Jardins modernos por PHia

10 ideias para fazer um jardim gastando pouco

Fernanda Maranha – homify Fernanda Maranha – homify
Google+
Loading admin actions …

Quando você quer ter um jardim espetacular, mas o orçamento para fazê-lo não é muito, há alguns detalhes que você precisa levar em consideração. Primeiro a dimensão do espaço destinado ao tão sonhado jardim. Depois, fixar a quantidade de dinheiro que pode gastar para que você não se arrependa quando já estiver na metade do trabalho.

Neste livro de ideias vamos dar alguns exemplos de jardins pequenos e algumas ideias de como planejar o custo de um jardim. Se você deseja essa nova aquisição para a sua casa, com um custo baixo, ponha mãos à obra! Tome nota de nossas instruções.

1. Aparar o gramado e colocar um par de pequenos arbustos

Aparar o gramado não custa nada, e os dois arbustos são facilmente encontrados.Se quiser, pode ainda acrescentar um caminho de paralelepípedos, que também são encontrados a um preço baixo.

2. Criar um pequeno jardim de inspiração zen

Um jardim como este te dará um ponto interessante em casa. E é prático: não é preciso nem aparar a grama. O espaço conta apenas com uma cobertura de areia, plantas rasteiras, arbustos pequenos e uma escultura. 

Nesse jardim com um estilo oriental há uma escultura como um templo chinês e, ao lado, um recipiente de pedra com água, como uma pequena fonte. A árvore pode ser alguma que já tenha em casa ou que seja acessível.

3. Crie um jardim no interior

Jardins modernos por Vivero Sofia
Vivero Sofia

Jardin con laja y corteza de pino

Vivero Sofia

Um pequeno lugar como este pode ficar maravilhoso depois de preparar a terra, colocar uma base de cascalho onde não for semear e, em cima, e criar um caminho com pedaços grandes de pedra. 

Lembre-se que as plantas que ficam mais altas devem ser colocadas ao fundo, e as menores, na frente, tendo assim uma escadinha que forma um bom desenho de suas plantas favoritas.

4. Pedras e um par de cadeiras

Este jardim não é nada a mais do que um piso de pedrinhas, com árvores e arbustos que apoiam-se sobre a parede. É realmente um espaço para que você se sente e respire o ar fresco durante a tarde, com um bom livro, sem que tenha que investir muito para conseguí-lo.

5. Arrumar um jardim já existente

Jardins modernos por PHia

A lateral de uma casa pode ser o local ideal para fazer um jardim espetacular. É um espaço que pode ser definido por caminhos e plantas, como na imagem acima. As plantas maiores ficam perto da parede e as menores em meio aos caminhos de pedras. 

Aproveite as cores diferentes das plantas para contrastar com o tradicional verde das outras. Se tiver espaço, pode até escolher uma palmeira para crescer em seu jardim.

6. Acrescente iluminação em seu espaço verde

Jardins modernos por EcoEntorno Paisajismo Urbano
EcoEntorno Paisajismo Urbano

Casa Z-26. Jardín interior con celosía metálica.

EcoEntorno Paisajismo Urbano

Este jardim também não tem gramado. Ao pensar no seu, é preciso pensar na iluminação do espaço. Dependendo do design, podem ser lampadas na paredes, entre as plantas. Elas podem ser das mais econômicas, mas precisam ser especiais para o exterior. Há um custo básico, e outras coisas que podem ser acrescentadas de acordo com seu orçamento.

7. Que tal uma horta?

E se ao invés de investir em um novo jardim tradicional, você investir em adicionar ao que tem uma pequena horta? Entre os vasos que podem ser reciclados, as plantas, terras e adubo não vai gastar tanto, e ainda terá como retorno vegetais e ervas para a sua cozinha.

8. Comprar novas plantas e flores e enchê-lo de cor!

O muro branco tem uma textura muito particular. A terra e plantas diferentes e coloridas custam pouco e podem enfeitar seu jardim.

9. Decorar a fachada da casa com um jardim simples

Esta ideia dará muita personalidade para a fachada da sua casa. Não ficou encantado?

10. Arrumar o jardim da frente com algumas pedras e arbustos

Jardins  por Vivero Sofia
Vivero Sofia

Jardinera en esquina L

Vivero Sofia

Um canto de seu jardim, como esse, pode ser feito com grama, um conjunto de plantas e um belo design que alegram o espaço. As pedras fazem um contorno e cada conjunto de plantas é de uma cor, e é essa diferença que distingue cada grupo. Se necessário, consulte um arquiteto paisagista.

Um conselho de que não deve descuidar ao montar seu jardim é este: sempre juntar as plantas iguais. Assim elas tornam-se um traço de cor em seu desenho. 

É importante também respeitar a distância entre as plantas, assim elas podem se desenvolver e crescer corretamente. Esperamos que essas dicas tenham te ajudado e estimulado a criar um jardim em sua casa.

Pronto para fazer seu jardim?
Casas modernas por Casas inHAUS

Precisa de ajuda para projetar a sua casa? Entre em contato!

Encontre inspiração para sua casa!