por DemianStagingDesign

7 ideias fabulosas para separar a sua cozinha da sala

Sirlene Sales Sirlene Sales
Loading admin actions …

Há algum tempo (e, certamente, muitos irão se recordar), as casas eram divididas e organizadas de forma bem delimitada.

Com o passar dos anos esse tipo de estrutura passou a assumir um novo formato, um tanto quanto mais desenvolto, com espaços sem separações, assumindo uma nova dinâmica, ocasião, inclusive, que se passou a valorizar ambientes semelhantes a sótãos, onde o espaço é um só, sem divisões específicas.

Reuniões em família ou entre amigos passaram a acontecer em espaços identificados, mas sem barreiras fortes entre si, de modo que a cozinha, sala de estar e sala de jantar pudessem permanecer em um mesmo recinto.

Este livro de ideias tem o objetivo de lhe mostrar como ambientes assim podem ser preparados. Vamos passear pelas opções?

1. Uma coluna que gera uma divisão visual

  por DemianStagingDesign
DemianStagingDesign

Appartamento Monza centro, 60 mp

DemianStagingDesign

Observe como uma coluna no interior do espaço delimita a área da cozinha, e é reforçada por uma mesa suspensa. Alocada em uma esquina, ela cria a forma abstrata de um cubo.

Agora veja este ângulo. Uma vista harmoniosa que combina o branco, o marrom e o leve toque de azul com a cozinha, indicada na imagem anterior.

2. Um conjunto de tetos

Outra forma de criar uma divisão entre os espaços é através do teto, criando uma oscilação de alturas com iluminação. Perceba que o teto que abrange a cozinha possui um ligeiro nivelamento abaixado, combinado com iluminação direta, enquanto que o outro ambiente é iluminado indiretamente, com adaptações de luminárias nas bordas.

Esse tipo de iluminação indireta gera um efeito muito interessante.

3. Um cubo no espaço

Atrás da sala de jantar foi feito um cubo que, no meio da sala, acomoda de maneira bem original a cozinha. Bem diferente, não é? Veja que a metade desse ambiente é coberta com vidro e ainda possui um acesso que se abre para a área social.

Cozinhas industriais por Anomia Studio

Por meio desse vitrô, você pode manter abri-lo, mantendo contato visual com o outro espaço.

4. Um móvel utilitário como um divisor de espaço

Cozinhas modernas por Bodà
Bodà

Cucina

Bodà

Esta é uma das divisórias mais usadas atualmente. São armários ou móveis de armazenamento que se transformam em altas paredes cheias de estilo. Além da incumbência de dividir o espaço, assume, também, um caráter utilitário para o ambiente.

Salas de estar modernas por Bodà
Bodà

Soggiorno

Bodà

Um móvel de armazenamento é uma divisão perfeita para o espaço.

5. Diferentes pisos que se tornam divisões

Projeto Apartamento Jardins MBD: Cozinhas modernas por Ambienta Arquitetura
Ambienta Arquitetura

Projeto Apartamento Jardins MBD

Ambienta Arquitetura

Falamos da divisão dos ambientes com base nas oscilações do teto e, agora, vamos tratar do piso. Uma excelente opção para delimitar os ambientes é diferenciar o assoalho por meio de diferentes texturas e cores. Como sugestão, para a cozinha é possível optar por pisos frios (pedras tipo louça e mármore) e para os demais, como salas, o piso de madeira.

Projeto Apartamento Jardins MBD: Salas de estar modernas por Ambienta Arquitetura
Ambienta Arquitetura

Projeto Apartamento Jardins MBD

Ambienta Arquitetura

Além do piso, você pode inserir divisores de correr e, ao fechá-lo, você não poderá imaginar o que há por de trás daquela barreira.

6. A cozinha embutida no ambiente

Quando temos espaços comprometidos, ter uma cozinha embutida pode ser a melhor saída. Não existirão elementos que destaquem os ambientes, mas eles serão separados de maneira imaginária, como demonstra a imagem.

Um espaço cheio de luz e bonito é acolhedor sem que existam elementos salientes, tais como a cozinha.

7. Arcos para delimitar espaços

Aqui vemos que há uma continuidade espacial, no entanto, com uma divisão visual delimitada pelos arcos e pelos elementos que preenchem o espaço destinado à cozinha. Os três ambientes se conversam, mesmo com a utilização do mesmo piso de cerâmica no local. É uma boa escolha para decoração de casas coloniais.

A relação visual se mantém a todo momento através das arcadas.

Qual é a sua ideia para delimitar os ambientes sem separá-los drasticamente? 
Casas modernas por Casas inHAUS

Precisa de ajuda para projetar a sua casa? Entre em contato!

Encontre inspiração para sua casa!