Biombos decorativos: separação com estilo

Gabriela Lobianco Gabriela Lobianco
Loading admin actions …

O Biombo é uma estrutura vertical com um conjunto de três ou mais painéis montados em forma de ângulo que serve como anteparo ou divisória. De origem Oriental, mais precisamente Chinesa, popularizou-se no Japão no século VIII e inicialmente tratava-se apenas de um painel grande com o intuito de barrar as correntes de ar das casas e castelos. A palavra Byobu literalmente significa “proteção contra o vento“. Com o passar do tempo foram se aprimorando, ganhando motivos como os caracteres japoneses, o seu formato em zig-zag e adquirindo assim uma função  de decoração

Usado como parede móvel, mais precisamente para separar ambientes, é ideal para integrar e organizar lugares pequenos ou dar um toque de requinte e sofisticação, não importando o tamanho do seu lar. Essa peça curinga pode ser aproveitada em qualquer cômodo como salas de estar, jantar, quartos, banheiro e espaços criativos no geral. 

Confeccionados em diversos tamanhos, materiais e cores, os biombos são multifuncionais, versáteis e têm inúmeras vantagens. Confira a seguir algumas dicas que a homify destaca nesse livro de ideias. 

Privacidade

Suíte Master - CASA COR 2013 - (Fotos Lio Simas): Quartos  por ArchDesign STUDIO
ArchDesign STUDIO

Suíte Master – CASA COR 2013 – (Fotos Lio Simas)

ArchDesign STUDIO

A primeira ideia é aproveitar esse item como barreira física, de modo a dividir ambientes. Atente ao fato de que suas cores, material e desenhos devem combinar com o restante da sua decoração. Ao delimitar espaços, acaba por separar um pedaço especial para cultivar a sua privacidade. Instalar um na porta da sua casa ou apartamento, imitando um pequeno hall de entrada para receber seus convidados. Outra dica é esconder o sofá-cama para deixar os seus hóspedes à vontade. O projeto dessa suíte foi concebido pela equipe da Archdesign Studio

Divisórias

Além de serem decorativos, os biombos podem substituir cortinas, esconder uma imperfeição em uma parede da sua casa ou delimitar a área entre sala de estar e sala de jantar. Este último, criando a ilusão de dois espaços em um mesmo cômodo - conceito que também pode ser aplicado com outros tipos de divisão como o dormitório da criança e sua brinquedoteca ou mesmo home-office e área de lazer, etc. No banheiro, pode ocultar o chuveiro ou banheira. Ideal para lofts, quitinetes ou estúdios, nos quais a contenção de espaços é fundamental e necessária. Confira outras ideias de salas integradas no nosso banco de dados.

Sétima arte

CASA COR - LOFT MULHER MODERNA: Quartos  por Isabela Bethônico Arquitetura
Isabela Bethônico Arquitetura

CASA COR – LOFT MULHER MODERNA

Isabela Bethônico Arquitetura

Entre as décadas de 1930 e 1940, na era de ouro do cinema americano, o biombo se transformou num ícone de sensualidade, com as atrizes se despindo atrás deles na grande tela. Assim, nos quartos, pode adotar o papel de um trocador de roupas, conservando a intimidade no dia-a-dia do morador. Também servem para afastar olhares curiosos da janela ou isolar a cama da parede. Outra maneira de inovar é substituir a cabeceira da cama com esse apetrecho. Seja como closet ou acessório do seu leito, use-o como suporte para aparar roupas no geral.

Reciclando

Projeto arquitetônico de interiores para residencia unifamiliar. (Fotos: Lio Simas): Quartos  por ArchDesign STUDIO
ArchDesign STUDIO

Projeto arquitetônico de interiores para residencia unifamiliar. (Fotos: Lio Simas)

ArchDesign STUDIO

Você pode usar portas antigas para criar o seu próprio biombo. Incremente com dobradiças folheadas, prenda tecidos, papeis de parede, lâmpadas. Pendure fotos, quadros ou simplesmente pinte com uma pátina romântica. Por último, use-o para aconchegar um cantinho de relaxamento recluso e pessoal. Espalhe almofadas encostadas na sua peça, um abajur transado e aproveite esse lugar intimista para descansar quando desejar.

Versatilidade

HELENAROCHAarquitetura: Salas de estar ecléticas por HELENAROCHAarquitetura
HELENAROCHAarquitetura

HELENAROCHAarquitetura

HELENAROCHAarquitetura

O biombo assiste e orienta a circulação das pessoas nos ambientes da casa. A vantagem é poder mudá-lo de lugar sempre que desejar dar uma repaginada na sua decoração. Os modelos vazados permitem a passagem do ar e da luz, arejando e dando vida ao interior do seu lar. Já o formato sanfonado traz charme para o ambiente. Do mesmo modo, esse objeto pode decorar o exterior da sua casa, como varandas ou jardim de inverno.

Que tal fazer uso de peças que criam recantos de maior privacidade?
Casas modernas por Casas inHAUS

Precisa de ajuda para projetar a sua casa? Entre em contato!

Encontre inspiração para sua casa!