A escolha do tipo de rocha:   por Macedo & Covolo

Entenda quais são os tipos de rocha e escolha uma para o seu banheiro

Patricia Smaniotto – homify Patricia Smaniotto – homify
Google+
Loading admin actions …

Muita gente gosta de pedras pela sua beleza e durabilidade, mas não sabe como escolher o tipo certo para um determinado ambiente como, por exemplo, o banheiro. Entre as rochas naturais, as mais conhecidas para revestir paredes, pisos, bancadas e tampos desse espaço são o granito e o mármore. Mas existem muitas outras possibilidades entre as chamadas pedras artificiais, que se originam de diferentes compostos. Que tal conhecer um pouco mais sobre o Corian, o Limestone, o Silestone? E também sobre os seixos telados e outras pedras? Não falta nem mesmo um cometário sobre o cimento e o concreto, que podem ser uma alternativa às pedras e rochas. Confira!

1. Granito

A escolha do tipo de rocha: Banheiro  por Macedo & Covolo
Macedo & Covolo

A escolha do tipo de rocha

Macedo & Covolo

O granito – revestimento que aparece aqui no banheiro projetado pelo escritório de arquitetura de interiores Macedo & Covolo - é uma rocha natural formada essencialmente por mica, feldspato e quartzo, podendo ser usada em revestimentos como paredes, písos, bancadas e tampos. O granito tem baixo índice de porosidade e alta resistência a riscos, impactos e desgastes. Mas não tem tonalidade homogênea, já que tem aparência granulada com pontos pretos. As cores mais claras costumam ser as mais porosas, o que exige limpeza diária para evitar manchas. Na imagem acima, o granito cobre piso e paredes, dando brilho e homogeneidade ao design. 

2. Mármore

Casa Corrego grande: Banheiros clássicos por Roma Arquitetura
Roma Arquitetura

Casa Corrego grande

Roma Arquitetura

O mármore também é uma rocha natural, que tem origem no calcário exposto à grande pressão e a temperaturas elevadas. Ele vai muito bem em bancadas de banheiro e também no revestimento de pisos e paredes. A sua aparência é mais homogênea que a do granito, apresentando veios. O mármore apresenta ainda uma grande variedade de texturas e cores, o que permite projetos originais. Na imagem acima, a caixa da banheira e o box apresentam um mármore claro com veios escuros.

3. Corian

O Corian, uma das pedras artificiais disponíveis no mercado, é um composto de minerais derivados da bauxita. Ele pode revestir pisos, paredes, bancadas e tampos, apresentando grande resistência a riscos, impactos e desgastes, tendo ainda a vantagem de absorver minimamente os líquidos. Disponível em 27 cores, suas emendas são praticamente imperceptíveis. Mas o calor excessivo pode alterar sua cor. Na imagem do banheiro acima, o Corian reveste a bancada e a área da banheira, proporcionando um tom levemente rosado ao ambiente. 

4. Nanoglass

CASA MP: Banheiros campestres por Mutabile
Mutabile

CASA MP

Mutabile

Se você quer um efeito homogêneo e todo branco (só existe nesta cor), o Nanoglass pode ser a alternativa certa. Fabricado a partir de um composto de cristais de vidro e pó de mármore, o material não apresenta bolhas e fica perfeito em bancadas, tampos, paredes e pisos. Tem aparência homogênea, quase não absorve líquidos e resiste bravamente a riscos, impactos e desgastes. Por outro lado, não é amigo do calor excessivo. Neste banheiro cheio de estilo, o Nanoglass foi aplicado à bancada da pia. 

5. Limestone

Rocha natural formada por grãos de calcário, o Limestone tem aspecto homogêneo, tem grande durabilidade e não absorve calor, sendo indicada para o revestimento de paredes e pisos, como também para bancadas, tampos, mesas e balcões. No entanto, não deve ser utilizado nas áreas úmidas do banheiro, pois absorve fortemente os líquidos. Também não tem muita resistência a impactos. O Limestone aparece, na imagem acima, no tampo da pia do banheiro. 

6. Silestone

Banheiro Social Colorido: Banheiros modernos por INOVA Arquitetura
INOVA Arquitetura

Banheiro Social Colorido

INOVA Arquitetura

Composto por 90% de quartzo natural, o Silestone praticamente não absorve líquidos e tem grande resistência a riscos, impactos e desgastes. Vai muito bem em paredes, pisos, tampos e bancadas, como esta colorida da imagem acima. O efeito é bonito e muito moderno, perfeito para ambientes com personalidade. 

7. Seixos telados

Os seixos telados são rochas naturais sedimentares apresentadas em placas no mercado. Essas pedrinhas arredondadas têm uma textura que valoriza os banheiros. Podem ser usados em pisos e paredes, especialmente a área úmida do banheiro. As quatro cores disponíveis possibilitam belos projetos. Só é necessário que se aplique resina fosca ou brilhante com certa regularidade para conservar os seixos. 

8. Pedra ferrugem

Casa Manacás: Banheiros modernos por NOMA ESTUDIO
NOMA ESTUDIO

Casa Manacás

NOMA ESTUDIO

As pedras naturais são uma das possibilidades de revestimento dos banheiros. As pedras mineiras costumam ser as mais usadas no Brasil para áreas externas e internas. Mas sua baixa resistência a impactos e riscos não as recomenda para uso nas áreas molhadas do banheiro, sem falar dos desgastes devidos à umidade. Mesmo assim, as pedras mineiras e outras podem ser usadas de forma decorativa nesse ambiente, como a pedra ferrugem com diferentes entalhes no banheiro da imagem acima. 

9. Pedra amarela

MM apartment: Banheiros industriais por Studio ro+ca
Studio ro+ca

MM apartment

Studio ro+ca

O melhor ambiente para as pedras naturais de corte rústico é o lavabo, onde não há umidade que deteriore o material. Na imagem acima, toda a parede oposta à bancada da pia foi revestida por pedras amarelas de corte e encaixe irregulares, proporcionando um toque natural e aconchegante ao espaço. 

10. Pedra filetada

Outra pedra que é muito elegante, mesmo preservando o ar rústico, é a pedra cortada em filete, que, na imagem acima, decora a área da banheira em combinação com a madeira. Nesse caso, a pedra dá um toque sofisticado ao espaço, trazendo solidez e textura ao ambiente marcado por linhas sinuosas.

11. Cimento

Apartamento Vila Nova Conceição: Banheiros modernos por Marcella Loeb
Marcella Loeb

Apartamento Vila Nova Conceição

Marcella Loeb

Uma alternativa às pedras e rochas é o cimento, que na verdade é um material cerâmico composto de calcário e argila. O efeito da sua aplicação é sempre muito interessante, podendo ir do rústico – especialmente quando pintado de cores fortes – ao contemporâneo, quando usado na sua cor natural. Muito resistente e homogêneo, o cimento pode ser utilizado no banheiro, como na imagem acima. A sua cor cinza vai muito bem com ambientes modernos e industriais.

12. Concreto

Casa | LM |: Banheiros modernos por Marcos Bertoldi
Marcos Bertoldi

Casa | LM |

Marcos Bertoldi

O concreto é, de forma grosseira, um cimento mais encorpado por areias e pedras. O fato é que ele é extremamente sólido e é essa solidez que o torna interessante como revestimento. O aspecto sóbrio do concreto pode compor muito bem com elementos como vidro, como se verifica na imagem do banheiro acima. O resultado é moderno, sem afetações e discretamente elegante. 

Para outras dicas sobre concreto, leia este artigo

Qual é o revestimento que mais agrada você?
Casas modernas por Casas inHAUS

Precisa de ajuda para projetar a sua casa? Entre em contato!

Encontre inspiração para sua casa!