Salas de estar modernas por Estudio A+3

Casas modernas: 8 ideias com pedra laje para decorar as escadas!

Nicole Nunes – homify Nicole Nunes – homify
Loading admin actions …

Há cantos da casa que desperdiçamos completamente, que com uma pequena renovação podemos transformar completamente! Hoje vamos falar sobre um dos cantos mais esquecidos em casa: as escadas. Este elemento conector, que nos convida a subir, é uma parte tão importante das edificações, mas muitos apenas vêem seu lado funcional e acabam deixando de lado suas qualidades estéticas. Felizmente, nem todos pensam assim, e são tais projetos que iremos visitar neste artigo – provando que as escadas, por desempenharem um papel tão importante na arquitetura, merecem atenção especial e soluções que as realcem. 

Venha conosco e descubra as vantagens de revestir o entorno de suas escadas com pedra laje, um dos acabamento favoritos para estas áreas!

1. Pedra laje + jardim para valorizar o pé direito

Revestir com pedra ajuda a definir os espaços tornando-os protagonistas. Neste exemplo, a intenção dos arquitetos é que o olhar se dirija a parede que sobe ao segundo pavimento. E embaixo um belo jardim de pedriscos.

2. Escadas ancoradas à pedra

Continuando nosso roteiro, vemos uma escada cuja parede de fundo é feita de pedras onde se ancoram os degraus revestidos em madeira, enquanto o guarda-corpo se vê quase que invisível graças ao uso de panos de vidro. Os degraus parecem flutuar e a pedra fica maravilhosa com a madeira.

3. Uma parede de pedra que divide os espaços

Assim como vimos anteriormente, os degraus são fincados na parede de pedra, que serve ao mesmo tempo como estrutura para suportar os degraus e como divisora de ambientes. Veja como a pedra se mimetiza com o piso em concreto polido, enquanto os degraus realçam a luz com seu tom claro de madeira.

4. Cores unificadas

Em contraponto com com as propostas que vimos anteriormente, os degraus tem um tom de madeira muito próximo do tom das pedras, um bege que se funde de maneira impecável. Assim, a imponente estrutura metálica que sustenta a escada ganha destaque e aparece como uma linha limpa no meio do espaço

Um olhar mais próximo

Corredores e halls de entrada  por ALSE Taller de Arquitectura y Diseño
ALSE Taller de Arquitectura y Diseño

Detalles de escaleras con peldaños flotantes en madera

ALSE Taller de Arquitectura y Diseño

Pequenos detalhes fazem toda a diferença, e por isso vale a pena apreciá-los. Não apenas a parede de fundo, com suas pedras tão interessantes, ou os degraus em madeira com uma espessura tão fina que os tornam leves e soltos, mas em certos pontos foram instaladas luminárias que pela noite dão um clima maravilhoso a este elemento.

5. Através de cor se dá a materialidade

Um espaço extremamente sóbrio graças as cores empregadas que tem como paisagem a escada da casa. A mesma com uma parede de pedra cinza e bege, combinação de cores que cria um diálogo perfeito com o mobiliário, enquanto que o primeiro se relaciona com a escada, entendendo-se como um elemento continuo e único em concreto. Desta forma, as cores se relacionam com os materiais, realçando suas qualidades.

6. Paisagismo interior

Outra forma interessante de desenhar uma escada é criando um jardim em seu entorno, neste caso um jardim seco. A escada se entende como um elemento escultórico sobre o charmoso paisagismo interior, que necessita naturalmente uma cortina de fundo natural: a parede em pedras cinza escura, cor que tem sempre um efeito elegante. Sem encostar no teto, a parede parece ser um elemento independente que introduz uma atmosfera moderna na casa.

A área que se conforma sob a escada não é fácil de resolver, confira mais dicas do que fazer aí!

7. Um oasis pitoresco

Esta sem dúvidas é nossa escada favorita! Um desenho completamente contemporâneo, onde os paradigmas são deixados de lado e a estrutura dissipa-se, mostrando que cada degrau pode suportar seu próprio peso. Compreende-se a escada como uma escultura em que uma fita se desdobra e recria os passos para subir graças barras metálicas laterais. E para completar, tudo isso é acompanhado por um jardim de grama e uma parede de pedra que acompanha verticalmente esta bela escultura.

8. O mesmo tom em diferentes materiais

E fechamos com este maravilhoso projeto, que procura usar alguns elementos e poucas cores, alcançando uma harmonia constante e uma estética minimalista – razão pela qual encontramos apenas duas cores em diferentes tons, o marrom e o branco. Assim, a escada é compreendida como dois elementos, completamente branca quanto vista debaixo, mas desde cima vê-se seus degraus em madeira marrom. 

Esperamos que este tour tenha servido de inspiração para que as escadas sejam mais valorizadas na hora de projetar ou renovar sua casa. E fica a dica de um material moderno e elegante para tornar estes elementos mais especiais: a pedra laje.

Qual sua escada favorita? Deixe um comentário!
Casas modernas por Casas inHAUS

Precisa de ajuda para projetar a sua casa? Entre em contato!

Encontre inspiração para sua casa!