SALA DE JANTAR: Salas de jantar modernas por Matheus Menezes Arquiteto

Como decorar a sala de estar com plantas

Eduardo Prado – homify Eduardo Prado – homify
Google+
Loading admin actions …

Contar com plantas na decoração do lar vai muito além do simples adorno natural. As plantas são ótimas para deixar o ambiente mais equilibrado, amenizam a sensação térmica e acústica dos ambientes e ainda são excelentes como atividades terapêuticas no cuidado do dia a dia. 

Ver uma planta crescer e florescer embelezando ainda mais o lar é, sem dúvidas, um sentimento especial. E é por isto que hoje trouxemos algumas dicas especiais para quem deseja contar com estas pequenas na organização da sala de estar. Abaixo, navegaremos entre projetos belíssimos desenhados pelo talentoso arquiteto Matheus Menezes, de Aracaju (SE), onde a escolha de canteiros, pequenos vasos e até mesmo um jardim tropical foram parte da composição escolhida.

Por isto, junte-se a nós neste Livro de Ideias leve e natural e perceba como as plantas podem deixar o seu lar ainda mais inspirador!

Defina os locais a serem utilizados

Ao decidir pela utilização de plantas na decoração, o primeiro passo é definir onde estarão organizados os canteiros e vasos para abrigá-las. Lembre-se de que a iluminação natural é fundamental. Ainda que a iluminação com lâmpadas seja bem distribuída, o ideal é contar com o alcance da luz do dia ao menos por algumas horas.

Canteiros poderão ficar ótimos junto às paredes, bem como vasos sobre a mesa de jantar. O ideal é equilibrar e harmonizar a decoração com cada nova escolha.

Utilize os cantos das paredes

Canteiros junto às paredes podem funcionar perfeitamente para dar espaço às plantas. Jardineiras com desenhos simples e linhas amplas, na mesma cor da parede, são boas soluções em caso de dúvida. Lembre-se de que é necessário proteger e impermeabilizar o local onde as plantas serão coloridas. A limpeza cotidiana é imprescindível para o visual estar sempre agradável.

Escolha espécies que se adaptem ao interior da casa

Existem inúmeras espécies de plantas que se adaptam mais facilmente ao interior do lar. Entre elas, suculentas, cactos, musgos, pequenos arbustos e outros. A escolha deverá ser feita de acordo com o espaço e a disponibilidade de cuidado. Embora algumas plantas sejam bem fáceis de serem cuidadas, elas ainda demandarão limpeza e adubação periódica. Estes cuidados são essenciais para valorizar a presença delas na decoração.

Decore com jardim vertical

Jardins verticais são modernos, não ocupam espaços e oferecem efeitos belíssimos à decoração. Seja com o uso de painéis, como na imagem, ou com quadros verdes – onde todo o espaço da parede é preenchido com plantas, esta ideia trará, sem dúvidas, leveza, harmonia, e bem-estar ao local a ser decorado.

Utilize cristais para ramos e flores

Se a ideia de contar com canteiros ou jardins verticais não está disponível, outra solução agradável é ter conjuntos de cristais com ramos de flores para enfeitar a sala. Uma dica excelente para os ramos e flores viverem mais é adicionar 1/2 limão, 2 colheres de chá açúcar cristal e 2 colheres de chá de vinagre branco em 1 litro de água. Corte as hastes no sentido diagonal e adicione esta mistura no local a ser utilizado como vaso. Desta maneira, a beleza das plantas irá perdurar e sua decoração ficará sempre agradável. 

Dê um toque tropical

Para dar um toque mais alegre e vibrante à sua sala de estar, aposte plantas de origem tropical, que têm o caule e folhas mais alongadas e são presenças mais marcantes no espaço. Grandes vasos posicionados nos cantos da paredes, próximos à TV ou próximos às janelas são algumas das dicas que podem funcionar muito bem no seu lar. Se a ideia é deixar a decoração ainda mais vibrante, escolha almofadas com estampas florais ou temas naturais para complementar o ambiente.

Lembre-se dos detalhes

A decoração com plantas na sala de estar é versátil e facilmente praticada em diferentes formas, como jardins e canteiros. Além disto, é possível ainda incrementar pequenos detalhes com vasos, quebrando a sobriedade decorativa. 

E você, tem alguma dica para utilizar as plantas na decoração? Deixe seu comentário!
Casas modernas por Casas inHAUS

Precisa de ajuda para projetar a sua casa? Entre em contato!

Encontre inspiração para sua casa!