Tecelagem: Decore com fios e tramas

Gabriela Lobianco Gabriela Lobianco
Apartamento Vl. Olímpia II, Andréa Gonzaga Andréa Gonzaga Salas de estar modernas
Loading admin actions …

Na área de tecelagem trama é o nome dado ao espaçamento entre os fios que constituem o tecido. Na verdade, a confecção pode ser feita com diversos tipos de matéria prima inclusive sisal, cipó, vime, palha, rattan, bambu, fibras naturais (como a de bananeira) ou sintéticas. E, com esses materiais mais rústicos, desenvolveu-se uma linha de móveis voltada para a decoração de pátios, quintais ou jardins – o mobiliário de fibras e tramas. Através de técnicas de trançado, os produtos artesanais ganham uma roupagem com mais textura e profundidade, criando padrões e características que embelezam à peça e são únicas na decoração do ambiente

Seguindo a temática de décor contemporâneo – que mistura diversos estilos usando cores neutras como branco, bege, cru, fendi e marrom - é possível inovar na tendência da sua casa ao trazer esses acessórios de influência campestre para embelezar sua sala de estar ou jantar.

O objetivo é compor um espaço clean e que a mobília perca o ar de 'móveis de jardim' acrescentando sofisticação e requinte ao cômodo que precisa de uma repaginada. Versáteis, combinam com qualquer cor de parede ou apetrechos. Por fim, também são ótimos no verão por permitirem a passagem de ar deixando tudo bem fresquinho. Siga nossa dicas a seguir sobre esse tipo de visual. 

Popular

O estilo de trama que compõe a cadeira da foto ficou muito popular no Brasil. Conhecida como madeira à palhinha ou 'palha de Viena' – por ter se popularizado na capital austríaca - foi recorrente ao mobiliário dos séculos 18 e 19, e hoje, ganha ares de modernidade em releituras pra lá de criativas. Já foi item de inspiração para Oscar Niemeyer que desenhou a cadeira Chaise Rio com sua filha, usando o material como acabamento. Atente que a transparência e leveza dessa tela é adequada ao clima dos trópicos e ideal para dar um toque de requinte vintage à sua casa. 

Sintético

As fibras podem ser naturais, entretanto, os materiais artificiais são uma maneira de embelezar mantendo-se ecologicamente correto. Mais baratos, exigem poucos cuidados de conservação. E, com a possibilidade de tingimento, trazem mais vida e cor ao móvel. Assim, fugindo um pouco do look rural ou litorâneo, dão um toque de modernidade e sofisticação ao ambiente.  Contudo, são ideais para sacadas, varandas ou espaços semi-cobertos, integrando e harmonizando o exterior com o interior.

Despojado chique

Mescle o sofisticado com conceito mais alternativo optando por peças de artesanato produzidas com raízes e troncos. Outra possibilidade é acrescentar itens com acabamento em vidro ou alumínio. Seja na mesa, cadeira, sofá ou estante, esse tipo de mobília é mais resistente ao calor, vento e umidade, desde que foram concebidos primordialmente para decorar o exterior da sua casa. Aproveite sua durabilidade e fácil manutenção para complementar o visual do seu lar. 

Detalhes dos detalhes

As fibras naturais também são muito utilizadas para a confecção de acessórios como lustres, cortinas, tapetes, cúpulas de abajur, entre outros. Ou mesmo podem realçar um pormenor do móvel que você escolheu para decorar sua casa, como o assento de uma cadeira ou o canto do sofá. Seja para a casa de veraneio do campo ou da praia, invista nos pequenos ou grandes detalhes para evidenciar essa tendência. 

Utilidade

Utensílios como cestas podem incrementar a decoração do seu quarto ou banheiro. Com mil e uma utilidades, são excelentes organizadores e podem armazenar ou guardar várias coisas. Outra ideia é usa-los como vaso de plantas, sejam essas naturais ou de plástico. 

Monogramas

A grande sacada desse tipo de acessório é justamente aproveitar o tipo de entrelaçamento usado para a sua manufatura como parte integrante da decoração. Dependendo do material e padrão de tecelagem, cria-se desenhos que dão à peça características bem originais. A inspiração pode vir de qualquer lado, resultado da mistura de técnicas artesanais, marcenaria e bom gosto. 

Que tal dar um ar rústico à decoração da sua casa usando móveis de fibras e tramas?

Precisa de ajuda para projetar a sua casa?
Entre em contato!

Destaques da nossa revista