Cozinhas  por Laura Yerpes Estudio de Interiorismo

Cozinhas modernas: 10 projetos perfeitos para reunir a família

Marina Mantovanini – Homify Marina Mantovanini – Homify
Loading admin actions …

cozinha é como um ímã que consegue reunir a família. Poucas coisas são tão agradáveis quanto o prazer de sentar-se ao redor da mesa para compartilhar alimentos, trocar algumas opiniões, rir das histórias engraçadas e ouvir os planos de todos os moradores. Sendo assim, as reuniões não acontecem na sala de jantar, mas na cozinha. O momento em que todos se encontram para cozinhar, ou pelo menos, para começar a ver o que está sendo preparado, e entre os ruídos e cheiros vindos das panelas, os segredos mais íntimos e mais profundos começam a ferver e se revelar.

É por isso que ela deve ser ser um ambiente limpo, espaçoso e perfeito para momentos com a família. Além disso, deve também ser um ambiente aconchegante e acolhedor. Obviamente, você precisa de espaço para todos os utensílios necessários, e uma grande despensa de comida é importante. E para o toque final, vamos mostrar estes dez projetos surpreendentes que irão inspirá-lo a deixar a sua cozinha mais bonita, organizada e pronta para receber a sua família.

1. O ambiente perfeito

Cozinhas modernas por Davonport
Davonport

Grosvenor | Walnut And Marble Elegance

Davonport

A madeira é um dos materiais favoritos para cozinhas, principalmente por causa do calor que ela transmite, tornando o projeto mais agradável e acolhedor. Mas, para evitar que a madeira deixe o lugar com ar de ultrapassado, o melhor é combiná-la com outros materiais.

Se você quiser dar um toque fresco, você pode adicionar uma pedra lisa ou concreto, se você quiser um espaço elegante, você pode combinar o material com mármore, granito ou aço, e, se você quer uma cozinha 100% rústico, adicione alguns detalhes em cobre e use um revestimento de cerâmica nas paredes. 

2. Muito espaçosa

Cozinhas  por HARQUITECTES
HARQUITECTES

CASA 1101 by HARQUITECTES

HARQUITECTES

Quando temos crianças na família, a cozinha se torna um lugar cheio de alertas. O fogão e as panelas quentes, as gavetas inferiores, e até mesmo móveis podem se transformar em algo perigoso. E para evitar acidentes, não há nada melhor do que um design minimalista, como o da imagem.

Com um projeto linear, como este, você vai estar ciente do que acontece na cozinha. Além disso, ele é perfeito para grandes famílias, já que os moradores têm espaço para circular tranquilamente. E a melhor parte é a mesa de madeira que, além de deixar o ambiente mais dinâmico, dá um toque rural, enquanto as cadeiras mantêm um estilo moderno.

3. Pura elegância

Cozinhas modernas por ZeroEnergy Design
ZeroEnergy Design

Modern kitchen

ZeroEnergy Design

As superfícies com acabamento brilhante sempre adicionam um toque elegante e sofisticado aos espaços, e, no caso de cozinhas, estes acabamentos são perfeitos pois não são afetados pelo calor ou umidade. Por exemplo, você pode colocar um revestimento de vidro para proteger superfícies de bancadas ou optar por um material diferente na área de trabalho para definir cada espaço.

Nesta concepção os móveis também foram adaptados para se encaixar ao tamanho da bancada, deixando uma decoração bastante estilizada e perfeitamente definida por linhas retas que prevalecem em toda a cozinha.

Veja outras opções de bancadas para a sua cozinha!

4. Luxo e conforto para a família

Quando nossa família vem nos visitar, nós queremos oferecer apenas o melhor e tratá-los como reis. E isso não é realmente tão complicado quanto parece, só precisamos de alguns elementos para nos ajudar a transformar a mesa da cozinha em um espaço bem elegante. E para isso, invista em algumas toalhas de mesa, iluminação adequada e um lindo revestimento para as bancadas.

Lembre-se que para escolher o material ideal para suas bancadas, você precisa pensar em duas coisas. Primeiro, o material deve ser resistente ao calor e à umidade, e em segundo lugar que seja compatível com o estilo decorativo que você escolheu. Se você deseja adicionar, por exemplo, mármore em sua cozinha, mas é um pouco fora de seu orçamento, você pode substituí-lo por outro acabamento semelhante ao material, tais como granito ou materiais sintéticos.

5. Estilo vintage

Uma das coisas que a maioria das pessoas sempre se recorda da casa dos pais é do cheirinho do tempero que vinha da cozinha. Uma cozinha em estilo vintage traz de volta a sensação do passado, de se estar vivendo novamente a vida em família.

E se você quiser dar uma aparência ainda mais aconchegante e acolhedora, não se esqueça de colocar um exaustor estiloso, toalhas de mesa e cortinas xadrez ou com desenhos florais. Será como viajar de volta no tempo!

6. Perfeita para desfrutar

A iluminação da cozinha influencia bastante na atmosfera e no humor das pessoas que estão lá. E se você quer que sua família se sinta relaxada, então sinta-se livre para adicionar uma fonte de luz natural abundante.

Além disso, lembre-se que a cor também pode ajudar a melhorar o humor dos convidados, por isso, se você quiser dar um toque confortável, use tons de verde ou azul; se você quiser encher de energia, adicione detalhes em laranja, vermelho ou amarelo, e se você quiser se concentrar em aproveitar sua comida, use cores neutras como branco ou bege.

7. Uma família moderna

Ao longo do tempo, o estilo de vida e as necessidades das famílias mudam. E sua cozinha precisa de se adaptar às novas dinâmicas, especialmente se os seus filhos já estão na fase jovem. Neste caso, invista em uma decoração mais moderna.

Para isso, o melhor material é o aço. Ele dá um toque industrial e elegante e tem outras vantagens, como alta durabilidade e a facilidade na hora de limpar.

8. Um grande armário, para uma família grande

Cozinhas clássicas por Rencraft
Rencraft

Modern meets Edwardian.

Rencraft

Quando temos uma grande família, não sabemos o significado de muita comida, na verdade, por mais alimentos que nós fizermos, sempre parece que um duende desaparece com tudo. E para evitar que você fique de mãos abanando, o melhor é ter um grande espaço para armazenar bastante comida.

Para conseguir armazenar todos os seus ingredientes, você pode aproveitar suas paredes e transformá-las em armários. Desse modo, é possível comprar muito mais coisas. Além disso, você evita ter que ir constantemente ao supermercado, e você pode se concentrar simplesmente em desfrutar da sua família.

9. Um espaço para todos

Quando nos reunimos com a família é comum a cozinha se tornar o ponto de encontro para todos, e, às vezes, as pessoas ficam amontoadas tentando preparar alguma coisa, e esbarrando uns nos outros. Para resolver este problema, não há nada melhor do que um projeto linear. Se a sua cozinha tem um grande espaço ou ela é menor e o design é em C ou L, deixe uma área livre no centro para permitir que todos circulem sem tropeçar.

Além do vão livre,  os arquitetos acrescentaram um sofá que também pode ser usado para armazenar coisas. Uma ótima ideia.

10. Uma cozinha que se expande

Quando temos um espaço pequeno, sempre desejamos torná-lo maior toda vez que há uma reunião com a família e, embora pareça algo impossível, você pode modificá-lo um pouco se tiver uma mesa extensível, como a da imagem. Desse modo, todo mundo vai ter um lugar na mesa, e você pode escondê-la para não ocupar espaço quando seu uso não for necessário.

Uma solução simples e prática para pequenos espaços.

Que tal os projetos que apresentamos para vocês? Qual é o seu preferido?
Casas modernas por Casas inHAUS

Precisa de ajuda para projetar a sua casa? Entre em contato!

Encontre inspiração para sua casa!