Terraços  por LLACAY arquitectos

8 erros fatais que você deve evitar ao criar um pátio

Patricia Smaniotto – homify Patricia Smaniotto – homify
Google+
Loading admin actions …

Se você quer desfrutar plenamente de um pátio, quintal ou jardim, precisa dedicar seu tempo e atenção em duas fases imprescindíveis: o planejamento e a manutenção. Na fase de planejamento, é fundamental definir as áreas de lazer, os locais e os tipos de plantas, os locais e os tipos de mobiliário, o tipo e os pontos de iluminação, as formas de rega e escoamento, o tipo de piso ou gramado, os pontos de instalação elétrica e de gás, a presença de equipamentos como churrasqueira ou piscina, e assim por diante. Na fase de manutenção, as preocupações se voltam a questões como, por exemplo, as formas de proteger e fazer durar mais o mobiliário, o cronograma de regas e podas, o tratamento de pisos e coberturas de madeira, a limpeza das áreas e dos móveis, entre outras coisas.

É, no entanto, muito comum que se cometa erros, especialmente na fase de planejamento, que são os mais graves, já que significam refazer tudo ou se contentar com o problema. Assim, vale muito a pena dar atenção redobrada a essa fase para se evitar dores de cabeça no futuro. Neste livro de ideias, apontamos 8 erros fatais que você deve evitar a todo custo no planejamento ou manutenção do seu pátio, quintal ou jardim. Com certeza, você vai poupar muito trabalho e gastos ao levá-los em consideração!

1. Qualidade dos móveis

Você adora móveis de madeira e vai colocar alguns na área de lazer. Tudo bem desde que os móveis sejam tratados contra as intempéries e fiquem debaixo de uma cobertura. Sol direto, chuva, pó, tudo isso desgasta as peças e você já ouviu a máxima o barato sai caro, não? O ideal mesmo é que você escolha móveis adequados para a exposição em exteriores – e, mesmo assim, deve cuidar deles regularmente para que não fiquem sujos, risquem ou percam o brilho. 

2. Quantidade e tamanho dos móveis

Não ceda à tentação de encher o espaço com móveis, pois ele acaba ficando atravancado e parecendo menor. Também evite móveis grandes. Prefira poucos móveis em um tamanho adequado ao espaço, de preferência móveis próprios para jardins, quintais, pátios ou varandas. Lembre-se que, em algumas ocasiões, nas quais se prenuncia tempestades e grandes ventos, talvez seja necessário colocar para dentro de casa os móveis da área de lazer. Se forem muito grandes e pesados, vai ser difícil carregá-los e encontrar um canto para eles. 

3. Estilo dos móveis

Jardins modernos por Earth Designs
Earth Designs

Party garden in Sevenoaks, Kent

Earth Designs

Ao comprar móveis para o pátio ou jardim, não se esqueça de considerar o estilo daqueles que já existem no local. Tente refletir se os móveis novos e os antigos combinam entre si e vão formar um todo homogêneo e harmônico ou se vão brigar uns com os outros. Dê atenção a todos os detalhes, especialmente as cores e os materiais. Se já tem alguns móveis mais rebuscados dos quais não pretende abrir mão, procure compô-los com móveis mais discretos e linhas mais puras e simples. 

4. Sistema de escoamento da água

Isso é algo de que muita gente se esquece: o sistema de escoamento da água das chuvas ou da limpeza da área. É fundamental que esse sistema seja estabelecido ainda na fase de planejamento para que não seja preciso quebrar paredes e pisos depois. Lembre-se que a água que é usada para regar as plantas pode correr por caminhos errados se não houver os dutos apropriados para coletá-la. Com isso, a água pode até inundar o pátio ou quintal, danificando móveis e encharcando plantas e gramado. 

5. Dimensões problemáticas

Na hora de planejar a área de lazer, tenha na cabeça claramente o que pretende ter nela. Evite as dimensões problemáticas, como as desta piscina que toma todo o espaço disponível e não deixa lugar para mais nada. Nada impede que se atenda o desejo das crianças por uma piscina, mas nesse caso um tanque quadrado ou redondo de tamanho menor seria suficiente e deixaria espaço para cadeiras e espreguiçadeiras. Ou então o local poderia ser utilizado para uma churrasqueira e mesa de refeições, na qual várias pessoas poderiam confraternizar. 

6. Plantas certas

Jardins modernos por Terra
Terra

Jardin de Flores

Terra

Antes de sair escolhendo as plantas de que mais gosta para o seu jardim, convém consultar um especialista que o oriente na escolha e nos cuidados. Geralmente, as plantas mais adequadas são aquelas nativas da região, que já estão acostumadas com as condições climáticas e de cultivo. Pode ser que você não tenha muito tempo para regas e podas e, nesse caso, precisa de plantas que deem menos trabalho. É preciso considerar várias coisas na área antes de fazer o plantio, como a qualidade da terra e a incidência de sol. Portanto, pesquise! 

7. Manutenção negligenciada

A manutenção do jardim é fundamental para que ele esteja sempre bonito, vivo e saudável. O calendário de regas, podas e mudas deve ser levado à risca, para que você não acabe com um jardim como o da imagem ao lado, onde não se sabe mais os limites dele. Do mesmo modo, a manutenção dos equipamentos do pátio ou quintal – piscina, área de estar, área de churrasqueira, deck – deve ser feita regularmente. Esteja sempre atento à parte elétrica e hidráulica, à limpeza de todos os itens, ao estado de pisos e paredes.

8. Iluminação deficiente

Jardins modernos por Forest Eyes Photography
Forest Eyes Photography

A contemporary Surrey garden

Forest Eyes Photography

Pátios. quintais e jardins são espaços que, nos dias de primavera e verão, são muito convidativos. Portanto, deve-se lembrar de se instalar neles uma iluminação apropriada para as noitadas de confraternização com familiares e amigos. Assim, será possível estender a diversão do dia para o jantar, para o jogo de tabuleiro, para a conversa solta das noites quentes. Velas e tochas também são opções românticas e simpáticas.

Para outras dicas sobre jardim, leia este artigo

Qual é a dica que você acha mais importante?
Casas modernas por Casas inHAUS

Precisa de ajuda para projetar a sua casa? Entre em contato!

Encontre inspiração para sua casa!