MORAR MAIS POR MENOS - VARANDA : Terraços  por Bender Arquitetura

9 pérgolas lindas para o seu lazer

Patricia Smaniotto – homify Patricia Smaniotto – homify
Google+
Loading admin actions …

De uma coisa ninguém tem dúvidas: pérgolas são lindas! Altamente decorativas, as pérgolas podem transformar uma varanda descoberta ou uma área delimitada do jardim. Não só com a sua presença encantadora, mas também porque elas ajudam a minimizar a incidência da luz solar, quando é isso que se deseja, e a proteger da chuva de modo que a área possa ser utilizada a qualquer hora. Também são usadas para estabelecer os limites de uma área de lazer.

Geralmente, as pérgolas são estruturas feitas em madeira, material resistente às intempéries e que imprime um ar aconchegante no espaço. Alguns mais românticos as pintam de branco para dar aquele toque de leveza e delicadeza. Mas existem também pérgolas feitas em outros materiais, como o ferro fundido. Como cobertura, é comum serem utilizados a própria madeira em ripas, o vidro e as fibras naturais.

Se você mora em uma casa e tem uma varanda aberta ou um canto de jardim agradável, pode ser uma boa ideia incrementá-la com uma pérgola. A construção é fácil e rápida e os ganhos são enormes: uma área de lazer novinha em folha para você! 

1. Madeira, vidro e fibras naturais

MORAR MAIS POR MENOS - VARANDA : Terraços  por Bender Arquitetura
Bender Arquitetura

MORAR MAIS POR MENOS – VARANDA

Bender Arquitetura

A pérgola da imagem acima tem estrutura em madeira e cobertura em vidro, permitindo assim a passagem da luz e do sol, mas protegendo da chuva. Em estilo rústico, ela é complementada por cortinas em fibras naturais, o mesmo material das poltronas. O deck de madeira, por sua vez, destaca o verde das plantas em canteiros e vasos. A iluminação nas traves de madeira deixa o espaço pronto para o uso noturno.

2. Madeira, vidro e jardim

Com design moderno em que se destacam as linhas retas e os ângulos, esta pérgola em madeira com cobertura de vidro protege uma área de estar em meio ao jardim. A área é rodeada por caminhos de madeira e canteiros verdes ou com pedras, tornando o espaço perfeito para relaxar em comunhão com a natureza.

3. Estrutura vazada

Área de Lazer na cidade: Terraços  por Stefani Arquitetura
Stefani Arquitetura

Área de Lazer na cidade

Stefani Arquitetura

Extensão das salas de jantar e estar voltadas para o jardim, esta pérgola tem a estrutura de madeira vazada e cobre toda a largura da casa. Simples e bonita, ela cumpre sua função de projetar alguma sombra na área que cobre. E sempre há a alternativa de fechar as cortinas que adornam as pilastras da pérgola. 

4. Para confraternizar

Apartamento Oliver: Terraços  por SAO Arquitetura
SAO Arquitetura

Apartamento Oliver

SAO Arquitetura

A área da pérgola pode ser bastante ampla e incluir não apenas um espaço de estar, como também um local de refeições. Sob a pérgola da imagem acima, é possível fazer refeições com familiares e amigos, confraternizando em meio à natureza mesmo no alto de um prédio, mas com a sensação de estar na Toscana ( ou quase!). 

5. Suporte para o verde

Além das funções já conhecidas. a pérgola pode servir de suporte para plantas trepadeiras, especialmente aquelas com flores. O efeito com a madeira fica bonito e alegre, passando ainda uma sensação de frescor. As plantas também ajudam a diminuir o calor dos dias mais quentes, filtrando a luz solar em lindos desenhos.

6. Para relaxar

A pérgola também pode ser uma estrutura separada da casa que serve de cobertura e proteção contra o sol e a chuva. O teto pode ser inteiriço ou vazado, de acordo com o que se busca. Na imagem acima, a pérgola de madeira maciça serve de abrigo para uma verdadeira cama em meio ao jardim. O objetivo é ter um espaço à parte, longe do agito da casa, onde se possa descansar, relaxar ou meditar. 

7. Design inteligente

A pérgola da imagem acima tem um design inteligente, uma vez que ele cria espaços sombreados através dos quadrados de madeira vazada, enquanto aqueles com vidro deixam passar a luz solar. A área permite o descanso no sofá redondo de fibras naturais, depois de um belo mergulho na piscina. 

8. Romantismo em alta

Pérgola terraço: Terraços  por House in Rio
House in Rio

Pérgola terraço

House in Rio

Embora a grande maioria das pérgolas seja feita em madeira, nem todas ficam na cor natural. A pérgola da imagem acima foi pintada de branco e ganhou ares românticos com o sofá redondo, as almofadas verdes e o vermelho da vegetação do entorno. O cantinho, portanto, não serve apenas para o descanso depois da piscina: ele também é um ótimo lugar para namorar, conversar e rir. 

9. Mais rústico ainda

Casa Campo / Ateliê - Vale das Videiras: Terraços  por Carlos Salles Arquitetura e Interiores
Carlos Salles Arquitetura e Interiores

Casa Campo / Ateliê – Vale das Videiras

Carlos Salles Arquitetura e Interiores

Já vimos na primeira imagem como pode ser uma pérgola rústica. Mas é possível ser mais rústica ainda. Na imagem acima, a estrutura da pérgola é em madeira bruta, não tratada. Tem um ar primitivo e orgânico que cai muito bem com os arredores, onde muita vegetação e muros de pedra se destacam. Neste caso, a pérgola é mais decorativa do que qualquer outra coisa. Mas fica bonito, não?

Para outras dicas sobre coberturas, leia este artigo.

Qual é a sua preferida?
Casas modernas por Casas inHAUS

Precisa de ajuda para projetar a sua casa? Entre em contato!

Encontre inspiração para sua casa!