Terraços  por Arq. Bernardo Hinojosa

10 ampliações simples (e não muito caras)

Marina Mantovanini – Homify Marina Mantovanini – Homify
Loading admin actions …

As circunstâncias das famílias alteram-se, muitas vezes inesperadamente. A família cresce com o nascimento de mais um filho, é preciso um escritório maior porque alguém começa a trabalhar em casa, os hóspedes fazem visitas semanais e é importante ter um quarto mais confortável para recebê-los, as crianças têm pouco espaço para brincar e um ambiente novo não seria má ideia, entre outras coisas. São vários os motivos que podem levar uma família a querer ampliar a casa. 

Porém, ampliar significa gastar dinheiro. Significa obras e todos os problemas adjacentes a elas. Significa tempo, paciência e mudanças na logística. Tomar a decisão de começar nem sempre é fácil perante todos estes desafios. No entanto, melhorar as condições da família não tem, necessariamente, que ser um gasto astronômico. Há formas mais simples de ampliar a casa. Veja quais são.

1. Uma ampliação da área da sala de jantar

  por Phi  Architects
Phi  Architects

Rear Extension

Phi Architects

Com a adição de poucos metros quadrados em frente à área social, tirando um pouco de espaço do jardim, você obterá uma ampliação que lhe permitirá desfrutar de maior amplitude na sala da casa. No projeto, vemos uma construção leve com uma estrutura de madeira e de ferro. Para o piso, pode optar por prolongar o existente. Por fim, com paredes metálicas e em vidro, está resolvida a ampliação. Agora, é só desfrutar da sua nova sala.

2. Para o lado e para cima

Se já tem a sua casa paga e vai, por exemplo, ter mais um filho (ou precisa de espaço por qualquer outro motivo), pode ampliar a sua casa para o lado. Dependendo de suas necessidades, pode ampliar apenas um andar ou acrescentar um outro por cima.

3. Para proteger a entrada da casa, um alpendre é a solução

Jardim  por Conely
Conely

Pérgola

Conely

entrada de sua casa não é confortável quando chove ou quando há sol em demasia? Você acredita que estas não são as melhores condições para o receber a sua família? Este projeto pode servir como inspiração. Vemos uma estrutura de madeira apoiada em colunas pré-fabricadas de concreto que sustém o teto de madeira e a cobertura de telha que resguarda a entrada da casa.

4. Uma ampliação da área social

Se sua casa tem um terraço amplo, use-o a seu favor. Inspire-se no projeto da imagem no qual se criou uma agradável sala de estar através do uso de uma estrutura metálica e envidraçada. Para obter mais privacidade, recorra a umas cortinas leves. Otimize o espaço e escolha um sofá-cama. Assim, para além de uma sala, cria-se também um espaço para receber visitas.

5. Se a sua casa tem um teto muito alto, tire proveito!

Se você vive  em uma casa com um teto muito alto, aproveite-o e construa uma área tipo mezanino que seja acessível por escada. Nesta área pode estar o espaço de que precisava. Depois, é só decorar ao seu estilo e de acordo com a função que você quer dar ao ambiente. O mezanino pode abrigar o escritório, a sala multimídia, o quarto de brincadeiras das crianças, uma biblioteca, entre outras ideias.

6. Quer cobrir o terraço. Como fazer?

Se quiser fechar o terraço, uma solução econômica é construir uma pérgola de metal. Trata-se de uma estrutura fácil de instalar. Pode cobri-la com um material leve que vai transformar o terraço em um ambiente mais confortável e intimista. Desta forma, para além da sua sala de estar, você ganha também uma sala na parte externa. Não se esqueça de a mobilar com peças resistentes.

7. Se a cobertura da sua casa é um lugar inóspito, transforme-a!

Seria um desperdício ter uma cobertura/terraço e não usar. Por isso, chegou a hora de transformar a sua cobertura num espaço de lazer fantástico de onde os seus amigos não vão querer sair. Como fazer? Primeiro, deverá avaliar os revestimentos – estão em bom estado ou carecem de substituição? Depois, é só escolher um mobiliário resistente, colocar uma boa iluminação e, se possível, uma pérgola para o proteger do mau tempo. Se o orçamento permitir, construa uma área de churrasco.

8. Uma cobertura para poder colocar uma mesa de refeições

A cobertura que você vê na imagem faz parte da própria estrutura da casa. Certo é que a sua existência permitiu a adição de uma área de refeições ao jardim. Não é uma solução cara. Tudo depende dos materiais que você escolher. Hoje em dia, há opções sustentáveis e muito modernas que não podem caber no seu orçamento. 

9. Algo diferente

Janelas   por Maxlight
Maxlight

Pivot door and Side Return Glass Box Extrensin

Maxlight

Esta extensão na parte de trás inclui uma porta de vidro grande que se abre para permitir a entrada de luz máxima e acesso para o quintal. 

10. Uma mistura do antigo com o novo

  por TLA Studio
TLA Studio

Vauxhall House

TLA Studio

Esta ampliação é a mistura perfeita do velho com o novo. As portas permitem a conexão entre o quintal e o espaço interior. Este novo ambiente é grande o suficiente para uma sala de estar espaçosa e a extensão dá uma sensação de modernidade, e classe sofisticada. 

Qual área de sua casa você deseja ampliar? E qual ideia você acha que poderia copiar?
Casas modernas por Casas inHAUS

Precisa de ajuda para projetar a sua casa? Entre em contato!

Encontre inspiração para sua casa!