Salas de estar campestres por Farrow & Ball

8 erros comuns nas decorações de Natal

Marina Mantovanini – Homify Marina Mantovanini – Homify
Loading admin actions …

Uma decoração é sempre acompanhada de boas ideias, mas temos que admitir que ela também pode trazer vários erros. Estes errinhos podem estragar qualquer belo momento que é a transformação de um espaço por meio dos elementos decorativos.

É importante saber que todos estamos propensos a nos equivocar, especialmente com a decoração natalina, mas aprender algumas regrinhas básicas é o primeiro passo para não errar. Confira este artigo cheio de ideias para você não perder a mão e exagerar na decoração de Natal de sua casa. Aprenda um pouco mais com homify e tenha um ótimo Natal!

1. Não deixar nada de fora

Paisagismo de interior  por Cor d'estel

Decorar envolve a escolha de muitos itens que, embora vão estar apenas por um tempo definido na casa , precisam de um lugar, o que significa que você terá mais coisas do que o habitual. No entanto, isto é um erro? Claro que é! Se você não fizer uma boa seleção, o ambiente vai ficar visualmente saturado. 

Para eliminar a possibilidade de erro, o que você deve fazer é dizer adeus a certos móveis ou ornamentos para criar um novo espaço para a árvore de Natal, artigos natalinos, etc. Você pode esconder os móveis ou acessórios em seu sótão, porão, garagem ou passá-los para um canto da casa que tenha espaço de sobra.

2. Usar as cores de Natal mesmo que elas não combinem com sua casa

Sala de estar  por DeBORLA

As cores chamativas como o vermelho, o verde e o dourado chegam junto com o Natal. Muitas vezes é difícil combiná-las com as cores habituais da casa, levando ao erro número dois que reside em não justificar a presença vital destes tons.

A solução é simples: adquira um mobiliário ou ornamentos que tenham estes tons para que eles combinem com a decoração natalina.

3. Colocar uma árvore natural sem pensar no piso

Sala de estar  por M&S
M&S
M&S

Apreciar o cheiro, a forma e a textura que proporciona uma árvore real é incrível tanto para os olhos como para o olfato. No entanto, isso envolve um trabalho anterior: achar o local correto para colocá-la e preenchê-la com luzes e acessórios. 

Um toque: é importante proteger o piso da terra, dos arranhões feitos pelo tronco e da umidade que uma árvore desse tipo implica. Portanto, use um tapete, uma cobertura de plástico ou crie uma base que vai separá-la do chão.

4. Colocar velas por toda a casa

Salas de estar campestres por Farrow & Ball

Se você não pensar cuidadosamente, não vai achar que é um erro mas, em seguida, vai entender o que vamos dizer. Encher a casa inteira de velas é um risco real, já que pode acontecer algum acidente e a casa pegar fogo. Faça uma análise de sobre quais locais não são perigosos para as velas e tenha sempre um extintor de incêndio por perto. 

5. Decorar sem pensar na funcionalidade

Especialmente nesta época do ano, o desejo de embelezar a casa pode nos deixar um pouco cegos, o que pode resultar em uma decoração que, apesar de bonita, faz com que você perca a funcionalidade do lar. 

6. Esquecer o estilo da casa

Este erro é um dos mais comum. As decorações de Natal fazem com que a gente queira trazer cor e vida a tal ponto que nos faz esquecer até mesmo do estilo que domina a nossa residência. Como não errar? Tente encontrar artigos natalinos com formas, cores e texturas semelhantes ao estilo do seu espaço. 

Decorações alternativas para o Natal!

7. Decorar sem pensar na atmosfera

  por Habitat

Todas as decorações, não importa a data especial, devem ser acompanhadas não só de ornamentos únicos e originais, mas também da intenção de gerar emoções que representem a festividade

Embora esta pareça ser uma condição essencial, muitas decorações não conseguem alcançar esta simples tarefa, ou seja, o embelezamento não cria nenhuma sensação e então tudo se torna superficial.

8. Esquecer de decorar alguns ambientes

Você não deve decorar uma casa com base na ideia de só embelezar as áreas que são mais vistas, como a sala de estar ou o hall. Você deve decorá-la de canto a canto, isto porque, se fizer de outra forma, haverá ambientes que vão ficar esquecidos e a essência da decoração vai desaparecer. É tudo ou nada!

Que tal as nossas dicas para você decorar a sua casa neste Natal?
Casas modernas por Casas inHAUS

Precisa de ajuda para projetar a sua casa? Entre em contato!

Encontre inspiração para sua casa!