10 dicas incríveis de jardinagem sem stress | homify
Error: Cannot find module './CookieBanner' at eval (webpack:///./app/assets/javascripts/webpack/react-components_lazy_^\.\/.*$_namespace_object?:3654:12) at at process._tickCallback (internal/process/next_tick.js:189:7) at Function.Module.runMain (module.js:696:11) at startup (bootstrap_node.js:204:16) at bootstrap_node.js:625:3

10 dicas incríveis de jardinagem sem stress

Patricia Smaniotto – homify Patricia Smaniotto – homify
Traditional and Contemporary Mix Jardins minimalistas por Cherry Mills Garden Design Minimalista
Loading admin actions …

Todo mundo gosta de um jardim bem cuidado e não há dúvidas que jardinagem é um hobby terapêutico. No entanto, manter um jardim como se deve envolve despender muito suor e, muito rapidamente, a atividade pode se tornar bastante cansativa. Plantas requerem bastantes cuidados e dá muito trabalho plantar, regar e se livrar dos insetos de maneira cotidiana. Com isso em mente, trazemos a você 10 excelentes dicas para tornar o trabalho no jardim mais fácil e menos estressante. Dê uma olhadinha!

1. Escolha as sementes e as ferramentas certas

Traditional and Contemporary Mix Jardins minimalistas por Cherry Mills Garden Design Minimalista
Cherry Mills Garden Design

Traditional and Contemporary Mix

Cherry Mills Garden Design

Se você quer ter um jardim dos sonhos, não adianta economizar nas sementes e nas ferramentas de jardinagem. Boas sementes, selecionadas, são a garantia de que você vai ter canteiros com flores ou plantas bem desenvolvidas. Já as ferramentas de jardinagem são essenciais para a rega, a poda e a limpeza, entre outras coisas. Algumas são antiaderentes e, portanto, facilitam na hora de limpar. Também prefira aquelas com tratamento contra ferrugem para que elas tenham vida longa. 

2. Utilize pedras no jardim

Jardins mediterrâneos por SOL AG Mediterrâneo

Para ter um jardim de baixa manutenção, você pode optar por ter um jardim de pedras! Afinal, as pedras você não precisa semear ou regar. Além disso, o jardim de pedras permite a criação de passarelas, bancos e tanques para plantas aquáticas. Sem falar que existem uma variedade enorme de pedras, com cores e texturas diferentes, que podem formar um jardim muito original.

3. Priorize a simplicidade

Deixe o seu jardim simples. Ou seja: nada de mil e um canteiros diferentes com espécies diferentes, que vão dar um trabalhão para cuidar! Opte por poucos canteiros com plantas de baixa manutenção, misturados a partes com gramado e outras com pedras para fazer um jardim mais dinâmico. Deixe de lado plantas como orquídeas, que exigem muita dedicação. 

4. Use grama artificial

Small, low maintenance garden Jardins minimalistas por Yorkshire Gardens Minimalista de madeira e plástico
Yorkshire Gardens

Small, low maintenance garden

Yorkshire Gardens

Todo mundo gosta de um gramado bem verdinho, mas a verdade é que aparar a grama e mantê-la bem cuidada consome um tempo danado. Talvez nesse caso a alternativa seja trocá-la por grama artificial, que não exige tanto trabalho. Ela é tão bonita quanto a natural e demanda bem menos cuidados. 

5. Evite plantas que consomem muita água

As plantas que consomem muita água, como o bambu e o morango, rapidamente absorvem os nutrientes da terra em que estão plantadas, prejudicando as demais plantas que estão na sua vizinhança. O ideal é evitá-las ao máximo, de modo a ter um jardim equilibrado onde todas as plantas possam se nutrir corretamente. 

6. Coloque plantas frágeis em vasos

Algumas plantas são muito frágeis e sensíveis às mudanças climáticas. Nesse caso, o mais correto é acondicioná-las em vasos que possam ser transportados para o interior da casa quando elas começam a sofrer com as estações. Lembre-se de pesquisar a profundidade de suas raízes para poder escolher o vaso mais adequado onde plantá-las.

7. Previna ervas daninhas

Canopy Lane Jardins minimalistas por Aralia Minimalista Madeira Efeito de madeira
Aralia

Canopy Lane

Aralia

Uma das tarefas mais ingratas na jardinagem é evitar o surgimento de ervas daninhas em meio às plantas dos canteiros. Felizmente, existe uma solução bem natural para isso: coloque lascas de madeira no leito dos canteiros. Além de inibirem o crescimento das ervas daninhas, essas lascas de madeira deixam os canteiros bonitos e homogêneos. 

8. Invista na rega

Stainless Steel Garden Tap Station with Hose Reel, Tap and Platform por Ingarden Ltd Moderno
Ingarden Ltd

Stainless Steel Garden Tap Station with Hose Reel, Tap and Platform

Ingarden Ltd

A velha e boa mangueira é bem útil na hora de regar o jardim, mas exige que você fique muito tempo debaixo do sol, o que pode ser bem cansativo. Os sistemas de sprinklers podem ser mais caros, mas fazem a maior parte do trabalho por você.

9. Opte por arbustos

É possível ter um jardim só de arbustos podados, que criam um efeito elegante. Além de lindos, esses arbustos não exigem uma alta manutenção, nem poda frequente. Como são plantas perenes, duram muito, o que significa menos trabalho com trocas destinadas ao preenchimento dos canteiros. 

10. Faça um caminho ajardinado

Uma forma de ter um belo jardim sem tanto trabalho é aproveitar as laterais de um caminho ou passarela para plantar arbustos e plantas floridas. Semeie ao acaso de ambos os lados e veja surgir um jardim espontâneo e cativante. A rega e a poda também ficam mais fáceis quando se pode atravessar o jardim confortavelmente.

Para outras dicas sobre jardim, leia este artigo

Qual a dica mais interessante?
Casas modernas por Casas inHAUS Moderno

Precisa de ajuda para projetar a sua casa?
Entre em contato!

Encontre inspiração para sua casa!