Portas de garagem  por NATUREL METAL FERFORJE

​7 modelos de portões que vão dar uma nova personalidade para a sua fachada

Sirlene Sales Sirlene Sales
Loading admin actions …

A fachada é composta de muitos elementos. Se a casa possui garagem, por exemplo, indiscutivelmente ela se tornará uma parte importante da fachada, isto é, a porta da garagem poderá ditar o estilo a se seguir ou orientar um estilo diverso, mais atrativo da fachada principal da casa.

Um portão é a entrada para a garagem e, como tal, é um elemento que se destaca em uma fachada. Ela pode ter um estilo próprio, original, elegante e bonito.

homify reuniu sete portões que se destacam pelo seu estilo, design e funcionalidade.

Junte-se a nós nessa jornada e certamente você terá o “start” necessário para pensar em um portão ideal para o estilo da sua casa.

​1. Um estilo rústico que se impõe

Janelas   por Conely
Conely

Portón de cochera rústico

Conely

Um portão com um estilo rústico, mas que não é, necessariamente, para uma casa de campo. Sem dúvida, a madeira é um dos materiais mais escolhidos por aqueles que pretendem criar um espaço de garagem, principalmente em razão da variedade de elementos e combinações. Além disso, a madeira concede uma aparência elegante, além de transmitir a sensação de sobriedade e segurança. No caso da imagem, observamos que prevalece um estilo rústico, porém, com uma espécie de madeira bem trabalhada, elegante, com detalhes em ferro, o que concede resistência e força ao material. Olhando abaixo, vemos que o chão de pedra complementa a robustez da fachada como um todo.

​2. Com estilo e discrição

Duas portas, cada uma ao lado da entrada principal, cria uma composição harmoniosa da fachada. O portão de ferro possui linhas horizontais, dando suavidade à fachada. Este é um projeto da Arquitetura Mas. Ao trabalhar com o ferro, você verá que as opções são infinitas de design: linhas horizontais, verticais, arredondadas… A grande vantagem desse material é a durabilidade e manutenção.

3. ​Onde está?

Bambu Carbono Zero e Arq. Isay Weinfeld: Janelas   por BAMBU CARBONO ZERO
BAMBU CARBONO ZERO

Bambu Carbono Zero e Arq. Isay Weinfeld

BAMBU CARBONO ZERO

Observe essa estrutura feita com bambu. A opção é fantástica. O que nos interessa aqui é o estilo copiado com o resto da fachada que foi escolhida para a porta. Quando fechado o portão, é difícil perceber qual parte da fachada diz respeito à garagem ou à entrada principal. Esse efeito pode ser dado com diversos tipos de materiais: madeira, ferro, metal.

Construir uma fachada onde certos detalhes permanecem ocultos é uma ótima escolha, mas convém admitir que, quando descobrimos o encanto, admiramos como meros espectadores.

​4. Linhas que andam juntas

Aqui temos outro modelo em ferro, mas desta vez com um pouco mais de proteção contra qualquer curioso. Neste caso, nós temos uma parte do portão que é completamente coberta, sendo uma boa opção para residências arquitetadas com vidros e grandes janelas com vista para a rua ou mesmo para um jardim na entrada. A opção oferece certa privacidade. Por essa razão, o modelo oferece uma combinação de funcionalidade e design.

5. Minimalismo puro

Para um estilo minimalista, um portão clássico que é fixado à parede com a mesma cor. Estes tipos de portas são uma boa escolha para casas onde o estilo clássico está presente. Se pretender um branco total, pode pintar a porta, como na imagem, criando um estilo harmonioso e puro. Todavia, se preferir dar maior destaque ao portão, a sugestão é utilizar uma cor vibrante.

6. Artístico

Um design mais elaborado torna a fachada uma verdadeira protagonista. As vantagens de projetos como estes é que o material é um elemento bastante básico e, por isso, nos dá a oportunidade de deixar a nossa imaginação para optar por um design que melhor se adapte à nossa casa e nosso gosto. Podemos, até mesmo, torná-lo personalizado com nossas iniciais ou algo que nos identifica.

O importante nesses casos é pensar em um projeto mais ousado, quem sabe, com a ajuda de um profissional habituado com estilos diversificados. O importante é acertar no bom gosto, sem esquecer que a fachada faz parte de um todo e o conjunto precisa ser harmônico.

7. Portões que falam com o presente

Outro projeto personalizado, mas que, neste caso, pode ser feito sem a ajuda de um profissional, porque ele requer apenas uma pintura dentro de um design diferente.

Uma boa opção é a utilização de linhas geométricas, que pode se destacar pelo seu estilo clássico. Uma fachada com esse estilo não passa despercebida, além de deixar a marca de um estilo próprio.

Aqui, no homify você pode encontrar outras boas ideias para aprimorar a fachada da sua casa. 

Que tal dar um toque de personalidade à fachada da sua casa?
Casas modernas por Casas inHAUS

Precisa de ajuda para projetar a sua casa? Entre em contato!

Encontre inspiração para sua casa!