluminada cozinha. 

2. Com inspirações na Idade Média

Arte  por La Fleche Design
La Fleche Design

Ceramica riproduzione

La Fleche Design

No início do século XX a decoração com inspirações europeias e, mais precisamente, portuguesas, eram comuns na maioria das habitações no país. Temas coloridos com paisagens, mapas medievais e cenários compostos com traços finos e infantis, eram presentes em decorações internas e externas. Neste detalhe, o desenho colorido desgastado traz um mapa de navegação utilizado na Idade Média. A presença deste desenho que atravessa décadas tem o poder de nos fazer viajar no tempo.

3. Combinando com o piso

O tom terroso era muito comum nas decorações domésticas do meio do século XX. Elas proporcionam aconchego, elegância e, em algumas composições, até mesmo requinte. 

Neste projeto, por exemplo, a combinação entre o azulejo que reveste o conjunto de balcões e o piso é ótima. A combinação traz unidade visual e se destaca muito bem entre o cenário de paredes brancas.

4. Inspiração no século XIX

Esta cozinha é, certamente, uma forma muito prática de nos fazer viajar à décadas anteriores. Elegante com mosaicos brancos e detalhes verdes, o planejamento do espaço traz toques modernos com o fogão embutido e, ao mesmo tempo, rústico, com o fogão a lenha ao lado. A complementação com o balcão de pedra foi perfeita.

5. Com cores vibrantes

Estampas coloridas em mosaicos criativos são ótimas para deixar a decoração mais vibrante e alegre. Neste detalhe, temos o revestimento de idade centenária que ainda marca com beleza os detalhes coloridos na cozinha rústica.

6. Toque de charme

Por fim, chegamos a esta belíssima composição inspirada entre os anos 70 e 80 e ainda muito comum em habitações de pessoas mais velhas que resistem às mudanças. O conjunto de balcão em L é funcional para que as atividades do dia a dia sejam as mais confortáveis possíveis. O toque de cores neutras no mobiliário e piso, são ótimos para promover acolhimento. Os revestimentos de cor azul nas paredes com detalhes criativos reforçam o charme do espaço.

De qual cozinha você mais gostou?
Casas modernas por Casas inHAUS

Precisa de ajuda para projetar a sua casa? Entre em contato!

Encontre inspiração para sua casa!