Parque Sabará I: Terraços  por Terence Arquitetura

7 passos para desfrutar de um sensacional terraço com churrasqueira

Patricia Smaniotto – homify Patricia Smaniotto – homify
Google+
Loading admin actions …

No Brasil, quando se diz churrasqueira é o mesmo que dizer confraternização com a família e com os amigos por muitas horas e desfrutando de muita comida boa e bebida a valer. Brasileiro gosta de compartilhar sua comida, sua bebida e sua companhia, mas nem sempre se tem uma cozinha grande onde fazer essas reuniões. Assim, o quintal ou o jardim podem acabar se tornando espaços privilegiados para esses encontros, desde que eles tenham a estrutura certa para se cozinhar e para se receber. Você pode criar seu terraço com churrasqueira – e até forno à lenha! – com estes passos que desenvolvemos para você. Com certeza, sua próxima reunião informal com os amigos e a família será um sucesso – e muito mais gostosa em um ambiente ao ar livre!

1. Delimite o espaço

Parque Sabará I: Terraços  por Terence Arquitetura
Terence Arquitetura

Parque Sabará I

Terence Arquitetura

Um bom espaço é uma varanda ou terraço com pérgola ou cobertura. Ou simplesmente uma área cimentada, onde se preveja a colocação de cadeiras ou espreguiçadeiras (estas vão bem ao lado da piscina). Delimitar o espaço é uma prioridade porque, desse modo, pode-se decidir o tamanho da churrasqueira e os acessórios que complementarão a grelha propriamente dita. E também para poder escolher o mobiliário, já que é preciso saber com antecedência o que e onde vão ser postas essas peças. 

As dimensões da churrasqueira e da área de trabalho devem ser fixadas antecipadamente, lembrando-se que elas incluem o espaço em que se trabalha diante da churrasqueira. Sem falar que, em reuniões com muitas pessoas, várias delas vão querer ficar junto ao churrasqueiro, conversando e participando da atividade. Convém, portanto, não deixá-las muito apertadas. Mas, se o espaço é pequeno, reduza a área da churrasqueira, para que se possa ficar confortável. Lembre-se ainda de, na falta de acesso rápido à cozinha, providenciar uma geladeira – ou, na ausência dela, um cooler – para as bebidas, de modo que as pessoas possam se servir sem formalidades.

2. Adapte a churrasqueira ao seu gosto e salário

Sua churrasqueira é um elemento fixo, portanto é preciso muito cuidado antes de instalá-la, pois ter que refazer alguma coisa custará dinheiro e trabalho.

1. O piso: o piso deve ser rústico ou azulejado. A escolha do piso deve seguir aquele do seu terraço ou varanda, mas a principal condição é que ele esteja nivelado corretamente. 

2. A alimentação: se a sua churrasqueira for a gás ou elétrica, é imprescindível ter por perto um ponto de alimentação (de gás ou de eletricidade). Faça a instalação antes da compra, assim o equipamento poderá ser instalado apropriadamente no ato da entrega e estar funcionando perfeitamente no final de semana seguinte. 

3. O teto: se não há uma cobertura no local da churrasqueira e seu modelo é de metal, providencie um teto ou faça um de forma caseira para que o equipamento mantenha seu brilho e funcionalidade, que podem ser comprometidos com a chuva, por exemplo. 

4. A manutenção: você deve limpar sua churrasqueira toda vez que a usar. Remover os restos de carnes das grelhas é fundamental para que elas não se oxidem. Existem escovas especiais para isso. Limpar a churrasqueira após o uso é o que aumentará a vida útil dela. 

5. A coifa ou chaminé: esta parte da churrasqueira proporciona comodidade aos convidados e ao churrasqueiro, que não têm que lidar com a fumaça. Além disso, ela proporciona um efeito estético muito bonito. 

6. Não se esqueça que os estilos são essenciais. Nesta imagem, a opção foi por um estilo rústico, com tijolos à vista e piso de madeira.  

3. Coloque uma cobertura no terraço para deixá-lo mais acolhedor

O teto é um complemento importante para o seu terraço ou varanda. Tudo vai depender do espaço que tem à disposição e do estilo que você quer imprimir. Na imagem acima, a escolha foi por uma pérgola. Ela pode ser fechada com vidro ou mesmo madeira. Mas também pode ficar aberta, servindo de estrutura de apoio para plantas trepadeiras como as buganvílias, que dão muitas flores. Ela não precisa de muita rega e ainda floresce o ano inteiro. 

4. Escolha móveis confortáveis para o seu terraço

Jardins clássicos por GRNT3D
GRNT3D

villa 05

GRNT3D

O ponto chave da sua churrasqueira é definir os móveis que a acompanharão. Tudo depende do espaço que dispõe e do estilo da sua casa. Móveis externos são mais recomendados do que móveis de dentro da casa por uma questão de manutenção. Os móveis da imagem acima são um tanto formais, mas o mais importante é que eles sejam confortáveis e resistentes aos pequenos desastres com bebidas e comidas. 

5. Tenha plantas e flores no seu terraço

Um ambiente fresco e natural é perfeito para receber seus convidados para um dia alegre e descontraído. Flores colocadas em vasos ou em canteiros ao redor do terraço ou varanda são uma forma de deixar o ambiente atraente, leve e muito relaxante. Assim, ninguém vai se sentir deslocado ou inibido, até porque alguns recantos floridos podem ser criados para os momentos mais reflexivos de algumas pessoas, que voltarão ao centro das conversas mais revigorados. 

6. Não se esqueça da iluminação

Não é nada incomum que essas ocasiões ao redor da churrasqueira se estendam até noite alta, quando não chegam até a manhã. Em meio a conversas, risadas, jogos, comidas e bebidas, a festa vai se alongando e adentrando a noite. Nessas horas, é preciso ter uma boa iluminação no seu terraço ou varanda para que todos fiquem bem à vontade. Se há pérgola ou cobertura, elas servem perfeitamente para a instalação de luzes adequadas. Se não há, pode-se colocar lâmpadas nas paredes externas ou até lampiões no jardim ou quintal. Outra possibilidade muito interessante é o uso de tochas espalhadas no jardim ou quintal, que dão uma atmosfera mais íntima, própria para se contar histórias. 

7. Um detalhe: a decoração de mesa – e bom apetite!

A decoração de mesa dos seus dias festivos precisa ser pensada com antecedência. Uma bela toalha de mesa, um jogo de pratos alegres, copos ou taças coloridas, arranjos de flores tiradas do jardim, tudo isso é uma possibilidade a ser considerada. Ou então leve em conta o estilo da sua casa, use as suas cores e os acessórios que mais combinam com esse estilo. Tudo isso encanta os convidados e, com certeza, você também. Faça de cada encontro um prazer planejado nos mínimos detalhes e tenha a alegria de ver os olhares de admiração e o sentimento de importância vivenciado por cada convidado ao desfrutar de tanta beleza!

Para outras dicas sobre terraços, leia este artigo.

Qual passo você acha essencial?
Casas modernas por Casas inHAUS

Precisa de ajuda para projetar a sua casa? Entre em contato!

Encontre inspiração para sua casa!