Escadas e mais escadas

Ricardo Oswald Ricardo Oswald
Loading admin actions …

Elas estão presentes de maneira significativa tanto no imaginário popular quanto em belas obras arquitetônicas. Quem não lembra da cena clássica de Norma Desmand descendo as escadas maravilhosas de sua casa em Crepúsculo dos Deuses e anunciando que estava pronta para o seu grande momento? Ou do ícone televisivo popular dos anos 2000, Nazaré Tedesco, que empurrou gentilmente a arqui-inimiga das escadas em Senhora do Destino? Pois poderíamos listar aqui uma infinidade de referências, nacionais ou não, que não teriam tido a mesma força sobre se não possuíssem como base uma estrutura clássica, bela, funcional e elegante: as escadas. Há quem tivesse previsto o fim delas devido às inovações tecnológicas, vulgo elevador, mas isso foi o mesmo que dizer que o cinema teria se extinguido com a invenção da televisão. Muitas pessoas até, mesmo tendo como objetivo andares mais elevados, preferem subir lentamente por degraus espiralados do que utilizar os, muitas vezes, claustrofóbicos elevadores.

Dadas as referências, eis que hoje falaremos delas. Nenhum espaço com mais de de um andar seria o mesmo se não possuísse essa ponte vertical conectando os pisos. Apresentando-se cada vez mais em tipos, cores e formas irreverentes, as escadas também reinventaram-se junto com a arquitetura contemporânea. Justamente por isso, vamos conferir alguns exemplos de escadas que estão sendo utilizadas em construções, para que assim você se inspire a desenhar a que mais combina com o seu novo projeto!

Moderna

Com um design moderno e que nos lembra até uma escada rolante rebaixada, essa bela escada foi construída pelos arquitetos da Saa_Shieh Arquitetos Associados, escritório de arquitetura estabelecido em São Paulo desde 1976, e que possui uma atuação plural, desenvolvendo projetos especiais em escalas variadas: de pequenas casas à grandes planos urbanos. 

P&B

Hall de entrada: Corredores e halls de entrada  por HAUS
HAUS

Hall de entrada

HAUS

Já comentamos aqui que nós adoramos decorações em preto e branco, certo? Pois a estrutura da foto foi escolhida justamente por utilizar as cores. Nesse jogo Yin Yang, a elegância transborda e a simplicidade fala alto.  O projeto é da Haus, escritório com base em Indaiatuba, São Paulo.

Madeira

​PROJETO ARQUITETÔNICO FACHADA E INTERIOR DA RESIDÊNCIA PRUNER  (Fotos: Lio Simas): Corredores e halls de entrada  por ArchDesign STUDIO
ArchDesign STUDIO

​PROJETO ARQUITETÔNICO FACHADA E INTERIOR DA RESIDÊNCIA PRUNER (Fotos: Lio Simas)

ArchDesign STUDIO

Essa escada utiliza estrutura de concreto, mas a superfície dos degraus e o corrimão utilizam madeira em seu acabamento. Combinando com o restante da casa, que faz uso desse mesmo jogo de materiais, a escada em curva conecta os dois andares de maneira super sofisticada. O escritório ArchDesign Studio atua há 10 anos no mercado, em projetos residenciais, corporativos e hospitalares, realizados nas regiões sul e sudeste do Brasil.

Concreto

Casa em Angra dos Reis - RJ: Corredores e halls de entrada  por CAMASA Marmores & Design
CAMASA Marmores & Design

Casa em Angra dos Reis – RJ

CAMASA Marmores & Design

O concreto é o material mais utilizado na estrutura de qualquer construção dos dias de hoje. Sua aparição de forma crua nunca foi tão frequente como atualmente, momento em que o estilo industrial é uma das grandes tendências no universo da arquitetura. Essa escada faz jus ao que acabamos de falar, e se desenrola dessa maneira até o andar superior. O responsável por fornecer os materiais para a estrutura da construção vista na foto é a equipe da Camasa Mármores e Design, empresa que possui base em São Paulo.

Espiral

Um exemplo clássico, mas que não perde o seu charme: escadas espiraladas continuam em alta, principalmente em projetos que abusam de curvas em sua estruturas, criando espaços mais leves e descontraídos. O projeto é da Mascarenhas Arquitetos Associados, escritório que começou suas atividades em 1996 e que, desde então, tem acumulado experiência e sabedoria na condução de projetos, construídos em Juiz de Fora e região.

Duo

ZAAV-Casa-Interiores-1342: Corredores e halls de entrada  por ZAAV Arquitetura
ZAAV Arquitetura

ZAAV-Casa-Interiores-1342

ZAAV Arquitetura

Mais um exemplo de utilização do concreto, dessa vez em contraste com a parede de madeira, uma suporta inversão de materiais que antigamente seriam utilizados de maneira oposta. O resultado é moderno e vai dar um toque super especial ao restante da casa. Essa é mais uma ideia da Zaav Arquitetura, de Joinville, Santa Catarina.

Madeira simples

Às vezes, não temos a necessidade de ter uma escadaria grandiosa na estrutura de nossa construção, mas uma escada simples que liga dois cômodos de andares distintos, ou até mesmo sótãos e porões. Uma estrutura simples, como esta da foto, dá um toque industrial ao cômodo, deixando-o ainda mais atualizado de acordo com as tendências atuais do universo da decoração. 

Você pode conferir mais idéias, exemplos e referências neste outro artigo sobre escadas aqui no homify!

Qual a cena de escada mais famosa do cinema ou da televisão para você?
Casas modernas por Casas inHAUS

Precisa de ajuda para projetar a sua casa? Entre em contato!

Encontre inspiração para sua casa!