Bibliotecas pessoais

Ricardo Oswald Ricardo Oswald
Loading admin actions …

Em tempos de internet e digitalização da existência, muitos podem pensar que os livros viraram coisas do passado. Porém, não há tanta verdade nessa maneira de pensar. Livros físicos são e talvez ainda sempre serão queridos e insubstituíveis para muitos, por mais que tablets e e-books invadam, cada vez mais, a nossa realidade. 

Muitas pessoas possuem uma coleção de livros que começou a se formar nos primeiros anos de vida e que vem crescendo com o passar dos anos e com o acúmulo de conhecimento gerado por eles. Afinal, eles são um dos principais responsáveis por nossa formação intelectual e leque de referências, certo? As bibliotecas pessoais continuam em alta em muitos projetos residenciais, e hoje em dia elas podem se fundir com a criação de famosos home offices, escritórios muito úteis para aqueles que podem trabalhar à partir de casa, tendência que vem se difundindo cada vez mais em nossa sociedade digital. São muitos os fatores a serem pensados na hora de planejar esse tipo de ambiente, como escolha das estantes, cor das paredes, iluminação, móveis, etc. Justamente por isso vamos abordar, neste novo artigo, alguns exemplos de bibliotecas pessoais que podem ser encontradas em diversas residências no Brasil e em todo o mundo!

Quarto

Se o espaço que possuímos para a criação de nosso querido lar é limitado, podemos adequar nossa biblioteca pessoal em algum outro cômodo, como sala de estar ou dormitório,  que pode ser visto nesse primeiro exemplo. A parede anterior à cama foi coberta com uma estante que disponibiliza uma infinidade de livros de cabeceira, sempre uma ótima pedida para momentos em que estamos nos preparando para dormir.

Mesa

Para os sortudos que possuem cômodos espaçosos, nada melhor do que inserir no projeto uma grande mesa, que pode ser utilizada para os momentos de maior concentração. Aqui, a luz natural do ambiente é utilizada para deixar o cômodo ainda mais propício para o estudo.

Poltronas

Na hora da leitura, também é preciso pensar em móveis que tragam conforto e nos deixem relaxados. A utilização de poltronas é essencial em bibliotecas pessoas, sejam elas menores ou espaçosas, como nesta da foto.

Decoração

Quando falamos em livros, lembramos do infinito leque de universos que esses queridos amigos trazem para dentro de nós. Muitas podem ser as referências e artigos decorativos acoplados ao espaço de leitura e estudos, trazendo um pouco de descontração à esse espaço que, não necessariamente, precisa ser sério e sóbrio.

Estante

Gabinete  por homify
homify

Estantería modular BrickBox

homify

Mas o principal foco de qualquer biblioteca sempre serão as estantes, que podem se apresentar em uma infinidade de designs, formas, cores e estilos. Essa da foto possui compartimentos fechados para a hora de guardar os livros que necessitam um cuidado um pouco maior. 

Sótão

Gabinete  por homify
homify

move Regalsystem aus MDF

homify

Se você esqueceu de planejar um espaço específico para abrigar a sua biblioteca, talvez possa utilizar cômodos que às vezes não possuem muita serventia, como é o caso dos esquecidos sótãos, muitas vezes utilizados apenas como depósito. Essa biblioteca foi acoplada nesse tipo de espaço através de móveis sob medida, que deixaram o cômodo super organizado e convidativo!

Minimalismo

Podemos dizer que essa biblioteca da foto possui um estilo minimalista clássico, justamente pela escolha dos móveis utilizados, que trazem um pouco da estética vintage para o espaço.

Industrial

Apto. Jardins - "Decoração Brasileira com inspiração Nórdica": Escritórios  por AMMA PROJETOS
AMMA PROJETOS

Apto. Jardins – Decoração Brasileira com inspiração Nórdica

AMMA PROJETOS

Como nós adoramos o estilo industrial, não poderíamos deixar passar este belo exemplo, onde os móveis clássicos foram substituídos por uma estrutura conjunta de concreto, um recurso que deu um ar moderno e especial ao ambiente. A criação da biblioteca é da Amma Projetos, de São Paulo.

Móveis escuros

O mobiliário escuro dessa biblioteca contrasta com a claridade trazida pela luz natural que penetra o ambiente, e deixa o espaço ainda mais interessante e charmoso. O projeto foi desenvolvido pelas excelentes arquitetas do escritório Pereira Reade Interiores, de São Paulo.

Qual é o seu livro de cabeceira?
Casas modernas por Casas inHAUS

Precisa de ajuda para projetar a sua casa? Entre em contato!

Encontre inspiração para sua casa!